I18N em sistemas Web

Olá amigos, com relacao a i18n em sistemas web com java, o que voces acham melhor:

- Cada pagina tem os seus proprios arquivos de i18n (ex: home_pt_BR, home_en_US, faleconosco_pt_BR, etc...)

- Arquivos de idioma para a aplicacao inteira (ex: messages_pt_BR, messages_en_US, etc...)

[size=18]?[/size]

Valeu pessoal

Acho que um arquivo só é melhor. Para que complicar?

Um arquivo por idioma, sendo que cada arquivo contem todo o conjunto de chaves necessario para o sistema.

Rafael

Um arquivo só resolve bem o problema, mas eu prefiro ter a flexibilidade de um sistema híbrido. O Mentawai faz o seguinte:

Vc mete na página:

<mtw:useI18N/>

Isso significa que ele vai procurar as chaves primeiro no arquivo da página, ou seja, minha_pagina.i18n.

Se o arquivo nao existir ou se o arquivo existir mas a chave nao existir, entao ele procura num arquivo master.i18n.

Acredito que isso seja o melhor de ambos os mundos, pois te permite colocar a maioria das chaves no master, e quando for conveniente vc pode utilizar o arquivo da página. E é possível tb dar um override nas chaves do master, quando necessario, redefinindo a mesma chave no arquivo da pagina.

E vc ainda pode usar o atributo files.

<mtw:useI18N files=“outro_file.i18n, maisum.i18n”/>

Dessa maneiro primeiro ele checa os arquivos do atribute antes de tentar o da página e por ultimo o master.