HSQLDB + NETBEANS = Noites sem dormir

5 respostas
C

Estou tentando criar uma aplicação em Java usando o HSQLDB. O banco de dados que criei é do tipo standalone.
Meu IDE é o NetBeans.

No meu projeto eu crio uma pasta com o nome “LIB”. É onde eu coloco o arquivo “hsqldb.jar”.

1- Basta só eu colocar o hsqldb.jar na pasta “LIB” do meu projeto? Ou obrigatoriamente eu tenho que descompactar todos os arquivos que vem junto com o HSQLDB, e indicar ao NetBeans que o arquivo “hsqldb.jar” está dentro da pasta hsqldb\lib?

2- Quando eu adiciono um novo driver no meu projeto, eu seleciono o “hsqldb.jar” o qual coloquei na pasta “LIB”. Até aí tudo bem. Depois aparece um novo Drive no projeto: HSQLDB. Clico nele e uso a opção Connecting Using… Aparece as opções e escolho org.hsqldb.seiláoqueetc… ou hsqldb.org… não me recordo
E na opção onde tem substituo pelo path de onde foi salvo meu banco de dados. Precisa ser o caminho completo mesmo?
Suponto que meu banco de dados esteja na pasta “DB” do meu projeto no NetBeans.

3 - Mexo uma coisa aqui, outra ali, mas sempre tenho problemas.

Alguém aí já configurou um hsqldb no NetBeans e foi bem sucedido? Criou uma aplicação standalone sem erros desse tipo?
Qualquer ajuda, até mesmo um passo-a-passo para leigos “BEM LEIGOS” será bem vindo. Preciso realmente concluir esse projeto, é muito importante.

Conto com vocês.

5 Respostas

dsfextreme

coffee break mao:
Estou tentando criar uma aplicação em Java usando o HSQLDB. O banco de dados que criei é do tipo standalone.
Meu IDE é o NetBeans.

No meu projeto eu crio uma pasta com o nome “LIB”. É onde eu coloco o arquivo “hsqldb.jar”.

1- Basta só eu colocar o hsqldb.jar na pasta “LIB” do meu projeto? Ou obrigatoriamente eu tenho que descompactar todos os arquivos que vem junto com o HSQLDB, e indicar ao NetBeans que o arquivo “hsqldb.jar” está dentro da pasta hsqldb\lib?

2- Quando eu adiciono um novo driver no meu projeto, eu seleciono o “hsqldb.jar” o qual coloquei na pasta “LIB”. Até aí tudo bem. Depois aparece um novo Drive no projeto: HSQLDB. Clico nele e uso a opção Connecting Using… Aparece as opções e escolho org.hsqldb.seiláoqueetc… ou hsqldb.org… não me recordo
E na opção onde tem substituo pelo path de onde foi salvo meu banco de dados. Precisa ser o caminho completo mesmo?
Suponto que meu banco de dados esteja na pasta “DB” do meu projeto no NetBeans.

3 - Mexo uma coisa aqui, outra ali, mas sempre tenho problemas.

Alguém aí já configurou um hsqldb no NetBeans e foi bem sucedido? Criou uma aplicação standalone sem erros desse tipo?
Qualquer ajuda, até mesmo um passo-a-passo para leigos “BEM LEIGOS” será bem vindo. Preciso realmente concluir esse projeto, é muito importante.

Conto com vocês.

Saiu numa revista Java Magazine um passo a passo desse ae…qdo chegar em casa coloco o exemplo pra vc, eu fiz e deu certinho !
Uso o netbeans 5.5…

eliasn
  1. Coloque o hsqldb.jar na pasta lib que voce criou
  2. Nas propriedades do projeto indique o hsqldb.jar no Libraries
  3. Se utilizar o Database do NetBeans coloque o caminho completo do arquivo. Utilize o proxy “file” do HSQLDB.

Algumas considerações:

• Se você utilizar o Database no NetBeans, certifique, se de dar o comando “shutdown” antes de desconectar do banco.
    Lembre-se que o Database é só um a “ponte” para o banco.
  • Se você não estiver utilizando o NetBeans 5.0, adicione o hsqldb.jar no Manifest.mf, senão você não vai conseguir rodar fora do NetBeans.
C

Obrigado pela ajuda, mas por enquanto não resolveu esse problema ainda.

Ninguém aqui do GUJ conseguiu um dia integrar NETBEANS + HSQLDB, que possa fornecer um passo-a-passo bem detalhado?

eliasn

Poxa amigo, mais barbada que isso…
Bom, como você que isso “super detalhado” sem procurar eu vou te dar a dica, aqui tem tudo o que você quer: http://www.hsqldb.org/web/hsqlDocsFrame.html
Basta ler e aplicar a tua criatividade em qualquer IDE…

dsfextreme

coffee break mao:
Obrigado pela ajuda, mas por enquanto não resolveu esse problema ainda.

Ninguém aqui do GUJ conseguiu um dia integrar NETBEANS + HSQLDB, que possa fornecer um passo-a-passo bem detalhado?

Amigo , eu uso o HSQLDB perfeitamente com o NetBeans 5.5 Preview.
Mais tarde posso colocar os passos que fiz para funcionar no NetBeans.

:idea: Como lhe disse, em um post anterior, a revista Java Magazine nº 27
possui um exemplo com este banco.
:arrow: Exemplo da revista 27

:idea: Outra publicação que lhe pode ser útil é a de número 30 JM30

Outro destaque é um mini-curso completo sobre o banco de dados HSQLDB, que inclui um tutorial passo a passo e uma apresentação das muitas novidades da versão 1.8.
:arrow: Exemplo da revista 30.

Um Abraço.

Criado 29 de maio de 2006
Ultima resposta 30 de mai. de 2006
Respostas 5
Participantes 3