IBM Hortolandia

[quote=Thiagosc]
EDIT: A IBM no Brasil não é uma empresa de tecnologia assim como nos EUA e em outros lugares. Portanto você é tratado como uma “pessoa técnica” em um tom pejorativo, como se isso fosse uma deficiência, bem ao estilo sambista brasileiro que dá mais valor a bundas do que cabeças. Não espere nada extraordinário simplesmente porque tem “IBM” no nome. É uma corporação sem alma, e no caso brasileiro gerenciada por marqueteiros com valores puramente marqueteiros, que sugará até a última gota do seu suor e lhe tratará como lixo, assim como tantas outras.
.[/quote]
Muito sensato! …

Thiagosc, em primeiro lugar gostaria de lhe reforçar a segunda frase que escrevi:

[quote]lilikadias wrote: Eu acho que como toda empresa a IBM tem suas vantagens e desvantagens. Vou citar algumas vantagens, mas vale lembrar que isso varia de projeto, forma de contratação, etc.
[/quote]
Então, acho que ficou óbvio que alguns dos prós que descrevi depende de muita coisa.

Gostaria de te perguntar: Vc trabalha ou trabalhou pra IBM?

Quero deixar claro que TUDO o que escrevi não foi para fazer propaganda da IBM, mesmo porque nem estou mais lá. TUDO o que escrevi foi sobre a experiência que tive (acredito que esse era o objetivo do tópico).
Como o balarini disse, cada um fala cada um conta a sua versão, mas por favor, não fale o que vc não sabe.

ERRADO! A IBM coloca uma porcentagem mesmo se vc não colocar NADA. Se vc contribuir com um %, aí ela mais ainda de acordo com a porcentagem que vc escolheu. Tem limite, claro.

EU consegui reembolso pra essas coisas.

14o salário foi uma maneira que eu quis falar, cada um chama do que quiser, inclusive na IBM tem outro nome. NUNCA precisei fazer nada pra gerente algum pra conseguir alguma coisa na IBM. ODEIO puxa-saco. Existem esses casos e casos, não generalize.

Cara, na boa… eu trabalhei lá… sei do que estou falando… Tem o programa pra espanhol tb.

Deveria se informar então. :slight_smile:
Depende do que vc chama de básico, as palestras variam muito e o grupo de estudos são pras certificações Sun. Sem falar nos artigos, etc. Além de que participar ou não desse grupo não tem nada a ver com o “interesse imediato do negócio e do projeto” como vc disse. Participa quem quer. :wink:

[quote]peczenyj wrote:
O que alguns conhecidos meus passaram em Hortolândia foi que eles conseguiram lugar pra morar em uma região muito violenta e não aguentaram 6 meses.[/quote]

Concordo, morei lá um ano e achei muito violento tb… inclusive aconteceu um incidente triste… se puder, corra de lá… rs
Vá para campinas, etc…

Abraços!

ERRADO! A IBM coloca uma porcentagem mesmo se vc não colocar NADA. Se vc contribuir com um %, aí ela mais ainda de acordo com a porcentagem que vc escolheu. Tem limite, claro.[/quote]

A tal “porcentagem” será bem menor do que seria se você também colocasse alguma coisa do seu próprio bolso. Quanto mais você coloca mais a IBM coloca também mais.

[quote=lilikadias]

EU consegui reembolso pra essas coisas.[/quote]

Então seu gerente era gastador. Mas isso nem de longe é a regra.

[quote=lilikadias]

14o salário foi uma maneira que eu quis falar, cada um chama do que quiser, inclusive na IBM tem outro nome. NUNCA precisei fazer nada pra gerente algum pra conseguir alguma coisa na IBM. ODEIO puxa-saco. Existem esses casos e casos, não generalize.[/quote]

Haha.

[quote=lilikadias]

Cara, na boa… eu trabalhei lá… sei do que estou falando… Tem o programa pra espanhol tb.[/quote]

Você fala como se fosse rotina:

• Você precisa ter a necessidade do curso para eles pagarem. Quem fez inglês fez porque tinham necessidade de ter reuniões com americanos;
  • Seu gerente precisa aprovar;
  • Precisa estar dentro do interesse imediato do projeto;

Enfim, não é uma festa. Essas “línguas” é inglês na maioria dos casos. Não é uma festa onde você pode chegar um dia e dizer “Hoje vou aprender chinês”.

[quote=lilikadias]
Deveria se informar então. :slight_smile:
Depende do que vc chama de básico, as palestras variam muito e o grupo de estudos são pras certificações Sun. Sem falar nos artigos, etc. Além de que participar ou não desse grupo não tem nada a ver com o “interesse imediato do negócio e do projeto” como vc disse. Participa quem quer. :wink: [/quote]

Sim, mas os tópicos são limitados aos interesses do negócio e do projeto (como todo o resto da IBM). Não existem grupos que estudam compiladores ou sistemas operacionais. É só aquilo que tem interesse imediato para a IBM.

O que me fez recusar mesmo a vaga foi a forma de contratação, acho muita sacanagem esse lance de CLT Flex…

Depois nos diga se eles ligaram novamente oferecendo a mesma vaga, mas CLT.

Se você fosse dono de uma empresa de construção civil, pagaria um curso de culinária para os seus pedreiros?

Bom para quem está começando é sempre bom ter uma multinacional no CV, nao importa se pagam pouco ou quase nada, você tem sim beneficios como cursos, eventos e umas coisinhas, agora CLT + Flex varia sobre um monte de coisas, ver se vc vai ganhar férias, hora extra e 13º em cima do combinado e nao em cima da carteira e coisas do genero, mas isso assim como o valor de salário é baseado no seu perfil e você combina com o RH, se vc aceita entrar para ganhar R$ 1000,00 nao vai ficar reclamando, você aceitou.
Inglês, Espanhol e as linguas no geral em alguns projetos são necessárias já que o projeto não necessariamente é aqui de alguma empresa nacional.
Ter uma experiencia seja ela na IBM, TCS, EDS ou qq outra multinacional é muito bom para aprender coisas novas.

O que você tem que pensar ainda mais se está começando agora é se tá tudo bem ir para lá e se é o valor que você merece, se você acha que não tente aumentar com o RH.

Quanto as brigas aqui que eu vi, é inutil discutir se tem ou não beneficios, por exemplo na multinacional que eu trabalhava eu tinha direito a taxi e eles reembolsavam, mas algumas pessoas não tinham isso.

Portanto não adianta falar mal da empresa ou bem.

Bom, pense bem, tenho amigos na IBM de lá que gostam muito da empresa, tanto que convidei 1 para trabalhar comigo e ele disse que lá estava legal e ele estava fazendo vários cursos, logo acredito que oq digo é verdade, se você souber negociar, e for um bom profissional dificilmente vao te negar coisas para seu trabalho.

Nunca trabalhei na IBM, mas pelo que meus amigos que sairam do centro de SP e foram para Hortolandia trab lá estão gostando, não acho que seja ruim como alguns estão falando.

Negocie, se eles não quiserem procure outro lugar, ninguém vai forçar a barra, mas esquece beneficios, ainda mais se vc está começando, veja primeiro se oq eles tão te oferecendo vai te tornar um bom profissional, se for e vc curtir vá, se não for não vá.

Não vale a pena discussões falando nem bem, nem mal da empresa, cada caso é um caso dentro da multinacional, não generalizem… :smiley:

Se você fosse dono de uma empresa de construção civil, pagaria um curso de culinária para os seus pedreiros?[/quote]

Acho que a sua analogia foi perfeita! Para a IBM somos pedreiros. Trabalhadores braçais. Desenvolvedor de software lá é subemprego. Corretíssimo! Não querendo desmerecer o emprego de pedreiro, pois afinal de contas eles sabem fazer coisas que eu não sei.

