IDE java mais utilizada no mercado de trabalho

Sou iniciante em java e gostaria de saber qual é a IDE java mais utilizada profissionalmente, o Eclipse ou o NetBeans ? Seria melhor aprender a utilizar quais dessas duas ? Outra coisa: qual seria um bom livro para começar ou um bom material que esteja disponível na internet ?

Eu acho que o Eclipse é mais usado, pelo que eu já ouvi falar e pela empresa que trabalho.

Mas durante a graduação eu só usava Netbeans e não to passando tantos problemas assim no Eclipse. No geral, quando voce pega o jeito em uma não muda tanto pra outra e quando muda você logo se acostuma.

Boa tarde.

Cara, se você é iniciante na linguagem, eu sugiro a você para que não comece os estudos com IDE’s. Utilize o próprio bloco de notas. Dessa maneira, qualquer detalhe que for necessário, é você quem irá inserí-lo, não o auto-complete da IDE. Sem contar que a fixação do estudo é mais satisfatória…

Quanto aos livros, procure as apostilas no site da Caelum, que são gratuitas e possuem um conteúdo excelente para o aprendizado. Também existem livros como “Use a Cabeça - Java” ou o próprio Deitel (JAVA - Como programar). Considero o ensino do use a cabeça mais simples…

Espero ter ajudado.

[]'s

Acredito ser o Eclipse, porém recomendo você utilizar o que se adapta melhor as suas necessidades.

sem duvida o Eclipse é mais utilizado no mercado, porem muitos professor utilizam o NetBeans por achar ele mais intuitivo.

eu acho que, se vc não utiliza nenhuma plataforma especifica, como RAD, JBUILDER que são baseados em Eclipse,isso é apenas uma questão de gosto.

Caros, houve uma discussão recente no seguinte tópico: http://www.guj.com.br/java/269952-jdeveloper-alguem-ja-abandonou-o-seu-eclipse-

A minha posição lá foi:

[quote]Amigos,