Havia buscado no forum algo a respeito dessa empresa, mais não achei nada consistente…
Recebi uma proposta pra analista prog. jr java pra trabalhar em hortolandia, na ibm de lá, o salario é até aceitavel pelo meu nivel de conhecimento, porem, no registro clt colocaram uma merreca, e o restante, me pagam com um tal de “vale utilidade”.
Enfim, não aceitei…mas gostaria de saber a opinião de quem trabalha ou já trabalhou lá, em relação a ambiente, beneficios, etc e tal…
Tenho um amigo que trabalhou la, ele mudou ate pra uma cidade perto de hotolandia (que eu nao lembro o nome agora).
Ele nao era programador, ela tem mais o perfil de administrador de sistema e ele trabalhava num grupo que dava suporte e cuidava de alguns servidores.
O salario dele era bom se nao me engano ele tirava mais de 10.000.
Ele gostava bastante de trabalhar la, sempre falava bem. E ele tava trabalhando diretamente com times nos USA entao dava pra praticar o ingles tb.
Tenho alguns amigos que trabalham lá. Já ouvi falar mto bem e já ouvi falar mto mal. Acho que depende mto do projeto que você vai trabalhar. Mas esse lance aí do salário, é o tal do CLT Flex, eu não aceitaria. É ridículo esse tipo de coisa.
Eu particularmente, só trabalharia na IBM se fosse para ser contratado da IBM, sem ter nada a ver com essas empresinhas porcaria que te contratam com esses esquemas estranhos que só beneficiam a elas próprias.
Já ouvi dizer que a infraestrutura é ótima mas o salario não é muito bom, aliás dizem também que a IBM descobriu que os brasileiros no geral são melhores (menos grosseiros no relacionamento e mais baratos :shock: ) que os indianos. Não sei se é verdade, mas pelos boatos parece que sim.
po cara legal que vc tenha recebido uma proposta, eu trabalho na IBM, ainda nao estou em hortolandia, mas concerteza em breve irei para la
a IBM está contratando muita gente para desenvolvimento Java, teste, mainframe, db2 etc… estão precisando muito de desenvolvedores o salário de um junior no começo não é la dos melhores mais se vc entrar e mostrar o que sabe concerteza vai ser reconhecido e muitas oportunidades viram, se eu fosse nao recusaria essa oportunidade as chances de você crescer ali são imensas, fora os beneficios que você ira ter.
essa é a minha opnião né.
Não aceita não. Abre tua empresa e crie alguma coisa que torne o mundo um lugar melhor. Fique milionário. Se eles não gostarem, daqui a alguns anos, compre a IBM.
Ps: não estou brincando.
PS2: se não quer ficar milionário, ou acha que não consegue, ou acha que ainda é cedo e precisa de mais experiência, aceite a vaga srrssrsrsr. É bom que você conhece a concorrência.
Pergunta.
Jah vi varias pessoas falando que receberam propostas de empresas.
Voce mandou seu curriculum para aquela empresa? Ou eh cadastrado em algum site de empregos? ou eles simplesmente chegaram ateh vc?
Pergunta.
Jah vi varias pessoas falando que receberam propostas de empresas.
Voce mandou seu curriculum para aquela empresa? Ou eh cadastrado em algum site de empregos? ou eles simplesmente chegaram ateh vc?
Abracos
<><[/quote]
Devem ter me achado no apinfo…
Bem, o aprendizado com ctz seria mto grande, sem duvidas…o problema eh esse tal de clt flex, fora o empecilio da locomoção casa <-> trabalho (moro na ZL de São Paulo…).
Gostaria sim de aceitar, mas por uma forma de contratação menos sacana…
Erickles, trabalhei 3 anos na IBM e saí tem pouco tempo por causa de uma oferta melhor.
Eu acho que como toda empresa a IBM tem suas vantagens e desvantagens. Vou citar algumas vantagens, mas vale lembrar que isso varia de projeto, forma de contratação, etc.
Prós:
:arrow:Flexibilidade - eu trabalhava Home Office e somente ia pra Horto quando queria, pra dar alguma aula, palestra, participar de algo.
:arrow: Plano de previdencia privada IBM: um dos melhores que já vi, a IBM coloca uma porcentagem boa mesmo se vc não quiser contribuir.
:arrow:Reembolsos de cursos, certificações, eventos, etc (claro que depende do gerente, projeto…)
:arrow: 14o salário: esse é um dos melhores… vc consegue um valor bom de acordo com seu desempenho e da IBM em geral.
:arrow: Programa de linguas: a IBM pode pagar 70% do curso de inglês ou espanhol se vc necessitar no seu projeto, e vc ainda escolhe a escola. Ano passado fiz um on-line (muito bom) e a IBM me pagou integral.
:arrow: Ônibus para ir de sampa para horto / vice-versa.
:arrow: Queria aumentar minha renda e consegui uns cursos, eles me pagavam em esquema de hora-extra noturna com adicional, etc além de eu lançar mais horas do que eu realmente dava, por causa do planejamento, etc. Também pagavam gasolina, pedágio, etc.
:arrow: Eu participava de um grupo de Java onde tinha muitos caras feras. Tinha palestras, grupos de estudos, cursos, etc.
:arrow: Flexibilidade de horário de trabalho.
:arrow: Contato direto com americanos, mexicanos, japoneses, etc… e até viagens podem surgir.
Lembrando que se a sua área estiver em “freeze”, esqueça alguns itens citados nos “prós”.
Bom… que eu me lembre é só isso… rsrs
Se quiser conversar mais a respeito me manda uma mp. =)
bom isso vai depender do que vc quer… as vezes nem tudo é $$ claro que vc precisa de uma faixa Y,X. Agora o que vc aprende aqui dentro nao tem preco. Tipo vc consegue praticar seu ingles com americanos fora do pais de origem da lingua, e nao somente a escrita, o speaking tb, no minimo vc tem uns 3 meetings de 1 hora por semana. Claro se seu projeto for internacional.
Nesse caso ai de sua proposta, será muito dificil vc entrar na ibm se nao for dessa forma de consultoria inicialmente, quase todo mundo aqui passa ou ja passou por isso, é uma forma da ibm tb saber se vc eh bom e se amanha pode assumir funcoes chaves na empresa, até pq vc nao tem relacao nenhuma com a consultoria exceto salario tirando isso… vc é “IBM”. O normal que essas consultorias fazem eh 40% em carteira e 60% por fora… agora tem muita consultoria boa na ibm tipo… tem umas pagando 3.200 para jr. + beneficios.
E outra trabalhar na ibm seu tempo quem faz eh "vc"e seu projeto muitos trabalham home office. etc.
homeoffice nao eh esssa mil maravilhas que todo mundo pensa nao… eu trabalho homeoffice e outros dias to na ibm(quando quero, pois raramente é necessario estar la), nao muitaaaaaa diferença ja que tudo que se faz aqui eh on-line mesmo.
[quote=kubin] estão precisando muito de desenvolvedores o salário de um junior no começo não é la dos melhores mais se vc entrar e mostrar o que sabe concerteza vai ser reconhecido e muitas oportunidades viram, se eu fosse nao recusaria essa oportunidade as chances de você crescer ali são imensas, fora os beneficios que você ira ter.
essa é a minha opnião né.[/quote]
Hahahaha. Papo furado. Conheci várias pessoas que trabalhavam lá, e pude aprender o seguinte:
Salário é proporcional a sua capacidade de negociar. Lá “ganhar mais” não é indicativo de “maior conhecimento”. Aliás, os salários não seguem lógica alguma, nem de senioridade. É simplesmente o menor valor que o trouxa aceitou receber;
Se você não soube negociar, se f**eu! Hihihi;
Você pode se matar de trabalhar, mas se não tiver o QI pode desistir. Não há outra forma de conseguir nada. E olha que o pessoal que conheci tinham pilhas de elogios, prêmios e recomendações dos times para os quais trabalhavam. Aumento? Esquece. Todos os meus conhecidos já saíram de lá;
Eles sempre oferecem primeiro uma opção PJ porcaria em uma daquelas consultorias pilantras. Depende de quem quer aceitar ou não. Pode ter certeza que ligarão novamente oferecendo uma vaga como funcionário;
Enfim, trabalhar de PJ ou CLT Flex é o que contamina a área onde trabalhamos. É por isso que é tão difícil encontrar ofertas realmente boas onde fraude não seja algo necessário. Precisar abrir uma empresa Ltda, e incluir um “sócio” que não tem nada a ver com o que você faz é um absurdo.