Agora sobre os cursos. Você pode ignorar o futuro e possíveis boas idéias que possam surgir de pessoas estudando aquilo que gostam mais, pode ainda racionalizar esse tipo de comportamento. Exatamente por isso não é uma “vantagem” ao se considerar um emprego lá.

Da forma como o outro usuário colocou, passa a impressão que você pode estudar o que bem entender e ainda ser pago por isso. Isso não existe. A IBM não é Google. :slight_smile:

Se você fosse dono de uma empresa de construção civil, pagaria um curso de culinária para os seus pedreiros?[/quote]

Acho que a sua analogia foi perfeita! Para a IBM somos pedreiros. Trabalhadores braçais. Desenvolvedor de software lá é subemprego. Corretíssimo! Não querendo desmerecer o emprego de pedreiro, pois afinal de contas eles sabem fazer coisas que eu não sei.

Agora sobre os cursos. Você pode ignorar o futuro e possíveis boas idéias que possam surgir de pessoas estudando aquilo que gostam mais, pode ainda racionalizar esse tipo de comportamento. Exatamente por isso não é uma “vantagem” ao se considerar um emprego lá.

Da forma como o outro usuário colocou, passa a impressão que você pode estudar o que bem entender e ainda ser pago por isso. Isso não existe. A IBM não é Google. :)[/quote]

Você faz cursos, aqueles que necessitam para o projeto, mas faz parte, você está adquirindo conhecimento, pode não ser exatamente o curso que você queria, mas está aprendendo mais, é isso que vale a pena, além disso, quanto mais experiencia você tem, o seu salário vai ser proporcional, o salário de um programador Jr é bem diferente de um salário de Sr. :smiley:

Da forma como o outro usuário colocou, passa a impressão que você pode estudar o que bem entender e ainda ser pago por isso. Isso não existe. A IBM não é Google. :)[/quote]

Thiagosc,

Acho que você não entendeu o meu ponto de vista. O que eu quis dizer é que nenhuma empresa (nem o Google) vai pagar para seus funcionários um curso que não tenha a ver com os interesses da empresa, sejam eles imediatos ou futuros.

Se você trabalha com desenvolvimento web, a única empresa que vai pagar um curso de sistemas operacionais pra você será a empresa do seu pai.

Coisas para o seu trabalho não são “vantagens”, são apenas o que você é pago para fazer. E na realidade da IBM, “se você souber negociar” = “ser office-boy de gerente e preencher muitas planilhas e controles”. Não há a mínima chance de você ser avaliado pelo seu trabalho.

Coisas para o seu trabalho não são “vantagens”, são apenas o que você é pago para fazer. E na realidade da IBM, “se você souber negociar” = “ser office-boy de gerente e preencher muitas planilhas e controles”. Não há a mínima chance de você ser avaliado pelo seu trabalho.[/quote]

Bom, sinceramente onde eu trabalhava não era “office-boy” de ninguém e tinha lá meus beneficios, se você não gosta da empresa… simples… saia dela, ache uma melhor.
Bom não vou discutir, só queria colocar meu ponto de vista sobre as multinacionais, eu acho sim, uma boa oportunidade, lógico que vai ter pessoas como você que podem não ter tido uma boa experiencia e discordar, como eu disse antes, cada caso é um caso, não merece uma discussão e nem vai levar a nada.

:smiley:

Isso eu posso categoricamente afirmar que é mentira. O salário é proporcional a sua capacidade de negociar. Já vi cara com mestrado e com mais de 15 anos de experiência ser contratado para ganhar menos que R$ 2000 porque onde ele morava (não em São Paulo) o nível de salário era menor e a IBM aproveitou para enfiar a faca. Fora vários casos onde alguém com mais experiência é contratado por um valor inferior a alguém que acabou de sair da faculdade, isso porque não soube negociar.

