IBM Hortolandia

Da forma como fui criado, que minha família me ensinou, contar mentiras é algo feio. Ser desonesto é ruim. Se alguém me faz uma pergunta é meu dever moral respondê-la da forma mais honesta.

Não estou no negócio de fazer marketing para ninguém. Não ganho nada para isso. Apenas repasso o que sei. Se for útil, ótimo, se não for também não tem problema.

Apenas esclareci diversos pontos que qualquer um deveria levar em consideração:

• cursos e “grupos de estudos” dependem do interesse imediato do projeto;
  • “línguas” são só inglês na maioria dos casos, e ainda assim precisa do interesse imediato do projeto;
  • viagens são exceções, principalmente em época de crise onde cortam gastos onde podem;
  • não há meritocracia, apenas burocracia. Portanto para se ter uma visibilidade maior é necessário ser um burocrata;
  • os salários não seguem uma lógica. Cada um ganha aquilo que conseguiu negociar.

Se for considerar uma oportunidade lá, é necessário ser realista e não cair na fantasia de alguns.

[quote=Eduardo Bregaida]
Espero que você entenda dessa vez o que estou dizendo e não fique respondendo e atacando a empresa, pq se vc é um bom programador vc não vai ter problemas em pedir as contas e achar outro lugar, nenhuma empresa te escraviza ou te prende… :smiley: [/quote]

Nunca ataquei empresa alguma, apenas esclareci alguns fatos importantes sobre o que alguns acreditam ser “vantagens”. Seja realista, não leve para o lado pessoal.

Não é legal mentir. :slight_smile:

[quote=lilikadias]Eduardo, foliveira e outros… Desde o início do tópico ele teve problemas para enteder o que as pessoas falam, não respeita as opiniões e só sabe atacar… por isso, não vou responder nem discutir com pessoas que não sabem do que estou falando.
Aliás… nossa! Ele não respondeu minha pergunta!

Ps. tb nunca encaminhei emails, fiz relatórios, etc e na IBM tem muita gente que manja muito… aposto que muito mais que vc… dizer que é empresa pra estagiários é uma ofensa enorme.[/quote]

Você poderia quotar onde eu disse isso, para mostrar para todos aqui a “terrível ofensa”. Ah, não pode né? :slight_smile:

Se você não sabe dialogar então fica na sua. Você postou umas coisas que são inverdades e eu apenas as corrigi. Ao invés de contra-argumentar com fatos você se dói todo como se eu tivesse atacado a sua pessoa.

Seu ponto de vista é falso. Talvez você tenha gostado de lá, isso não é problema. Mas passar a impressão errado sobre cursos e línguas entre outras coisas não é bom. A IBM não é Google.

ok… como pra vc as coisas tem que ser muito bem explicadas vamos lá:

Me referi a isso:

Pelo visto não sou eu quem não sabe dialogar…

Quero ver vc provar isso, eu posso provar tudo que falei, porque EU TRABALHEI. :wink:

Não cabe a vc dizer é falso ou não… eu apenas dei minha opinião… é muito difícil aceitar a opinião das pessoas?

Realmente… não vale a pena perder tempo com isso…

[quote=lilikadias]ok… como pra vc as coisas tem que ser muito bem explicadas vamos lá:

Me referi a isso:

Pelo visto não sou eu quem não sabe dialogar… [/quote]

Ok e onde eu disse que era uma companhia para estagiários? Sabe ler? Acho bom isso, quem estiver lendo por favor releia a minha mensagem e depois leia a mensagem onde ele me acusa de ofender os outros

Então prove que você pode estudar o que bem entender em “grupos de estudo”, assim como computação gráfica. Prove que você é pago para estudar a língua que bem entender, tipo chinês, sueco ou alemão. Prove que viagens ocorrem com uma freqüência que as torne “vantagens” (no mínimo uma vez por ano para fora do país). Prove que os salários seguem uma lógica estritamente baseada em mérito.

Seja realista. Foquemos nos fatos. Vocês levam tudo para o lado pessoal.

Não é legal mentir. :slight_smile:
[/quote]

Eu nunca falei em mentir, se não tem o que falar bem então não precisa falar mal, é assim que eu fui criado também… :smiley: (com todo o respeito)

Já ouviu falar das 3 peneiras de Sócrates?

Ética e Moral a parte, se pensarmos racionalmente o que você tem a ganhar falando mal de uma empresa que trabalhou e na qual não trabalha mais??

Acha que vai estar ajudando alguém a não passar por aquilo que passou??

Como já falaram aqui, todo mundo é livre para sair quando quiser se estiver insatisfeito

Infelizmente vou ter que concordar com a maioria das afirmações do Thiagosc . Quem não concorda e esteve lá ou é cego ou está tentando se iludir.

Me desculpem, mas em uma empresa onde pessoas que deteem o poder chamam os programadores de beiçudos se referindo a idiotas que só devem digitar o que esta especificado), sinceramente, a menos que vc seja junior, queira usar de escada em sua carreira ou queira se encostar, eu nao recomendo.

E não é pelo tamanho da empresa que ocorrem estas discrepancias, pois trabalhei em algumas “bigs” e nunca passei por situações como estas.

Lembrando que não estou criticando, apenas expondo minha visão do tempo que passei por lá.

[quote=André Fonseca]Acha que vai estar ajudando alguém a não passar por aquilo que passou??

Como já falaram aqui, todo mundo é livre para sair quando quiser se estiver insatisfeito[/quote]

Haha. Por que estão invertendo a ordem das coisas? Eu não criei tópico para falar mal de ninguém, apenas respondi a pergunta do criador do tópico e corrigi algumas fantasias de outros. Agora eu sou culpado por dizer a verdade e repassar informações que podem ser úteis?

Sim, acho que quem está insatisfeito tem mais é que mudar de emprego mesmo. Mas o que isso tem a ver com o que está sendo dito aqui? O que muda na realidade dos fatos? Por que essa tentativa de tornar fatos facilmente comprováveis em uma disputa pessoal?

Se você ama a IBM, bom para você. Apenas use argumentos racionais para sustentar a sua louvação e não parta para a ignorância assim que alguém diz algo que você discorda.

Cursos de línguas? Haha… Se algum entrevistador falar essas coisas, perguntem sobre o que eu disse aqui. Posso aprender a língua que eu quiser? Posso participar de grupos de estudo com assuntos do que eu quiser, como por exemplo Computação Gráfica e renderização em tempo real? Quantas viagens farei por ano?

Por favor, perguntem!

EDIT: Esse pessoal vive caindo em conto do vigário. Eles pagam curso de inglês porque eles precisam, e não por caridade. É difícil encontrar gente com inglês fluente! Isso nem benefício é. Se você tem inglês fluente aproveite a meta a faca na hora de negociar salário. Pessoas assim são difíceis de encontrar. :slight_smile:

Nossa Thagosc… você tá parecendo o Duran. Só que mais teimoso.

Cara, eu já trabalhei lá, o aleck trabalhou lá, mais um punhado de gente trabalhou lá…

Assim, para quem lê o que VOCÊ está escrevendo, trabalhar em uma empresa Multinacional é uma merda. Na IBM então, deve ser o inferno.

Mas vou te falar: a empresa não faz tudo o que você quer. Ela não dá palestras do que você quer, não ensina as línguas que você quer aprender e nem te dá tapinhas nas costas quando te manda embora. É uma empresa. Não é a sua mãe.

A empresa te ajuda a aprender inglês porque é BOM PARA OS DOIS LADOS. Assim como dá palestras de tecnologia (dava toda sexta-feira, e era ótimo) do assunto que ela deseja, ou do palestrante que marcar. Quem quiser vai, não precisa ir. Ninguém é obrigado.
Mas enfatizando, era ótimo. Há cinco anos atrás já existia um protótipo de celular da espessura de um cartão de crédito, e eu vi… fantástico.

Se você acha que é uma merda, é a sua opinião. Todo mundo fala mal da Accenture. Todo mundo fala mal das outras grandes consultorias. O que eu acho é que além do dinheiro, é uma ótima experiência, muita gente boa e competente trabalham lá.

Mas peço para que você não fale do que você não conhece ou que seu amigo que tem um conhecido que trabalhou lá disse.

[quote=balarini]Nossa Thagosc… você tá parecendo o Duran. Só que mais teimoso.

Cara, eu já trabalhei lá, o aleck trabalhou lá, mais um punhado de gente trabalhou lá…

Assim, para quem lê o que VOCÊ está escrevendo, trabalhar em uma empresa Multinacional é uma merda. Na IBM então, deve ser o inferno.

Mas vou te falar: a empresa não faz tudo o que você quer. Ela não dá palestras do que você quer, não ensina as línguas que você quer aprender e nem te dá tapinhas nas costas quando te manda embora. É uma empresa. Não é a sua mãe.

A empresa te ajuda a aprender inglês porque é BOM PARA OS DOIS LADOS. Assim como dá palestras de tecnologia (dava toda sexta-feira, e era ótimo) do assunto que ela deseja, ou do palestrante que marcar. Quem quiser vai, não precisa ir. Ninguém é obrigado.
Mas enfatizando, era ótimo. Há cinco anos atrás já existia um protótipo de celular da espessura de um cartão de crédito, e eu vi… fantástico.

