Hsqldb+jar

como fazer funcionar o HSQLDB apartir do jar ,mesmo na minha máquina não vai, só dentro do Eclipse, já coloquei no CLASSPATH o jar do Hsqldb
dentro do jar coloquei somente as classes, o diretorio database está fora, porque só dentro de Eclipse os dados são lidos do banco, executando apartir do jar os dados não são lidos, nenhuma mensagem de erro aparece

Olá

Sua mensagem é uma das mais difíceis que já vi aqui no GUJ. Deixe-me ver o que consegui entender:

  1. Isto é uma pergunta? Caso afirmativo, qual seria ela?

  2. O Eclipse está na sua máquina?

  3. Em qual diretório está o arquivo .script?

[]s
Luca

Sim o Eclipse está na minha máquina, estou desenvolvendo a aplicação, mas quando gero o jar para distribuir a aplicação o acesso aos dados não funciona nem na minha máquina, o .script está em sub diretorio da minha aplicação /database

Olá

Para testar, coloque o arquivo .script no mesmo diretório onde executa sua aplicação.

[]s
Luca

Não deu certo

Olá

O arquivo .bat que executa sua aplicação é algo parecido como isto?

@echo off java -cp .;config\;lib\hsqldb.jar;lib\junit.jar;lib\xml-writer.jar;lib\hibernate2.jar;lib\ehcache-0.7.jar;lib\dom4j-1.4.jar;lib\cglib-full-2.0.1.jar;lib\odmg-3.0.jar;lib\jdbc2_0-stdext.jar;lib\jta.jar;lib\commons-collections.jar;lib\commons-logging.jar;lib\commons-dbcp-1.1.jar;lib\commons-beanutils.jar;lib\log4j-1.2.8.jar;lib\commons-digester.jar;lib\commons-lang-1.0.1.jar;lib\foxtrot.jar; SUA_APLICACAO

O arquivo acima levanta uma aplicação swing com hsqldb e o arquivo .script fica no mesmo diretório que o arquivo.bat e que SUA_APLICACAO.class.

O subdiretório config tem os arquivos .properties (log4j, hibernate e commons-logging) e no subdiretorio lib estão as libs usadas no sistema. Por enquanto ainda não agrupamos tudo em um jar só.

[]s
Luca

Estou usando:

conn = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:file:/sawclient/database/sawclient","blablabla","senha"); 
     

Olá

Perguntei pelo seu arquivo .bat

Confirme se seu parãmetro -cp inclui o diretório atual e se inclui todos os diretórios onde estão seus arquivos como database por exemplo;

Quanto ao DriverManager aqui usamos (sem o caminho completo com file:/bla, bla, bla):

Class.forName("org.hsqldb.jdbcDriver"); Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:hsqldb:nome_arquivo_ponto_script", "user", "password");

[]s
Luca

Ae rogério …

[chato mode=on]
O outro tópico podia continuar com a questão, nao fique abrindo topicos assim que polui o forum…
[chato mode=off]

Vamos ao que interessa :smiley:

Percebeu /sawclient/database/sawclient ?!? Veja este item da documentacao, ele explica os arquivos que serão trabalhados pelo HSQLDB … ou seja, o cliente terá que ter essa estrutura (/sawclient/database) e com direito a escrita e leitura pro usuário que está executando.

Sobre nenhuma msg de erro … vc tá tratando todas as exceptions devidamente? óia …

Executei o seguinte

java -cp .;..\lib\hsqldb_1-7-2-RC2.jar; Menu

e deu certo, valeu, mas tem como deixar tudo no jar para o usuario clicar apenas no jar

Olá

Sim, é possível colocar tudo em um jar só.

Mas nem sempre isto é vantajoso. Mesmo na produção muitas vezes é melhor ter tudo separado para diminuir o tamanho de downloads de futuras atualizações. Digamos que vc passe a usar uma nova versão de uma de suas libs. Então bastará o download da lib alterada e não de todo o jarzão. Se vc usa JavaWebStart as vantagens de proceder assim serão enormes.

Use o instalador free IzPack para criar sua aplicação inicial e adeus preocupação em juntar tudo num saco só.

[]s
Luca

Na verdade gostaria de disponibilizar com Java Web Start, é possível?
Como?

Olá

É possível usar JWS com um monte de jars. Dá um pouco mais de trabalho inicial mas fica muito mais flexível nos futuros updates.

[]s
Luca

Já fiz toda estrutura para funcionar o meu JWS, ja baixou o jar, mas como fazer funcionar com HSQLDB, coloquei no resources o jar dele, mas ainda não funcionou, você pode me dar uma dica de como fazer isso, se for muito complexo de ficar explicando, por favor diga onde posso encontrar exemplos

Obrigado

Olá

Java Web Start Technology

Code Samples and Apps

Unofficial Java Web Start/JNLP FAQ

Rachel - Resource Loading for Java Web Start Made Easy

Tutorial GUJ

[]s
Luca

Valeu por tudo, vou correr atrás disso, acho que vale a pena deixar funcionando em JWS

Obrigado