exatamente dessa forma não, mais ja fiz isso visando remover registros de uma colecao e coloquei no value a chamada do boolean do objeto que era apagar.
Esse JSF é f@#$, vou ter que criar uma propriedade boolean no menu POJO somente para tratar este procedimento…
Era a única coisa que não queria, mas…
A menos que eu Trate esta informação no meu ListHandler… Posso criar uma classe Auxiliar que contém as propriedades Object(POJO) e boolean(checado/não checado), e assim adicionar este objeto Auxiliar no datagrid mantendo os meus POJOS intactos, sem propriedades melekas!!!
eu tb achei uma zorra na epoca, pensei na classe auxiliar, mais como o cliente não havia limitado para uso do checkbox eu colocei um botao de remoção para cada uma, mais caso não tenha opção a classe auxiliar é a melhor opção.
Minhas classes VO extendem de ValueObject e esse cara que tem o atributo boolean.
Eu até pensei em utilizar a propriedade na minha super-class, só que elas são entidades JPA.
No inicio as grids possuiam um botão de excluir, só que agora terei que disponibilizar a funcionalidade de exclusão em massa através deste componente. Acabei definindo o processo que mencionei, a classe que vai para lista possui getObject e isCheckedHtml.
O problema é, quando associo o value e clico em algum botão o estado não é persistido, ex: