IBM Hortolandia

[quote=Leozin]Cara a IBM rula as tetas

Os únicos pontos negativos são o salário piada e a lavagem cerebral que é feito em cada cara que entra.

Tirando isso, o pessoal que eu conheço da IBM manda bem, pessoal dedicado, esforçado e que tem um bom nível, pena que não são valorizados como deveriam.

Eu pretendo trabalhar na IBM um dia, e talvez logo. Mesmo eu já tendo recebido propostas legais e ter contatos importantes lá dentro, nesse momento não tenho interesse porque eu to num lugar que eu não pretendo sair. Mas a experiência que o pessoal da IBM tem e os projetos que eles abraçam pesam muito no currículo e no teu conhecimento. [/quote]

Deize ele Leozin, coitado nao tem nem ideia dos projetos que a ibm tem e quem sao os clients da ibm… a remuneracao que foi oferecida para uns pode ter criado uma imagem negativa da empresa, mas a questao é que nao tem uma tabelinha definida que jr ganha X e pronto, tudo isso depende do nivel do conhecimento do cara e ele ter o poder de negociar, o problema todo que ninguem sabe negociar salario e depois fica reclamando, outros nem sabe valorizar o proprio conhecimento e fica reclamando. Tipo um cara com ingles avancado em conversacao por exemplo que aceita uma proposta para ganhar menos de 4k é pq ele é burro, pois encontrar alguem com ingles avancado eh uma briga feia… e em multinacionais isso eh ouro… e elas estao dispostas a pagar o valor acima do mercado, mais quem ta de fora nao sabe disso hehe ai fica com a primeira proposta.
Ja falei e falo o cara de TI tem que esquecer os codigos, as tecnologias e saber dar area de negocio, para a galera de RH nao colocar no bolso… e em empresas grandes esse pessoal é bem preparado na parte comercial.

Eu diria que se vc vende tecnologia e conhece o que esta vendendo as suas chances serao bem maiores, em ambas as areas.

Parem de mentir pelo amor de Deus. A única medida para o salário de alguém lá dentro é o quanto ele aceitou ganhar. Não existe lógica de conhecimento ou senioridade. Algumas pessoas que acabaram de sair da faculdade podem ganhar mais que um cara com 10 anos de experiência. Isso é fato.

Existem vários pontos negativos. Tive conhecidos que trabalharam tanto na Tutóia quanto em Hortolândia. Não conheço Tutóia, mas lá é vendas e marketing. Todos os meus conhecidos que trabalhavam lá não faziam nada de técnico. Existem uma espécie de suporte a clientes lá, mas não é ciência da foguete.

Em Hortolândia é trabalho de office-boy, salário baixo, gente FDP, etc.

Apenas disse a verdade. Se isso lhe é útil ou não, não me interessa. Não posso faltar com a verdade em qualquer coisa que faço, isso, para mim, é ser anti-ético.

Enfim, existe uma situação onde trabalhar na IBM pode ser bom. Se você não tem experiência alguma e ainda está terminando a faculdade ou acabou de terminá-la. Nesse caso o salário baixo não será um problema, porque você não teria muito o que oferecer mesmo, e ainda terá alguma experiência no canavial como cortador de cana.

Mas se você tem alguma experiência e conhecimento, ou meta a faca na hora de negociar ou caia fora de lá.

Apenas respondi a sua pergunta da forma mais honesta possível. Mentir, para mim, seria anti-ético. Não devemos nos contentar com pouco, principalmente com empresas que não estão nem aí com você e no dia que acharem que precisam cortar gastos, lhe darão o pé na bunda.

Conheci gente com 15 ou 20 anos de empresa serem despedidas simplesmente para cortar gastos. São coisas do negócio, mas isso mostra que devemos ver o nosso lado também. Uma relação empresa-empregado deve ser bidirecional, ambos os lados precisam ter algum benefício. Portanto assim como um empregado é avaliado, tanto a sua “performance” (isso significa ser office-boy de gerente na IBM) ou sua eligibilidade para promoções ou aumentos ou até mesmo para ser despedido, a empresa deve ser avaliada pelo profissional e se não tiver uma boa “performance” então merece tomar o cartão vermelho.

[quote=erickles]
E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.[/quote]

Saiba negociar, se faça de dificil. Tenho certeza que ligarão novamente para você oferecendo uma vaga CLT. Diga-nos quando isso acontecer, pois se for o caso é sinal que todos podem recusar PJ porque eles precisam de profissionais e se não tiver de outra maneira eles pegam CLT mesmo.

