ICEFaces + jQuery + Netbeans 6.5 => validando campos em formulário

Boa noite pessoal,

Algum colega poderia me ensinar como trabalhar com o jQuery, validando campos em uma pagina jsp criada no netbeans 6.5 ??

Por exemplo: em uma página JSP, eu tenho dois componentes IceFaces (um inputText e um button). Ao clicar neste botão, se o usuário não informar nada, eu gostaria que emitisse uma mensagem de digitação obrigatória para o usuário.

Informo aos colegas que sou iniciante neste tipo de desenvolvimento, e nem sei por onde começar.

Já pesquisei sobre isso, mas consegui obter êxito.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Forte abraço a todos

Adicione uma id a cada campo que vc quer.

faça uma função.

function Validar(){
     if ( $("#id_do_campo").val() == ""){
          alert("O campo tal está vazio");
          // se vc quiser mudar a cor da borda do campo, vc pode fazer isso aqui ainda
          $("#id_do_campo").css("border", "1px solid #F60");
     }
     //.... adicione outros ifs se vc quiser
}

isso é o basico…

no button do seu formulario, adicione onclick=“Validar();”

Boa tarde Helio,

Obrigado pela ajuda.

No Netbeans 6.5, o jQuery já vem no pacote. Na imagem anexo que estou lhe enviando, eu inseri o jQuery dentro do meu projeto na pasta /RESORCES/JQUERY_1.2.6. Dentro desta pasta, criei um arquivo javascript denominado de NEWJAVASCRIPT.JS  Neste arquivo eu criei função que vc me sugeriu.

No código JSP, ficou assim :

<ice:commandButton id="button3" onclick="Validar();" style="position: absolute; left: 420px; top: 204px" value="submit"/> 

Percebi que na paleta de componentes do IceFaces, não tem o evento ONCLICK, aí tive que digitar na mão mesmo no jsp.
Fiz tudo que vc sugeriu, mas ainda não deu certo. Será que estou fazendo algo errado ?

Abraços