E aumentos acontecem de vez em nunca, e você precisa conhecer as pessoas certas. Não importa se a sua performance é boa e o seu projeto lhe elogia e recomenda.

Portanto a desculpa “se você se esforçar…” é papo furado. Quem considera entrar lá precisa saber quanto vai ganhar hoje e não em um futuro fictício “se ele se esforçar…”.

Pois bem vejo que muitos estão totalmente bravos ou com birras de empresas 3 letrinhas ou com qualquer outro nome conhecido como
consultoria, Minha filosofia é um pouco diferente pois quem faz o lugar de trabalho é o profissional e não a empresa, tenho o seguinte dilema,
se não esta bom para o meu perfil eu saio mas jamais vou criticar nome das empresas, pois as vezes o problema é o lugar de trabalho(locomoção),
salário, gestor, projetos enfim.

Para profissional diferenciado no mercado só depende de cada um, aqueles que não querem pagar por um custo beneficio, raramente vai
conseguir alcançar seus objetivos, exemplo ser um Anal. Programador SR e der-repente ir para um cargo como Arquiteto JR e falar que queria
ganhar x e não y é complicado porque você esta pensando apenas em você, sendo egoísta porem não esta avaliando a oportunidade.

Conhecimento nunca é demais e para quem esta começando, não tem como não sofrer, muitos sofreram alias creio que todos “”, a não ser
aqueles que familiares ou amigos íntimos protegeram na empresa, porem muitos desses as vezes não chega em lugar nenhum, fica na mesma, pois
nunca teve interesse de melhora etc.

Na vida tudo lei de causa e efeito, então quer ser um bom profissional, ganhar bem faça a causa, pois o efeito é circunstancia e
outra coisa, na área de trabalho existe n perfil, incluindo os que só reclamam, toda empresa que o cara entra o cara reclama.

cada um tem que avaliar o que é melhor para você !

abraços a todos e vamos falar de java, futuro de tecnologia, onde queremos chegar em 2009 e o que pretendemos ser em 2015.

Att.

[quote=Eduardo Bregaida]Bom, sinceramente onde eu trabalhava não era “office-boy” de ninguém e tinha lá meus beneficios, se você não gosta da empresa… simples… saia dela, ache uma melhor.
Bom não vou discutir, só queria colocar meu ponto de vista sobre as multinacionais, eu acho sim, uma boa oportunidade, lógico que vai ter pessoas como você que podem não ter tido uma boa experiencia e discordar, como eu disse antes, cada caso é um caso, não merece uma discussão e nem vai levar a nada.
[/quote]

Como você chama “estruturas de comunicação”, que é basicamente a única forma de subir na vida em termos de carreira?

Estruturas de comunicação = encaminhar e-mails do gerente, colher dados dos “recursos”, preencher planilhas de controle, etc.

:slight_smile: Eu chamo isso de ser office-boy.

Essa é a hierarquia. Desenvolvedores de software estão acima somente do estagiário de desenvolvimento de software.

[quote=foliveira81]Na vida tudo lei de causa e efeito, então quer ser um bom profissional, ganhar bem faça a causa, pois o efeito é circunstancia e
outra coisa, na área de trabalho existe n perfil, incluindo os que só reclamam, toda empresa que o cara entra o cara reclama.[/quote]

A sua fé na burocracia me comove. Não existe isso de fazer muito e receber muito em troca. Principalmente em corporações. Na IBM, assim como em outras corporações, é tudo uma questão de oportunidade e de conhecer as pessoas certas.

Na vida real também é uma questão de oportunidade, mas não tanto trabalho braçal ou puxa-saquismo como em grandes corporações. Afinal de contas se o Bill Gates não estivesse no lugar certo e na hora certa e não aproveitasse a oportunidade que apareceu, hoje não existiria Microsoft.

