Estou tentando criar uma aplicação em Java usando o HSQLDB. O banco de dados que criei é do tipo standalone.
Meu IDE é o NetBeans.
No meu projeto eu crio uma pasta com o nome “LIB”. É onde eu coloco o arquivo “hsqldb.jar”.
1- Basta só eu colocar o hsqldb.jar na pasta “LIB” do meu projeto? Ou obrigatoriamente eu tenho que descompactar todos os arquivos que vem junto com o HSQLDB, e indicar ao NetBeans que o arquivo “hsqldb.jar” está dentro da pasta hsqldb\lib?
2- Quando eu adiciono um novo driver no meu projeto, eu seleciono o “hsqldb.jar” o qual coloquei na pasta “LIB”. Até aí tudo bem. Depois aparece um novo Drive no projeto: HSQLDB. Clico nele e uso a opção Connecting Using… Aparece as opções e escolho org.hsqldb.seiláoqueetc… ou hsqldb.org… não me recordo
E na opção onde tem substituo pelo path de onde foi salvo meu banco de dados. Precisa ser o caminho completo mesmo?
Suponto que meu banco de dados esteja na pasta “DB” do meu projeto no NetBeans.
3 - Mexo uma coisa aqui, outra ali, mas sempre tenho problemas.
Alguém aí já configurou um hsqldb no NetBeans e foi bem sucedido? Criou uma aplicação standalone sem erros desse tipo?
Qualquer ajuda, até mesmo um passo-a-passo para leigos “BEM LEIGOS” será bem vindo. Preciso realmente concluir esse projeto, é muito importante.
[quote=coffee break mao]Estou tentando criar uma aplicação em Java usando o HSQLDB. O banco de dados que criei é do tipo standalone.
Meu IDE é o NetBeans.
No meu projeto eu crio uma pasta com o nome “LIB”. É onde eu coloco o arquivo “hsqldb.jar”.
1- Basta só eu colocar o hsqldb.jar na pasta “LIB” do meu projeto? Ou obrigatoriamente eu tenho que descompactar todos os arquivos que vem junto com o HSQLDB, e indicar ao NetBeans que o arquivo “hsqldb.jar” está dentro da pasta hsqldb\lib?
2- Quando eu adiciono um novo driver no meu projeto, eu seleciono o “hsqldb.jar” o qual coloquei na pasta “LIB”. Até aí tudo bem. Depois aparece um novo Drive no projeto: HSQLDB. Clico nele e uso a opção Connecting Using… Aparece as opções e escolho org.hsqldb.seiláoqueetc… ou hsqldb.org… não me recordo
E na opção onde tem substituo pelo path de onde foi salvo meu banco de dados. Precisa ser o caminho completo mesmo?
Suponto que meu banco de dados esteja na pasta “DB” do meu projeto no NetBeans.
3 - Mexo uma coisa aqui, outra ali, mas sempre tenho problemas.
Alguém aí já configurou um hsqldb no NetBeans e foi bem sucedido? Criou uma aplicação standalone sem erros desse tipo?
Qualquer ajuda, até mesmo um passo-a-passo para leigos “BEM LEIGOS” será bem vindo. Preciso realmente concluir esse projeto, é muito importante.
Conto com vocês.
[/quote]
Saiu numa revista Java Magazine um passo a passo desse ae…qdo chegar em casa coloco o exemplo pra vc, eu fiz e deu certinho !
Uso o netbeans 5.5…
Nas propriedades do projeto indique o hsqldb.jar no Libraries
Se utilizar o Database do NetBeans coloque o caminho completo do arquivo. Utilize o proxy “file” do HSQLDB.
Algumas considerações:
Se você utilizar o Database no NetBeans, certifique, se de dar o comando “shutdown” antes de desconectar do banco.
Lembre-se que o Database é só um a “ponte” para o banco.
Se você não estiver utilizando o NetBeans 5.0, adicione o hsqldb.jar no Manifest.mf, senão você não vai conseguir rodar fora do NetBeans.
Poxa amigo, mais barbada que isso…
Bom, como você que isso “super detalhado” sem procurar eu vou te dar a dica, aqui tem tudo o que você quer: http://www.hsqldb.org/web/hsqlDocsFrame.html
Basta ler e aplicar a tua criatividade em qualquer IDE…
[quote=coffee break mao]Obrigado pela ajuda, mas por enquanto não resolveu esse problema ainda.
Ninguém aqui do GUJ conseguiu um dia integrar NETBEANS + HSQLDB, que possa fornecer um passo-a-passo bem detalhado?[/quote]
Amigo , eu uso o HSQLDB perfeitamente com o NetBeans 5.5 Preview.
Mais tarde posso colocar os passos que fiz para funcionar no NetBeans.
:idea: Como lhe disse, em um post anterior, a revista Java Magazine nº 27
possui um exemplo com este banco.
:arrow: Exemplo da revista 27
:idea: Outra publicação que lhe pode ser útil é a de número 30 JM30
[quote]
Outro destaque é um mini-curso completo sobre o banco de dados HSQLDB, que inclui um tutorial passo a passo e uma apresentação das muitas novidades da versão 1.8.[/quote]:arrow: Exemplo da revista 30.