HttpServletRequest - HttpSession

[b][i]Boa Noite PessoALL,

Gostaria de saber de uma forma bem objetiva, não precisa nem ter exemplos em código, qual a principal diferença entre essas duas formas de se trabalhar usando Struts, pensando em Web, até onde eu sei um objeto request permite você trabalhar com o form daquela página submetida para aquela action, enquanto o session eu posso trabalhar com ele até a sessão ser interrompida, por exemplo fechando o browser ou via código mesmo.

Afinal de conta, quando usar request e quando usar session, e se possível qual as vantagens e desvantagens de ambos.

PS: Já li documentações referentes a ambos, mas queria saber de uma forma mais objetiva, na linguagem de programadores experientes como muitos aqui no GUJ.

Obrigado[/b][/i]

Boa noite.

Falando de forma bem direta, a diferença entre armazenar dados na request ou na session é o escopo, conforme você mesmo descreveu.

A melhor forma de uso depende da característica da aplicação. Sempre que for possível coloque os seus dados na request, desta forma você libera mais rapidamente a memória alocada (pois o objeto request sai do escopo assim que termina o ciclo de vida da requisição). Em determinados momentos haverá a necessidade de persistir dados entre requisições, nestes casos você pode usar o HttpSession.

[quote=AndreAlves]Boa noite.

Falando de forma bem direta, a diferença entre armazenar dados na request ou na session é o escopo, conforme você mesmo descreveu.

A melhor forma de uso depende da característica da aplicação. Sempre que for possível coloque os seus dados na request, desta forma você libera mais rapidamente a memória alocada (pois o objeto request sai do escopo assim que termina o ciclo de vida da requisição). Em determinados momentos haverá a necessidade de persistir dados entre requisições, nestes casos você pode usar o HttpSession.
[/quote]

Perfeita explicação!
Trabalho com Java Web, já faz um tempinho…
E sigo desde os primórdios, o que o amigo acima comentou.
Sempre fica uma vontade de sempre guardar os valores em uma sessão, mas vale o que amigo comentou:

Flw!