Conheço a IBM de Hortolândia tem muitos anos…quando sai da primeira empresa wue trabalhei, em 2004, um dos meus companheiros de trabalho passou num processo seletivo por lá. Tentei algum tempo entrar lá, pelo menos por 1 ano, mas o meu nível de inglês não foi suficiente Acho que não só na IBM como na maioria dos lugares de TI tudo depende do projeto que você cai, de maneira geral. Realmente os salários de lá são baixos, mas sabem um dos motivos? Em geral as vagas que a IBM tem são repassadas para consultorias. Estas consultorias tem para a vaga X por exemplo 10 mil reais. O que ela fazem? Repassam 3 mil reais para o consultor e fica com 7. É a boa e velha lei do lucro. Sobre o trabalho lá, este meu amigo trabalhava com Websphere e estava super satisfeito. Ele trabalha até hoje lá. O cara se destacou e acabou virando funcionário da IBM, os chamados IBMistas, o que muitos que estão lá buscam e os que são dizem que é muito bom, destaque para os beneficios. Percebemos que há N visões aqui sobre o que ocorre por lá, e isso, deve-se, como já disse, aos projetos. Não tenho só este amigo, mas pelo menos mais 2 pessoas que trabalham por lá, não diretamente ligados ao desenvolvimento, mas em projetos de lá tb. Acho também que o fato de vc trampar com equipes de outros paises (EUA, India, etc) lhe dá uma grande vivência no inglês bem como experiência profissional e de vida.

Tudo na vida tem os ‘dois lados da moeda’. Fechar os olhos e partir para a radicalização é um caminho que nem sempre nos ajuda a fazer escolhas corretas e sensatas. :roll:

ate mais…

Método de avaliação IBM, direto da frente de batalha:

Gerente: “Joaozinho, vamos fazer a sua avaliação anual. Mas saiba que essa parte técnica não é importante, porque já sabemos que você pode fazê-la. Não vou entrar no mérito de detalhes técnicos…”

Aqui eles avaliam a sua “performance”, mas começam jogando no lixo tudo o que você fez. Não importa se você foi uma pessoa chave em um projeto, tem responsabilidade e ownership ou conseguiu entregar uma quantidade de trabalho boa sem bugs ou problemas e os clientes estejam te elogiando por isso.

Gerente: “Aqui nós avaliamos assim, se a Joaninha além do trabalho dela nos ajuda com esse trabalho de comunição com os recursos nós consideramos como um extra. Portanto para você conseguir uma avaliação melhor você precisa contribuir em algo.”

Isso significa trabalho de office-boy. Você precisará manter controles e planilhas, colher dados com recursos, encaminhar e-mails do gerente, etc. Simples trabalho braçal.

Chamar a IBM de ridícula é elogio. Ela precisa evoluir muito para ser ridícula. Só uma pessoa com sangue de barata para tolerar esse tipo de tratamento.

office-boy? Tipo o Linux Tech Center?

[quote=Rubem Azenha][quote=Thiagosc]
Em Hortolândia é trabalho de office-boy, salário baixo, gente FDP, etc.
[/quote]

office-boy? Tipo o Linux Tech Center?[/quote]

Não, office-boy mesmo.

Apenas respondi a sua pergunta da forma mais honesta possível. Mentir, para mim, seria anti-ético. Não devemos nos contentar com pouco, principalmente com empresas que não estão nem aí com você e no dia que acharem que precisam cortar gastos, lhe darão o pé na bunda.

Conheci gente com 15 ou 20 anos de empresa serem despedidas simplesmente para cortar gastos. São coisas do negócio, mas isso mostra que devemos ver o nosso lado também. Uma relação empresa-empregado deve ser bidirecional, ambos os lados precisam ter algum benefício. Portanto assim como um empregado é avaliado, tanto a sua “performance” (isso significa ser office-boy de gerente na IBM) ou sua eligibilidade para promoções ou aumentos ou até mesmo para ser despedido, a empresa deve ser avaliada pelo profissional e se não tiver uma boa “performance” então merece tomar o cartão vermelho.

[quote=erickles]
E para encerrar meus comentarios, afirmo novamente, não aceitei a vaga pela forma de contratação, do contrario, já teria dado inicio ao processo de seleção.[/quote]

Saiba negociar, se faça de dificil. Tenho certeza que ligarão novamente para você oferecendo uma vaga CLT. Diga-nos quando isso acontecer, pois se for o caso é sinal que todos podem recusar PJ porque eles precisam de profissionais e se não tiver de outra maneira eles pegam CLT mesmo.[/quote]

Concordo que não devemos nos contentar com pouco, eu não me contento…

Apenas encaro os problemas de uma empresa com profissionalismo, se ela não atende aos meus criterios de um bom ambiente de trabalho e de reconhecimento profissional, simplesmente procuro outro emprego e peço as contas.

A Consultoria que me contatou me enviou outra proposta, porem o salario em carteira estava baixo…Fazer-me de dificil eu fiz, já recusei duas propostas…vamos ver se eles vem com uma contra oferta. Se me enviarem, aviso vcs.

Abraços!

[quote=Thiagosc]
Não, office-boy mesmo. [/quote]

Acho que você não conhece lá…

[quote=Rubem Azenha][quote=Thiagosc]
Não, office-boy mesmo. [/quote]

Acho que você não conhece lá…[/quote]

:smiley:

Vai lá então e veja com os próprios olhos. Depois diga-nos como foi a sua experiência! :slight_smile:

Não sei de onde tiraram que profissionais passando referências uns aos outros ou contando experiências é algo anti-profissional. Essas empresas fazem muito pior, com lista negra com nomes de pessoas que entram com processo na justiça e tudo mais. O direito de julgar algo como bom ou mal não é reservado as empresas somente. Por que tanto complexo de inferioridade? Por que aceitar ser julgado por parâmetros arbitrários definidos por algum gerente demente e não se dar o direito de julgar as empresas com parâmetros racionais?

É por isso que o mercado de desenvolvimento de software está um lixo. As empresas tem a faca e o queijo na mão, cometem fraude e modos de contratação ilegais, fazem o que querem e os desenvolvedores aceitam de bico calado. Empurram CLTs mutantes goela abaixo e ninguém fala nada. Tratam o funcionário como se fosse catador de lixo na rua e fica por isso mesmo.

Uma empresa dessas, assim como a IBM que apóia fraude da CLT através de contratações PJ e CLT mutante, merece se esculachada mesmo e suas táticas expostas para que outros tomem decisões bem informadas.

Essa história de “anti-profissionalismo” foi inventada por um idiota útil aí da thread que não conseguiu formular mais que duas frases que façam sentido.

Bom, não sei nada sobre a IBM pra poder argumentar mas…

Isso aí é real, e assustador. O ramo do desenvolvimento pode acabar como o de manutenção de computadores, saturado e mal pago, por causa dessas.

Thiagosc,

Concordo sim com tudo o que vc diz. Mas o que fazer ? Claro, temos que nos valorizar e mandar essa gente exploradora a merda, porem, sempre havera aquele que aceita qq parada, pois esta desesperado a procura de emprego…e eh ae que são explorados.

Penso que, gente exploradora assim não faz questao de profissionais de qualidade, vai qq um, desde q faça o troço funciona…

Que isso…discutir se a IBM é uma empresa boa pra trabalhar…
eu não tenho dúvidas

vou dar uma inchada pra vcs
aí sim vcs vao ver oq é bom :lol:

dohko: inchada ? :?: ?

Thiagosc: E quem disse que negociar é algo ruim? Não pode ter a visão de que a parte técnica é a única que importa, porque aí sim o trabalho será totalmente braçal, que você tanto reclama… É por isso que os “office-boys” se dão melhor que muita gente “técnica”.

Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem!

Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem![/quote]

Nao falei em "encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho ", falei em NEGOCIAR, porque quem faz isso consegue fazer a mesma coisa que outros, e ainda ter um salário maior…

Ou você acha que pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam dinheiro porque programam bem?

Vejam todos, o georgen acabou de afirmar que encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho são tarefas “mais complexas” do que projetar um sistema. Você merece a IBM! Se já não trabalha lá, por favor mande curriculum e aceite qualquer proposta que eles fizerem![/quote]

Nao falei em "encaminhar e-mails do gerente, preencher planilhas e trazer cafézinho ", falei em NEGOCIAR, porque quem faz isso consegue fazer a mesma coisa que outros, e ainda ter um salário maior…

Ou você acha que pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam dinheiro porque programam bem?[/quote]

Pobre de vc que no mundo de hj nao saber negociar, ta morto. Vc tem que puxar para sua sardinha pq empresario nenhum vai fazer isso, ou vc sabe negociar ou colocam vc no bolso pagando menos do que vc deveria ganhar, isso por uma questao de diminuicao de custo e simples o mundo é dos espertos. Acreditar que um empresario vai ter consciencia de pagar acima do mercado ou no valor que vc acha q deve ganhar sem vc negociar claro que nao vai. Nunca vi uma vaga de emprego oferecendo salario acima do mercado ahah tem suas excecoes mais tipo programdor jr. ta dificil de ver. Cabe agora vc negociar e dizer que tem interesse de trabalhar naquela empresa porem pelo valor X.