[quote=Thiagosc][quote=Eduardo Bregaida]Bom, sinceramente onde eu trabalhava não era “office-boy” de ninguém e tinha lá meus beneficios, se você não gosta da empresa… simples… saia dela, ache uma melhor.
[/quote]

Como você chama “estruturas de comunicação”, que é basicamente a única forma de subir na vida em termos de carreira?

Estruturas de comunicação = encaminhar e-mails do gerente, colher dados dos “recursos”, preencher planilhas de controle, etc.

:slight_smile: Eu chamo isso de ser office-boy.

Essa é a hierarquia. Desenvolvedores de software estão acima somente do estagiário de desenvolvimento de software.[/quote]

Bom como disse antes, eu nunca fiz nda disso, meu gerente se encarregava de pegar nossos dados e fazer nossas avaliações, mostrar e discutir o pq disso, acho que você não está lendo com atenção, cada caso é um caso, talvez você esteja fustrado por não ter se dado bem mas não generalize, acima de tudo é anti-ético ficar criticando a empresa…
Torno a repetir para você ler com mais atenção:
EU PARTICULARMENTE ACREDITO:
Vale sim a pena trabalhar em uma multinacional.
Se você não está feliz com a empresa, pede para sair.
Ficar criticando uma empresa e a atacando é no MEU conceito, totalmente anti-profissional.

Espero que você entenda dessa vez o que estou dizendo e não fique respondendo e atacando a empresa, pq se vc é um bom programador vc não vai ter problemas em pedir as contas e achar outro lugar, nenhuma empresa te escraviza ou te prende… :smiley:

nossa o kra é muito esperto,o problema dele que ele deve ter sido escravo em alguma empresa ou ate mesmo na ibm por esse motivo o cara esta
retrucando todos pontos de vista, na empresa que ele trabalha deve ser o mais reclamão, não acredita em futuro, acho que ele quer montar algum bar também no futuro e esta usando TI so pelo Dinheiro no momento. incluindo deve ganhar milhoes porque nada para ele é bom…

outra problema de quem ganha menos ou maios, vai do momento certo e da hora certa ne bonitão !!!

abraços para você !!!

[quote=Eduardo Bregaida]

Bom como disse antes, eu nunca fiz nda disso, meu gerente se encarregava de pegar nossos dados e fazer nossas avaliações, mostrar e discutir o pq disso, acho que você não está lendo com atenção, cada caso é um caso, talvez você esteja fustrado por não ter se dado bem mas não generalize, acima de tudo é anti-ético ficar criticando a empresa…
Torno a repetir para você ler com mais atenção:
EU PARTICULARMENTE ACREDITO:
Vale sim a pena trabalhar em uma multinacional.
Se você não está feliz com a empresa, pede para sair.
Ficar criticando uma empresa e a atacando é no MEU conceito, totalmente anti-profissional.

Espero que você entenda dessa vez o que estou dizendo e não fique respondendo e atacando a empresa, pq se vc é um bom programador vc não vai ter problemas em pedir as contas e achar outro lugar, nenhuma empresa te escraviza ou te prende… :smiley: [/quote]

Concordo com você Eduardo:

:arrow: não é legal criticar as empresas onde trabalhou

:arrow: em empresas grandes depende basicamente do seu gerente ou do projeto em que está

:arrow: profissionais diferentes podem se adaptar ou não à uma empresa, e isso não quer dizer que um seja melhor ou pior do que o outro

Eduardo, foliveira e outros… Desde o início do tópico ele teve problemas para enteder o que as pessoas falam, não respeita as opiniões e só sabe atacar… por isso, não vou responder nem discutir com pessoas que não sabem do que estou falando.
Aliás… nossa! Ele não respondeu minha pergunta!

Ps. tb nunca encaminhei emails, fiz relatórios, etc e na IBM tem muita gente que manja muito… aposto que muito mais que vc… dizer que é empresa pra estagiários é uma ofensa enorme.