Se você acha que é uma merda, é a sua opinião. Todo mundo fala mal da Accenture. Todo mundo fala mal das outras grandes consultorias. O que eu acho é que além do dinheiro, é uma ótima experiência, muita gente boa e competente trabalham lá.

Mas peço para que você não fale do que você não conhece ou que seu amigo que tem um conhecido que trabalhou lá disse.[/quote]

Falou tudo ai! as pessoas tem mania de falar do que nunca viveram… Eu trabalho na IBM e to gostando daqui… muito bom fora a carreira profissional, a experiencia que to tendo aqui em varias areas e ao mesmo tempo isso nao tem preco, a oportunidade de falar e conversar com americanos, criar minha rede de contatos se um dia sair os amigos ficam… e a por falar na SextaTech ainda rola e ta massa eheh! E outra trabalhar em uma multinacional nao eh a mesma coisa que trabalhar em uma empresa pequena ou de medio porte, as regras sao diferentes e ate o modo de receber pressao eh diferente…

Jamais disse que era o inferno e com certeza existem empresas piores. Apenas trouxe de volta à realidade o delírio de alguns.

[quote=balarini]
Mas vou te falar: a empresa não faz tudo o que você quer. Ela não dá palestras do que você quer, não ensina as línguas que você quer aprender e nem te dá tapinhas nas costas quando te manda embora. É uma empresa. Não é a sua mãe.[/quote]

Essa lógica invertida já está enchendo o saco. Vocês misturaram as causas com os efeitos e começam a falar besteira. Leia a thread, por favor. Se não entendeu alguma coisa, por favor pergunte.

Quem disse que a empresa faz tudo e isso é um “benefício” foi outra pessoa, que afirmou ela “paga cursos, palestras, viagens e cria grupos de estudos”. Preciso quotar? Apenas demonstrei que isso é falso! Uma empresa ideal, ou seja, mais próxima do que é um Google, provavelmente daria mais espaço para os desenvolvedores serem criativos. Mas essa não é a regra e nenhuma empresa tem essa obrigação.

Você tem algum problema com essa argumentação, então reclame para o “lalalika” ou algo assim.

E como isso conta como benefício!? COMO? Isso não é benefício e nem regalia. Eu posso estudar o que quiser sozinho, se a empresa quer que eu faça algo que ela deseja tem mais é que pagar mesmo.

[quote=balarini]
Mas peço para que você não fale do que você não conhece ou que seu amigo que tem um conhecido que trabalhou lá disse.[/quote]

Hehe, acredite eu sei mais do que gostaria de saber. Quer trabalhar na IBM? Acostume-se a ser office-boy de gerente.

Thiago

Coloca o trecho onde eu disse que amo a IBM e o outro que eu parti para a ignorância

Eu procurei mas não achei

Quero que prove o que está errado em tudo o que eu disse. Chega desse “opiniômetro”. Um chega e diz um monte de fantasia, eu corrijo, e agora eu sou culpado? Do quê? Por quê? Explique racionalmente, expondo os fatos para que todos nós possamos entender e aprender com vocês.

É possível conversar que nem gente grandinha?

[quote=Thiagosc]Essa lógica invertida já está enchendo o saco. Vocês misturaram as causas com os efeitos e começam a falar besteira. Leia a thread, por favor. Se não entendeu alguma coisa, por favor pergunte.

Hehe, acredite eu sei mais do que gostaria de saber. Quer trabalhar na IBM? Acostume-se a ser office-boy de gerente.[/quote]

É verdade, 15 pessoas falam bem e uma fala mal. A gente fala muita besteira.
Eu encerro por aqui.

[quote=André Fonseca]Thiago

Coloca o trecho onde eu disse que amo a IBM e o outro que eu parti para a ignorância

Eu procurei mas não achei[/quote]

Aqui você largou o argumento e partiu para a ignorância. Nada desta frase tem a ver com o que está sendo discutido, mas é uma espécie de tentativa de “cala a boca”.

A parte de amar a IBM é referente à atitude geral de alguns e seus apoiadores, assim como você, em se recusarem a usar a razão e se basear em emoção e opiniões subjetivas para “informar” os outros.

E se você discorda eles dizem coisas feias a seu respeito.

[quote=balarini][quote=Thiagosc]Essa lógica invertida já está enchendo o saco. Vocês misturaram as causas com os efeitos e começam a falar besteira. Leia a thread, por favor. Se não entendeu alguma coisa, por favor pergunte.

Hehe, acredite eu sei mais do que gostaria de saber. Quer trabalhar na IBM? Acostume-se a ser office-boy de gerente.[/quote]

É verdade, 15 pessoas falam bem e uma fala mal. A gente fala muita besteira.
Eu encerro por aqui.[/quote]

Ainda estou esperando um argumento que envolva razão ao invés de ataques pessoais. Cadê? Se é tão bom assim como você fala não há sobre o que falar? Não precisa enfeitar muito, seja objetivo.

A quantidade de pessoas insatisfeitas com a IBM ou com uma má impressão sobre a mesma por ter ouvido experiências alheias é muito maior do que 15.

[quote=Thiagosc][quote=André Fonseca]Thiago

Eu procurei mas não achei[/quote]

Aqui você largou o argumento e partiu para a ignorância. Nada desta frase tem a ver com o que está sendo discutido, mas é uma espécie de tentativa de “cala a boca”.

[/quote]

Acho que você está com problema de interpretação de texto. O que eu disse ai acima é pedir pra você colocar a parte do texto onde eu tenha partido para ignorância e dito que amo a IBM.

Como você não achou colocou a própria pergunta como se eu estivesse fazendo uma espécie de cala a boca, pode ter certeza de que essa não foi a minha intenção

[quote=Thiagosc]

A parte de amar a IBM é referente à atitude geral de alguns e seus apoiadores, assim como você, em se recusarem a usar a razão e se basear em emoção e opiniões subjetivas para “informar” os outros.

E se você discorda eles dizem coisas feias a seu respeito.[/quote]

Se você procurar em todas as minhas mensagens nesse tópico eu não teci nenhum comentário a favor ou contra a IBM, eu apenas disse que na minha opinião não é legal sair falando mal da empresa porque você não tem nada a ganhar com isso

PS: agora estou sim sendo irônico dizendo que você está com problema de interpretação de texto, assim como espero que você também esteja sendo irônico quando diz eu eu parti para a ignorância e larguei os argumentos sendo que em nenhum momento eu falei mal ou a favor da IBM

Independentedo gerente, projeto, beneficios, eu entraria sim na IBM (se não fosse a forma de contratação esdruxula) e mostraria do que sou capaz, mesmo com todos os pontos negativos apresentados pelo thiagosc (melhor ainda pelas vantagens apresentadas por outros aqui), mostrando todo meu profissionalismo.

Realmente, falar mal de uma empresa em que você trabalhou é cospir no prato que comeu, totalmente anti profissional. Não adoto essa postura. Nas empresas em que trabalhei, tinham sim coisas que eu via e ficava pasmo, porem, com aquilo eu aprendia “o que não fazer” e hoje vejo que tudo aquilo, valeu a pena…

E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.

Um abraço a todos,

[quote=erickles]Independentedo gerente, projeto, beneficios, eu entraria sim na IBM (se não fosse a forma de contratação esdruxula) e mostraria do que sou capaz, mesmo com todos os pontos negativos apresentados pelo thiagosc (melhor ainda pelas vantagens apresentadas por outros aqui), mostrando todo meu profissionalismo.

Realmente, falar mal de uma empresa em que você trabalhou é cospir no prato que comeu, totalmente anti profissional. Não adoto essa postura. Nas empresas em que trabalhei, tinham sim coisas que eu via e ficava pasmo, porem, com aquilo eu aprendia “o que não fazer” e hoje vejo que tudo aquilo, valeu a pena…

E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.

Um abraço a todos,[/quote]

Ericles, se vc realmente quer viver esta experiencia, recomendo ligar para as consultorias e até mesmo manda mp para o pessoal deste topico que trabalha lá, quem sabe eles te dão uma força. Lá dentro uma indicação vale mais do que um curriculum bem feito.

Como quase tudo na vida, as experiencias dependem de quem esta vivendo, nenhuma opiniao vai substituir a sua propria experiencia junto a IBM ou qualquer outra empresa.

Procure por empresas que prestam serviços para IBM, pois é mais fácil entrar como contractor do que pelo processo seletivo normal, depois lá dentro é contigo mesmo, já vi muita gente ser efetivada, eu mesmo tive esta chance, mas não era o que buscava na época.

Ps: Não feche as portas para o “clt flex”, com os impostos que vc vai deixar de pagar, vc pode compensar os beneficios que um clt full lhe daria, procure a planilha da API INFO que vc vai ter uma ideia melhor. O importante é entrar e mostrar seu trabalho.

Boa sorte.

Cara a IBM rula as tetas

Os únicos pontos negativos são o salário piada e a lavagem cerebral que é feito em cada cara que entra.

Tirando isso, o pessoal que eu conheço da IBM manda bem, pessoal dedicado, esforçado e que tem um bom nível, pena que não são valorizados como deveriam.

Eu pretendo trabalhar na IBM um dia, e talvez logo. Mesmo eu já tendo recebido propostas legais e ter contatos importantes lá dentro, nesse momento não tenho interesse porque eu to num lugar que eu não pretendo sair. Mas a experiência que o pessoal da IBM tem e os projetos que eles abraçam pesam muito no currículo e no teu conhecimento.