Se eles oferecerem qualquer coisa analise bem a proposta, tanto o valor quanto o projeto em que você vai trabalhar (porque lá existe muito planilheiro Excel também, pois então certifique-se de que o projeto é algo relacionado a tecnologia). Não entre nessa de “se você se esforçar…” ou simplesmente tentarem te convencer pelo nome IBM.
EDIT: A IBM no Brasil não é uma empresa de tecnologia assim como nos EUA e em outros lugares. Portanto você é tratado como uma “pessoa técnica” em um tom pejorativo, como se isso fosse uma deficiência, bem ao estilo sambista brasileiro que dá mais valor a bundas do que cabeças. Não espere nada extraordinário simplesmente porque tem “IBM” no nome. É uma corporação sem alma, e no caso brasileiro gerenciada por marqueteiros com valores puramente marqueteiros, que sugará até a última gota do seu suor e lhe tratará como lixo, assim como tantas outras.
Agora um “insider information” que recebi. Em uma reunião perguntaram qual era o core business da IBM. Todos responderam “serviços”. O cara da apresentação corrigiu-os dizendo “não, é tecnologia”. Pois é, acho que isso retrata bem a realidade de lá. Uma pessoa técnica será o subalterno do ajudante do estagiário por toda a vida, e se quiser subir de vida, receber promoção ou algo assim precisará virar gerente ou mudar para alguma área de marketing ou vendas.
[quote=lilikadias]Prós:
:arrow:Flexibilidade - eu trabalhava Home Office e somente ia pra Horto quando queria, pra dar alguma aula, palestra, participar de algo.[/quote]
Isso realmente é bom, mas não é para qualquer um.
A porcentagem é proporcional ao que você coloca e há um limite.
Propaganda enganosa.
[quote=lilikadias]
:arrow: 14o salário: esse é um dos melhores… vc consegue um valor bom de acordo com seu desempenho e da IBM em geral.[/quote]
Se chama participação nos lucros e não é o mesmo que um salário. Mesmo assim as avaliações lá dentro são pura ilusão, a única forma de ser bem avaliado e fazendo serviços de office-boy para gerentes, para futuramente virar um gerente.
[quote=lilikadias]
:arrow: Programa de linguas: a IBM pode pagar 70% do curso de inglês ou espanhol se vc necessitar no seu projeto, e vc ainda escolhe a escola. Ano passado fiz um on-line (muito bom) e a IBM me pagou integral.[/quote]
Só inglês.
Não sei nada sobre isso, mas pelo que me contaram são coisas básicas que pode se encontrar na internet. Talvez valha pelo networking, mas não sei como isso pode ser uma “vantagem” já que você estará limitado ao interesse imediato do negócio e do projeto.
Interessante, mas assim passa a impressão errada. Isso não é para qualquer um.
Conheci diversas pessoas que viajaram em um período que estavam contratando bastante gente, acho que era quando estavam montando Hortlândia, mas viajens são, de longe, a exceção. Eles tentam cortar gastos de todas as formas e a menos que haja realmente a necessidade de você ir pessoalmente para outro lugar. Não.
Normal para quem aceita fraude. E essa ciranda de consultorias escravocratas é uma forma de burlar a lei. Quer contratar então contrata, não quer então não contrata. Esse “PJ como período de experiência” não existe.
Não sei que ciência de foguete vocês acham que farão lá. Fatalmente você passará o dia encaminhando e-mails do gerente e fazendo outros trabalhos braçais. Que tipo de inteligência é necessária para isso?
Se nada está te segurando (faculdade, filhos, esposa), vá!
Você só vai saber como é o trampo mesmo quando chegar lá. Amigo meu ficou lá 1 ano e curtiu bastante, acabou viajando para os EUA para terminar o projeto lá, foi bem bacana.
Se você perguntar como é a IBM, Accenture, Prime, CPM, Stefanini, HP, cada um conta a sua versão. Cada um teve suas alegrias e tristezas. Mas alguns fizeram por merecer, isso ninguém conta na história.
Claro que quando é uma BOSTA, o povo fala. E não me parece ser, já trabalhei na IBM Tutóia e achei muito legal.