IBM WebSphere Application Server Community Edition

Fala galera!!!

A IBM disponibiliza um servidor de aplicações muito bom, rápido e prático, e é uma ótima oportunidade para aqueles que não querem gastar com servidores de aplicação. Claro que não tem TODAS as funcionalidades que um WebSphere Application Server Network Deployment/Express/Base tem, mas vale a pena conferir e aconselho que baixem e testem.

O IBM WebSphere Application Server Community Edition é um servidor de aplicações J2EE baseado no Apache Geronimo, projeto de servidor de aplicações de códigos abertos da Apache Software Foundation.

O WebSphere Application Server CE possui algumas funcionalidades, que são:

• É gratuito. Não é cobrado licença para desenvolver, testar e para utilização em produção, porém, caso queira ter suporte, tem que pagar;
  • É focado na plataforma JEE 5, porém suporta também aplicações e web services na plataforma JEE 4;
  • Especificações JEE 5 suportadas pelo WAS CE: JSP, JSF, EJS, JPA, Web Services, JMS, JDBC, JTA e ORB;
  • Plug-in para Eclipse. Permite a utilização do Eclipse para desenvolver, debugar e fazer deploy de aplicações;
  • Banco de Dados: Oracle, DB2, SQL Server e MySQL;
  • Customização no runtime da aplicação (ativar ou desativar componentes da aplicação);
  • Suporta LDAP;
  • Console administrativo via browser para gerenciar e monitar suas aplicações;
  • Ajuda na migração do Geronimo e Tomcat;

Segue o link para download:

E o mais legal, a documentação é toda em português:
http://publib.boulder.ibm.com/wasce/V2.0.0/pt_BR/index.html

É isso ae, estou disponível para qualquer dúvida que tiverem.

Abraços!!!

[quote]Claro que não tem TODAS as funcionalidades que um WebSphere Application Server[/quote]Aliás ele não tem nada do WebSphere , indo um pouco além a IBM não faz nenhuma questão desse “Apache - Geronimo” com o codinome de WebSphere Application Server CE. É somente para dizer a comunidade que tem um AppServer Free seria mais honesto da parte dela se colocasse uma versão Free do WebSphere assim como fez com o DB2 Express C.
Acho que se for usar isso é melhor usar o Apache - Geronimo que é mais saudável.
[]S.

Concordo com vc, William. A única vantagem é que a documentação é em português e tem me ajudado bastante na utilização dele.
Outro ponto que eu acho interessante, é que caso você use o WAS CE para finalidade comercial, você pode ter o suporte da IBM, ou seja, suporte de uma empresa grande e confiável.

[]'s

[quote]Outro ponto que eu acho interessante, é que caso você use o WAS CE para finalidade comercial, você pode ter o suporte da IBM, ou seja, suporte de uma empresa grande e confiável.
[/quote]Não quero te desanimar não, mais liga pra IBM e pergunte o valor do suporte e quais empresas são homologadas por eles para esse suporte depois senta e chora.
Não esqueça nunca que o Software livre nunca vai estar na mão das empresas de três letrinhas ou mais letrinhas, e sim na mão da comunidade pois é ela que irá gerir o negócio. Ainda continuo com a minha opinião que se for usar isso fico com o Geronimo ou outros APP Servers livres como o Sun Java App Server ou JbossAS.
[]S.

suporte de uma empresa grande e confiável???

:roll: :shock: :frowning: :cry: :?

JBoss, Tomcat, Jetty, Gerônimo, Glassfish, são pagos?

sinto-lhe informar ams vc é um péssimo marketeiro!

PS: apaguei um topico duplicado seu, por favor não faça isso novamente!

Não concordo em criticar o colega ele simplesmente tentou colocar um produto que a IBM lançou, acho que ele não esta tentando vender o peixe da IBM ate pq ela não precisa disso, e uma BIG empresa e não precisa de ngme e nem nada fazendo propagandas…acho que vcs aqui do guj tem muito nariz impinado e desvalorizam o conhecimento e a opnião alheia, peguem mais leve ada um faz e pensa o que quer…ngm e obrigado a usar so tomcat ou so jboss ou so apache ou so websphere cada um usa o que quer e paga pelo que quer…

[quote] Não concordo em criticar o colega ele simplesmente tentou colocar um produto que a IBM lançou, acho que ele não esta tentando vender o peixe da IBM ate pq ela não precisa disso, e uma BIG empresa e não precisa de ngme e nem nada [/quote]Acho que vc. precisa (re)ler o tópico de novo, ou melhor “Reavaliar os seus conceitos” com relação as suas críticas.
sds.

Caros amigos,

Eu agradeço os comentários e a atenção prestada neste post.
Não houve intenção de marketing neste post, por isso não sou um bom “marketeiro”. Minha inteção foi de partilhar opções.

“Nunca guarde conhecimento pra ti mesmo. Use-o. Seja sábio.”

Desculpe-me pelo post duplicado. :expressionless:

Pessoal, este negócio de código livre é muito bom, mas ouvi de um empresário a seguinte frase:
“Não me interessa muito se em custo ou não. O que me interessa é se, em caso de problema, eu vou poder processar alguém ou não. Afinal de contas o meu negócio depende da informática e não posso correr riscos. Código livre é muito bom para o pessoal de pesquisa e universidade que pode se dar ao luxo de perder dinheiro”
Revoltante mas é a dura realidade quando vamos tratar com empresas de médio porte para cima.

:evil: