IDE - Eclipse , NetBeans

Pessoal, eu aprendi a programar utilizando o Delphi, migrei para a linguagem java e estou com muita dificuldade com os IDEs, qual é melhor utilizar Ecllipse, NetBeans, ou existe outra plataforma? E queria saber se vocês sabem algum tuturial para eu começar a mecher com esses IDEs, estou meio perdido porque no Delphi é só puxar o componente e digitar o que ele tem que fazer, mais no Eclipse e no NetBens estou bem perdido.

se voce estiver desenvolvendo para desktop eu prefiro o netbeans pq ele tem essas mesmas facilidades de arasta e solta só tem um porem ele é meio pesado… eu programo para web por isso prefiro utilizar o eclipse que é mais leve… mas gosto é gosto… no google voce acha bastante apostila de IDEs

Isso é uma opinião bem pessoal, eu diria. Particularmente, sou fã do Eclipse e trabalho a uns 3 anos com ele. Em questões Java, só tenho elogios. Não é a ferramenta perfeita pois nenhuma é, mas sempre atendeu bem minhas necessidades. Sem falar na quantidade de plugins disponíveis para instalação de acordo com a tua necessidade. Em termos profissionais, acredito que o uso em massa seja o Eclipse, todavia, nada impede de usar o Netbeans.

Quer um conselho? Pesquise na internet e busque tutoriais com ambos. Depois comece e utiliza-los e a ver com qual melhor se identifica. Se posso dar opinião pessoal, o Eclipse é melhor. Repito, opinião pessoal.

Na devmedia tem diversas video aulas baseadas na IDE Netbeans.
E tem as video aulas do Prof. Neri que usa Netbeans ou Eclipse.

Eu ja usei Eclipse a uns 3 anos atras, e uma otima IDE e com o WindowBuilder a producao eh bem rapida tbm para Desktop. Hoje voltei a usar por estar desenvolvendo tbm para Android e o Eclipse da um bom suporte a isso.
Para desenvolvimento J2SE(Desktop) uso NetBeans q atende totalmente minhas necessidades, e nao concordo muito com os dizeres “mais rapido, mais pesado etc…” ate msm pq isso tbm vai muito do hardware.

Eu uso NetBeans em um i7 com 4gb ram hd de 1tera hd…é bem rapido, na msma maquina tbm uso o Eclipse q tbm e bem rapido.

Pra vc que esta vindo do Delphi acho q o mais proximo q pode achar é o NetBeans, vc vai ter q testar msm pra ver o que resolve usar.

t+ e boa sorte.

No Eclipse você não vai encontrar a facilidade de clicar e arrastar um componente gráfico, por exemplo. Para isso, você terá que baixar um plugin de interface gráfica, como o Visual Editor, ou o WindowBuilder. Mesmo assim, eu gosto muito de trabalhar no Eclipse. Acho que sua interface é bem mais amigável.

Eu tenho um livro que se chama Dominando Eclipse. Mas um conselho:

Não compre ele!Pra quem tá começando agora com o Eclipse, é um tiro no pé, porque ele não explica direito nem Eclipse, nem java. A única vantagem é que vem com Cds com os plugins pra desenvolvimento gráfico e relatórios.