IBTA Comentários para futuros alunos

[color=#1874CD]Olá a todos,
Meu maior motivo de criação desse tópico é tentar contar um pouco sobre a minha experiencia na IBTA e caso haja futuros alunos pensarem se é lá que vocês querem investir seu dinheiro.
A IBTA possui ótima estrutura, o seu elevador é meio lotado em horário de intervalo e entrada, até por que é um prédio e não um campus. O problema mesmo se inicia em sua parte administrativa, ela deixa muito desejar, desde a boletos com valores anormais até o atendimento físico, as pessoas te ignoram no atendimento, estudo lá por há 3 meses e já senti na pele o que alguém havia me dito que aconteceu por 4 anos, não adianta reclamar para o coordenador administrativo ele faz pouco caso, não é de hoje isso eu estou lá a pouco tempo mas conheci pessoas que estiveram lá por 4 ou 2,5 anos e me disseram parcialmente as mesmas coisas sobre a parte administrativa.
Em conteúdo aula eu tenho 4 matérias no momento sendo elas:
Matemática Básica
Ética
Comunicação e Expressão
Fundamentos de Hardware
Estudo Dirigido

Curso Ciência da Computação, na minha opinião a grade para primeiro trimestre está ridícula, “qual sentido de ter comunicação e expressão e ética juntas” no primeiro TRIMESTRE?, e o pior é que são os mesmos professores de Matemática Basic e Fundamentos de HW, Ética e Comunicação, em vista matemática e hardware não tem muito problema, mas comunicação e ética tem muito de buscar os debates da aula de ética para comunicação.
Agora o problema maior está na avaliação continua , a cada 1 semana há prova semana sim semana não essas provas ocorrem pós intervalo logo quando terminamos podemos ir embora, o horário de finalização é 22:50 nunca fiquei na faculdade até 22:30 até em dias sem provas fomos liberados já 22:00 perdendo 50 minutos de aula, pensando em um dia isso não afeta muito mas multiplicando por 200 dias letivos dá 1000 minutos !!! ou seja 166 horas é um treinamento de certificação ou algum curso livre, o pior que muitas vezes tem conteúdo para continuar as aulas pois sempre param pela metade antes do intervalo.
Por fim vou falar sobre Estudo Dirigido em partes ele ajuda muito pois você acaba estudando conteúdos ligados a computação como nome já diz, treinando o autodidatismo mas um dia da semana não possuímos aulas isso em todos os anos ou seja é tido como uma matéria EAD, pagar praticamente R$ 1000,00 para ter um dia EAD acho que não é interessante ainda mais durante 4 anos. [/color]

[color=black]Bem basicamente a minha dica se você quer realmente ESTUDAR ser um cientista a IBTA não é um exemplo de faculdade, acredito que vale mais a pena estudar para entrar em uma pública ou usar o FIES para uma PUC ou Mackenzie que tem maior conteúdo acadêmico, porém eu lhe garanto IBTA só "agrega diploma" !
OBS: Minha intenção não foi ser um HATER IBTA, se você faz algum curso lá sabe que o sistema é assim e se vai fazer saiba que o que digo não é opinião e sim fatos.[/color]

Eu me lembro quando você criou um tópico perguntando sobre o IBTA. É uma pena que você esteja tendo uma experiência tão ruim com essa faculdade porque, se não me engano, ela tem cursos com conceito 5 no ENADE (nota máxima). Cheguei a cogitar uma pós por lá, mas com esse desabafo vou pensar melhor sobre isso.

Parece que no Brasil o ensino é algo tão banal que sequer merece atenção. Eu estudo num Instituto Federal e lá há também diversas falhas, principalmente pela falta de interesse por parte de muitos professores. A aula começa às 19h, mas muitos professores começam a aula somente após às 20h. Também já tive professores extremamente incompetentes. Semestre passado, por exemplo, tive um professor de Análise Orientada a Objetos que não sabia absolutamente nada. Certa vez, para testar as reais capacidades do dito cujo, perguntei o que era uma Interface no contexto de orientação a objetos e ele me respondeu que era a interface do software com o usuário kkkkkk (e olha que essa é uma instituição pública de ensino superior).

Mas não serei ingrato dizendo que não tive bons professores. Pelo contrário, conheci pessoas extremamente comprometidas com o ensino. A maioria dos bons professores estavam comprometidos com pesquisa acadêmica e científica, e eles queriam implantar um núcleo de pesquisa por lá. Mas pela falta de interesse dos alunos (afinal, muitos trabalham em SP e enfrentam horas de trânsito para chegarem na aula) e pela falta de Infraestrutura (semestre passado tínhamos uma banda de internet de 2Mb para um prédio com mais 100 computadores) muitos professores foram saindo aos poucos para atuarem com pesquisa em outras faculdades públicas.

