Ide com recursos grÁficos

bom, gente… estou usando o netbeans e achei ele muito bom para criar interfaces, o problema é quando quero editar o código gerado pro ele eu não consigo… por exemplo, criei um JTable usando recursos gráficos mas não consigo passar os valores do Banco de Dados pra ela pq não posso alterar o código criado pela IDE. ou será q é alguma configuração do netbeans q eu tenho q mexer? se não alguem conhece outra IDE melhor para criar GUIs???

valeu

Olá

Por favor não coloque títulos usando só maiúsculas senão alguém pode pensar que você quer que sua mensagem apareça mais do que as outras.

[]s
Luca

cara tem o Eclipse (http://www.eclipse.org) que é muito bom e o codigo gerado por ele eu acho melhor que o do NetBeans.
Existem maneiras de você conseguir mexer no codigo que é gerado pelo NetBeans, tem algumas propriedades nos objetos eu não lembro o nome agora, que permite editar um codigo antes da inicialização, após, algo desse tipo.

Na minha opinião IDE (free) para desenhar formulário melhor que o Netbeans, vai ser dificil você achar.
O que está acontecendo contigo, é que você não esta sabendo utilizar os recursos dele. Por exemplo, para você modificar a forma de inicialização, pré-inicialização, pós-inicialização e etc, de um componente que você colocou no formulário, basta clicar uma vez nele, com o botão direito do mouse, no menu popup que aparecerá escolha properties (normalmente ele fica ativo no lado direito do formulário), aparecerá um formulário com 3 abas (properties, events e code).
Na primeira você poderá modificar algumas propriedades dos componentes, na segunda (events) você poderá escrever código que será executado qdo ocorrer o evento, e na terceira (code) você poderá escrever código que será executado antes da criação, pré-inicialização, pós-inicialização, durante a inicialização do componente, etc.

Já mexi no properties, consegui mudar o nome das variáveis, etc. mas não consegui mexer no TableModel, o ideal era poder alterar o código gerado.

foi mal pelo CAPS LOCK luca, é mania de escrever tópicos em maiusculo, apenas para destacar o topico do conteudo e nao dos outros topicos.

vou experimentar o Eclipse, pelegrini mas será q o codigo gerado por ele eu consigo alterar?
e se alguem souber se tem como alterar o codigo no netbeans ainda aceito as dicas!!

obrigado!!

Vc altera tranquilamente o código das interfaces criadas pelo Eclipse :slight_smile:
Mas às vezes eu acho que o Eclipse gera código demais pra coisas que dava pra fazer em bem menos linhas… hehehe

Shaylon, da até para vc criar o codigo completo do objeto que vc pos na tela do netbeans, vc precisa seleciona-lo, ir na onde tem as propriedades, ai tu vai na aba Code e edita a propriedade Custom Create Code, ai vc vai criar o objeto do jeito que quiser entendeu.

acho q entendi sim… vou tentar fazer isso! valeu!

cara, baixei o eclipse mas não consegui criar GUI com ele, tem q ter algum plugin pra isso?? valeu!

Vc tem que baixar o plugin Visual Editor no site do eclipse.