IBM Hortolandia

Não preciso ir lá. Tenho vários amigos e ex-colegas que trabalham lá e falar que lá é lugar de office-boy, fazer cafézinho e encaminhar e-mail para o chefe é no mínimo uma total falta de respeito com os meus conhecidos que são excelentes desenvolvedores (inclusive o pessoal que trabalha no LTC).
Não estou dizendo que é um lugar perfeito, mas pelo menos não menospreze nem generalize os profissionais que ali trabalham.

[quote=Rubem Azenha][quote=Thiagosc]
Vai lá então e veja com os próprios olhos. Depois diga-nos como foi a sua experiência! :slight_smile:
[/quote]

Não preciso ir lá. Tenho vários amigos e ex-colegas que trabalham lá e falar que lá é lugar de office-boy, fazer cafézinho e encaminhar e-mail para o chefe é no mínimo uma total falta de respeito com os meus conhecidos que são excelentes desenvolvedores (inclusive o pessoal que trabalha no LTC).
Não estou dizendo que é um lugar perfeito, mas pelo menos não menospreze nem generalize os profissionais que ali trabalham.[/quote]

opa! Rubem eu acho que ele se atrapalhou. e achou estranho uma empresa de grande porte na area de TI ter office-boy. Aqui tem office-boy como qualquer outra empresa hehe, principalmente documentos importantes que nao pode vazar por exemplo… e esses office-boy sao profissionais chaves como o desenvolvedor e qualquer outro. A empresa do “Tio zé desenvolvimento” tem office-boy.

:slight_smile:

So mais um detalhes sao 10 mil funcionarios nao tem como ele tirar esse resultado, a nao ser q ele conseguiu entrevistar todos os funcionarios e saiu perguntando a funcao, o que fazia etc.

Olá, Thiagosc

Me cadastrei apenas pq gostaria de lhe dizer o quanto apreciei ler seus posts no tópico IBM Hortolândia. Concordo 150% com tudo o que você diz com respeito à pessoa se submeter a essas consultorias que somente visam o lucro próprio, desconsiderando o que os profissionais almejam e esperam de uma empresa como a IBM.

Você foi bastante claro nos seus comentários, deixando à mostra como é perigoso considerar uma empresa apenas pelo nome que carrega. Em resumo, a IBM é uma enganação, que ainda hoje vive de sua “imagem” do passado (na qual algumas pessoas desinformadas ainda acreditam), contrata colaboradores a partir dos canais mais “sujos” (a pior espécie de empresinhas de consultoria de RH “caça-níquel”), em resumo, não tem o menor respeito pelos profissionais da área técnica, como eu sou e provavelmente você também é. Realmente, concordo com você no que diz quanto à IBM não passar de uma empresa de marqueteiros.

Vou contar uma rápida liçãozinha de história:
Em 2004 participei de um projeto no qual fui iludido que seria direto pela IBM (mas na verdade foi pela BRQ - uma empresa bem bandida, por sinal: não paga corretamente, contrata irregularmente, etc), ficamos eu e outros profissionais alocados em uma sala dentro do prédio da IBM, mas totalmente sem apoio da IBM. De um dia para outro, a maioria foi cortada, sem que explicação alguma fosse dada a ninguém. Foi dessa forma que aconteceu. No fim, ficamos todos literalmente “correndo atrás” da BRQ, a qual não atendia nossos telefonemas, e não dava mais retorno a nenhum de nós.

Enfim, hoje posso ver que nada mudou. Recentemente fui contatado por uma dessas “consultorias” (PROCWORK) para uma vaga em Hortolândia. Percebo que a IBM usa de várias dessas empresinhas - já que no início desse ano, eu tinha sido contatado por uma outra (SYSTEMPLAN), também através do APINFO. É sempre a mesma história: você precisa preencher uma “tijolada” de formulários, com as mesmas informações, e depois fica aguardando um contato, que geralmente não vem. Os processos da IBM são os mais longos, confusos e sem metodologia que eu já vi.