Mas, como um usuário muito sábio daqui do fórum me disse uma vez, seja dono de seu conhecimento. Estude por fora, faça cursos, palestras, leia livros e revistas especializadas. Entendo que é frustrante pagar R$ 1000, 00 por mês para aprender menos do que lendo um livro de R$200,00, mas a faculdade é algo quase que obrigatório para nós. Se a instituição de ensino é intragável para você, tente mudar, afinal você está apenas no 1º semestre (e mesmo que a maioria das faculdades sejam ruins, ainda assim existirão as menos piores).

Boa sorte.

[color=black]É cara eu pedi umas dicas as pessoas me recomendaram a IBTA, mas não sei se foi por que elas tiveram uma visão de fora dela ou realmente estiveram lá cursando algo. Como eu disse eu não recomendo pra ninguém, espero que se alguém procurar no Google sobre se IBTA é boa, consigam achar esse tópico para pensarem melhor, eu fui no Mackenzie na segunda feira pós não haver aula pois a professora faltou, em uma segunda feira. Já tenho quase tudo certo vou começar o curso novamente antes perder 1 semestre do que 4 anos ):
Obrigado pelo comentário ![/color]

Olá
Só tenha certeza que não seja o famoso “choque cultural” entre o estilo de ensino pré-faculdade e da faculdade.

[quote=A H Gusukuma]Olá
Só tenha certeza que não seja o famoso “choque cultural” entre o estilo de ensino pré-faculdade e da faculdade.
[/quote]

Olha sendo sincero com você , minha prima faz ciência da computação no Mackenzie, e tem muito mais lógica a matriz curricular dela do que a minha, além de maior balanceamento em horários, eu possuo a carga horária 50 hrs em todas as matérias, ou seja me preparam em ética com 50 hrs e me preparam em fundamento de hardwares com 50 hrs, eu não sou nenhum conhecedor de humanas mas tenho certeza que era possível passar todo conteúdo de ética e moral em 32 hrs assim como no Mackenzie…
Todavia esse é o menor dos problemas como eu disse, não há só um problema na faculdade a má administração do próprio instituto está corroendo os alunos.
vou deixar aqui embaixo um outro relato de uma pessoa que começou junto comigo porém cursa outras matérias, hoje não sei se ele ainda está lá porém ele relatou no facebook em fevereiro.

[quote]"Olha só que legal. IBTA me respondeu, depois de sofrer e até passar noites sem dormir bem, inclusive do dia 04/02 para o dia 05/02 nem dormi direito mesmo. E fui tentar resolver meu problema insolúvel.

Hoje depois de uns 3 dias recebi um resposta da faculdade sobre o meu caso. Depois que já pintaram e bordaram comigo é que tenho uma resposta, dizendo que resolveram minhas solicitações. Tenho provas que não está resolvido, há pendências.

Tudo certo, nada resolvido.

Agora não é mais só por causa de um boleto, não é porque já perdi o desconto para pagamento até dia 05/02, nem por causa de um vale transporte. Agora é pela falta de compromisso e respeito não só comigo, mas com os demais alunos que sofrem para resolver seus próprios problemas com uma ótima instituição que tem um atendimento aos alunos que não condiz com o tamanho do nome que ela têm.

Não há ninguém que que responda pelo atendimento (péssima administração) hirarquia: atendentes, supervisor…acabou. Atendimento não tem ligação com o financeiro, só fazem a ligação por telefone mesmo. Supervisora, que tentou resolver e ainda há pendências. Cadê um coordenador, gerente ou um gerente geral?

Só tamparam o sol com a peneira.
Eu vou me manifestar quanto meus problemas, aos alunos anônimos não posso responder.
Aos direitos e deveres do ensino e educação."[/quote]

Não tenho como avaliar se x horas seja suficiente ou não para passar um determinado conteúdo. Mas, posso dizer que isso é muito dependente do foco de toda a grade. Isso vai influenciar o futuro profissional formado em cada instituição, é isso que pode diferenciar os formandos.
Agora, se a instituição tiver problemas que não seja suportável, o melhor é selecionar criteriosamente uma alternativa.
Boa sorte!

Também gostaria de deixar minha opnião.

Estou fazendo pos graduacao no ibta curso de engenharia de softaware SOA, se arrependimento matasse certamente estaria morto, faculdade muito ruim que já foi boa um dia, mas hoje é horrível.