Icones no Jmenu e Frame

4 respostas
R

Boa dia a todos, é a primeira vez que posto aqui, estou com a seguinte duvida:
Como faço para colocar ícones no JMenu e como trocar o ícone padrão do Frame(aquela xícara de café) por outro de minha escolha.
Obrigado

4 Respostas

Mannes

No quesito icone em JMenu, você pode adotar algo como isto:

JMenu menu_iniciar = new JMenu(); ImageIcon img_logo = criarImagemIcone("logoMin.gif"); menu_iniciar.setIcon(img_logo);
Ou você pode colocar uma imagem em um JMenuItem, e depois coloca-lo no JMenu:

JMenuItem menu_iniciar = new JMenuItem(); ImageIcon img_logo = criarImagemIcone("logoMin.gif"); menu_iniciar.setIcon(img_logo); JMenu menu_principal = new JMenu(); menu_principal.add(menu_iniciar);
Não se esqueça depois de colocar o JMenu em um JMenuBar, e depois setar na aplicação:

JMenuBar barra = new JMenuBar(); barra.add(menu_principal); this.setMenuBar(barra);
Agora, este negócio da xicarra de café, é algo assim:

ImageIcon imagemTituloJanela = new ImageIcon("imagem.png"); this.setIconImage(imagemTituloJanela.getImage());
Espero que tenha ajudado!
AH! antes de perguntar de uma pesquisada no Google e aqui no GUJ mesmo, e elabore melhgor seus posts
E não se acostume, pois ninguém dá bola a algo que é facil de procurar…

Referências:
http://www.guj.com.br/posts/list/27927.java
http://www.guj.com.br/posts/list/49838.java

manolimars

Aproveitando o Tópico, gostaria de saber como incluir imagens no meu .jar, pois já tentei de tudo, e as imagens só funcionam fora dele, me passaram o seguinte código, mas não funciona ou não estou sabendo lidar com ele
já procurei no GUJ ,no google e em outros fóruns mas todos que vi utilizam o mesmo código abaixo…

URL url = this.getClass().getResource("/images/outros/AddItem.png");
Image imagemTitulo = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage(url);
this.setIconImage(imagemTitulo);
//colocar icone na barra de título

se eu fizer da seguinte maneira funciona fora do .jar

ImageIcon foto = new ImageIcon("/images/outros/AddItem.png");
this.setIconImage(foto.getImage());
//colocar icone na barra de títulos

Alguém pode me dar uma ajuda e dizer o que estou fazendo errado?? Agradeço :lol:

Mannes

Desculpe-me, não entendi muito bem essa sua duvida, mas vou responder o que acho ser…
O aruivo .jar nada mas é do que um .zip com nome de .jar, um disfarce…
Se você estiver com o eclipse, deve ter uma “workspace” e lá dentro tem um diretório “pacote”(onde ficam seus .java).
Coloque suas imagens lá dentro(junto aos .java), ou melhor crie um diretorio paralelo à “pacote” chamado images e coloque suas imagens lá,
E na hora de produzir o .jar as imagens irão junto, é só marcar a pasta.
BotãoDireitoNoProjeto >> Export… >> JarFile >> Selecione o “pacote” e images >> FaçaOutrasConfiguraçõesSePrecisar >> Finish

Se não for isso é só pedir…

manolimars

Era isso mesmo, muito Obrigado irmão,
o que eu estava fazendo errado era o lugar onde eu estava deixando a pasta images, que não era junto com os .java
brigadão :lol:

Criado 18 de novembro de 2009
Ultima resposta 18 de nov. de 2009
Respostas 4
Participantes 3