Quem me ligou da PROCWORK foi um estagiário (pasme!), que mal conseguia formular corretamente as perguntas básicas (todas constando dos meus dados do APINFO). Quando no final, ele me solicitou o preenchimento dos tais “formulários”, respondi “na lata” que já os tinha preenchido por outra empresa, e que iria enviá-los (uma vez que todos, independente da “consultoria”, possuem os mesmos dados, requerendo talvez algum ajuste da parte deles). Para minha surpresa, recebi como resposta do tal estagiário, o seguinte e-mail (os grifos são meus):

[quote]De: Antonio Lucas Cavalcante da Silva <antonio.silva@sondaprocwork.com.br> - 10:30 (1 hora atrás)

Caro Werner,

Somos uma multinacional consolidada no mercado há muitos anos graças à seriedade, comprometimento, respeito, educação e competência de nossos colaboradores. Infelizmente pude constatar através de nosso contato que você não possui o perfil que buscamos para um profissional de nossa equipe. Sendo assim, não é necessário que você envie seus formulários pois estou dando encerramento ao processo.
A IBM é uma cliente de grande porte em que inúmeras oportunidades são abertas diariamente e inúmeros profissionais passam por processos todos os dias, portanto é natural que os processos sejam demorados.Temos como princípio dar um feedback ao nossos candidatos, porém não sabemos como as outras consultorias trabalham. Lamento que você tenha tido uma experiência desagradável com outras consultorias e espero que tenha sucesso na sua carreira profissional.
Obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia

att,
[/quote]

Ou seja, é assim que a IBM pensa - Eles acham que você é quem precisa deles. Contratam empresas pequenas que acham que têm o rei na barriga, e a verdade é que acham que nós temos a obrigação de dar alguma satisfação a essas empresas de M**** que a IBM coloca a seu serviço.

Só a título de curiosidade, segue a resposta que enviei ao tal estagiário:

[i]Meu caro Lucas,

Suas palavras são meras palavras.
Assim como outras, que dizem o mesmo que a sua empresa porém demonstram atitude completamente oposta, sua empresa só faz desperdiçar o tempo de profissionais sérios.

Uma empresa que manda um estagiário fazer contatos profissionais com candidatos (o qual sequer tem capacidade de conduzir uma entrevista profissionalmente), que acha que candidatos têm a obrigação de ficarem preenchendo os mesmos formulários tantas vezes quantas vocês queiram, e não se obrigam a dar qualquer satisfação posterior ao mesmo, condenando o profissional a ficar "eternamente" aguardando um retorno do processo, só pode ser classificada como uma empresa de moleques.

A sua "empresa", que como você diz, é "séria", não trata o candidato com o respeito que merece, portanto não merece a minha consideração.

Saiba que você, a sua empresa, e seus "colegas" aí não passam de moleques que acham que nós, profissionais sérios do mercado, temos todo o tempo do mundo para perder com seus processos confusos, desorganizados, e sem a mínima metodologia.

No fim, nós, profissionais, não precisamos dos seus serviços. Muito menos a IBM, que se tivesse consciência do seu tratamento com os candidatos, certamente dispensaria seus serviços. Não sou eu, nem os demais profissionais que vocês contatam, que necessitamos de vocês. São vocês que necessitam dos profissionais.

O seu e-mail foi desnecessariamente ofensivo ao meu caráter e conduta, e será encaminhado aos canais competentes para devido registro e providências.

Sem mais.[/i]

Moral da história: IBM para mim, NUNCA MAIS - MESMO.

Cara, que lição!

Não nego que gostaria de trabalhar na IBM, mas gostaria de trabalhar “na IBM”, não por essas empresas terceirizadas…

Meu Deus… quem escreve “att” no final de um e-mail é quem tem que levar um pé na bunda. Quer imitar estrangeiro e acaba passando por brasileiro que acha que entende alguma coisa.

Tive o trabalho de ler todas as respostas deste tópico, e aprendi bastante.

Ficou claro para mim que, de fato, uma boa negociação faz toda a diferença. De fato, nenhum dos meus ex-chefes me ofereceu um bom salário. Eu é que sempre pedia mais que a média do mercado, justificando o porquê, e quase sempre conseguia diminuir a fatia do empresário e aumentar a minha. Muito obrigado Robert Kyiosaki, Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi por me dar várias dicas e “insights” neste sentido.

Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).

Há algum tempo tenho visado trabalhar na IBM de Hortolândia, pq fiquei sabendo que eles tem uma paciencia enorme com jrs. Vou terminar o curso de Computação esse fim de ano e estava querendo começar por la. Alguem tem alguma dica de como faze-lo.

Desde já agradeço a todos que contribuirem. ^^’

[quote=pcassiano]Tive o trabalho de ler todas as respostas deste tópico, e aprendi bastante.

Ficou claro para mim que, de fato, uma boa negociação faz toda a diferença. De fato, nenhum dos meus ex-chefes me ofereceu um bom salário. Eu é que sempre pedia mais que a média do mercado, justificando o porquê, e quase sempre conseguia diminuir a fatia do empresário e aumentar a minha. Muito obrigado Robert Kyiosaki, Mauro Halfeld e Gustavo Cerbasi por me dar várias dicas e “insights” neste sentido.

Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).[/quote]

Vai aprender a ser peão de fábrica de software então. A IBM é uma empresa porca, não apenas em seus métodos de contratação fraudulentos, mas também com seus próprios funcionários.

[quote=pcassiano]Tive o trabalho de ler todas as respostas deste tópico, e aprendi bastante.

Vi que tem gente aqui que tem nojo da IBM, e preciso respeitar suas respectivas opiniões. Mas concordo com quem disse que, por ser uma grande empresa, vale a pena trabalhar lá, pelo que se pode aprender (estou falando de quem tem pouco ou nenhuma experiência).[/quote]

Caro Cassiano,

Se você está iniciando na carreira, acho justificado o seu parecer. Fico feliz em ver que existe gente com capacidade analitica. O seu problema, no caso, ainda é a falta de informação acerca de varias das coisas que acontecem com os profissionais que estão aí no mercado de trabalho.

Sem a devida informação, é natural q vc não tenha ainda como analisar os pormenores. Sem você passar pelo que eu e alguns outros já passaram, não tem como você saber que as consultorias hoje fazem a gente de palhaço, pois provavelmente ainda nao sentiu na veia como eles só pensam em tirar proveito, lucrando com a gente. E muitos dos garotões que aqui postam, colocando a IBM "lá em cima", provavelmente desconhecem o fato de que essa empresa hoje, só vive de seu nome, e já teve quase as portas fechadas a não muito tempo atrás. Se o governo dos EUA não tivesse injetado $$ na veia da IBM, ela hoje já não existiria mais.

O pessoal pensa muito na fantasia, e fecha os olhos para a realidade. Essa é a moral da história.

IBM... bah!!
(E antes q alguém apareça dizendo que eu só falo isso pq gostaria de trabalhar lá e nao consigo, hoje eu recusei uma proposta deles, pq a merda da consultoria - outra dessas q se acham - não aceitou o que eu quero ganhar, e nem me contratar CLT. Se a IBM é td isso, não teria problemas com nenhuma dessas questões)

O que F*** a vida da gente, são as malditas CONSULTORIAS. Se um dia, no futuro “longínquo e distante”, tanto os profissionais quanto as empresas de TI se tocarem que não existe nenhuma real necessidade de terceiros intermediando as contratações, todas essas “multinacionais, que prezam pela honestidade, comprometimento, e blablabla” estarão em um mato sem cachorro. E finalmente, os profissionais terão uma chance real de progredirem na carreira sem serem explorados por gentinha pequena.

É isso aí.

Caro André,

A coisa é pior ainda do que vc imagina: Nem sequer no português falado esse cidadão conseguiu mostrar alguma noção básica de “alfabetismo”: frases polvilhadas de “gerundismo” (eu vou estar pedindo pra vc, vamos daí estar encaminhando, por aí vai). E pra não fugir do costume (como em todas as “consultorias multinacionais consolidadas no mercado…”, o cidadão não tinha noção alguma de nada daquilo que estava me perguntando. Já ouviu a expressão “papagaio de pirata”? Repete td o que está no script, que alguém passou para ele ler. E com erros de gramática…

Pessoalmente, quero mais é que o Sr. Antonio Lucas, da consultoria “somos uma multinacional consolidada no mercado…” (vulgo, ESTAGIÁRIO), “esteja indo tomar” no (…) dele.

nada