Tenho o J2SE 1.5 instalado no meu PC rodando sob Windows. Também possuo o HSQLDB atual no PC.
Qual a primeira configuração a se fazer agora? Para criar aplicações Java com banco de dados usando o HSQLDB (com tabela do tipo standalone/gravados em disco) basta colocar o arquivo hsqldb.jar na pasta onde estou salvando meus arquivos .class? Ou preciso configurar o hsqldb de outra forma?
Eu nunca mexi com HSQLDB, portanto não posso te auxiliar nisso. Mas sei que quando ele é instanciado, carrega todos os dados para a memória do pc. Se você não tiver certeza quanto à quantidade de dados que serão armazenados no banco, sugiro utilizar um RDMS alternativo, como o Derby. Ele também é escrito inteiramente em Java e atualmente é desenvolvido pela Apache e Sun.
Abdon
Então vc tem que colocar o hsqldb.jar no classpath.
Basta fazer um CLASSPATH=.;CLASSPATH.;C:\caminho\do\hsqldb.jar que vai funfar a app. O hsqldb vc não precisa (mas pode) instanciar um processo como no sqlserver ou mysql, basta passar a url de conexão com file
jdbc:hsqldb:file:/caminho/nomedobanco
Se liga no tutorial aqui do guj.
Maniezo
Pelo mananger que vem no hsqldb criei um banco chamado lee dentro da pasta bd e assim conecto: