IDE java mais utilizada no mercado de trabalho

Sou iniciante em java e gostaria de saber qual é a IDE java mais utilizada profissionalmente, o Eclipse ou o NetBeans ? Seria melhor aprender a utilizar quais dessas duas ? Outra coisa: qual seria um bom livro para começar ou um bom material que esteja disponível na internet ?

Eu acho que o Eclipse é mais usado, pelo que eu já ouvi falar e pela empresa que trabalho.

Mas durante a graduação eu só usava Netbeans e não to passando tantos problemas assim no Eclipse. No geral, quando voce pega o jeito em uma não muda tanto pra outra e quando muda você logo se acostuma.

Boa tarde.

Cara, se você é iniciante na linguagem, eu sugiro a você para que não comece os estudos com IDE’s. Utilize o próprio bloco de notas. Dessa maneira, qualquer detalhe que for necessário, é você quem irá inserí-lo, não o auto-complete da IDE. Sem contar que a fixação do estudo é mais satisfatória…

Quanto aos livros, procure as apostilas no site da Caelum, que são gratuitas e possuem um conteúdo excelente para o aprendizado. Também existem livros como “Use a Cabeça - Java” ou o próprio Deitel (JAVA - Como programar). Considero o ensino do use a cabeça mais simples…

Espero ter ajudado.

[]'s

Acredito ser o Eclipse, porém recomendo você utilizar o que se adapta melhor as suas necessidades.

sem duvida o Eclipse é mais utilizado no mercado, porem muitos professor utilizam o NetBeans por achar ele mais intuitivo.

eu acho que, se vc não utiliza nenhuma plataforma especifica, como RAD, JBUILDER que são baseados em Eclipse,isso é apenas uma questão de gosto.

Caros, houve uma discussão recente no seguinte tópico: http://www.guj.com.br/java/269952-jdeveloper-alguem-ja-abandonou-o-seu-eclipse-

A minha posição lá foi:

[quote]Amigos,

Durante algum tempo usei o Eclipse e o NetBeans. Por fim, há uns dois ou três anos, optei pelo NetBeans, por questões puramente práticas para o meu caso específico. Por exemplo, em muitas ocasiões eu pegava um livro para estudar um determinado assunto e havia páginas e mais páginas explicando como configurar o Eclipse, mas um ou dois parágrafos sobre como configurar o NetBeans, e às vezes nem precisava pois ele já vinha configurado por default. Outro exemplo: quando comecei a estudar programação para o Android, comprei um livro que explicava como configurar o Eclipse e rodar uma aplicação de exemplo. Levei horas e não consegui, mas no NetBeans em apenas meia hora a aplicação já estava rodando.

Bem, evidentemente tudo isso pode ser simplesmente um problema meu de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema) e, no final das contas, a escolha acaba sendo estritamente pessoal, pois o Eclipse é um excelente software e eu jamais diria a alguém para preferir pular com uma corda amarrada nas próprias “partes fracas” ao invés de utilizar o software.

Atualmente pretendo fazer quase todos os cursos on-line da Caelum - que, até onde sei, usa o Eclipse - e vou voltar a trabalhar também com o Eclipse, pois os exemplos lá usam essa ferramenta. Um dos cursos é justamente como utilizar esse software como uma ferramenta de alto desempenho e é justamente o primeiro da minha lista.

Abraços,
Almir.[/quote]

Sugiro que saiba mexer nos dois.
Uso Netbeans a uns 4 anos e pouco, e realmente quase que funciona sozinho e cada dia está melhor, mas o “engesso” é grande.
Você vai se deparar com situações onde vai ser obrigado a usar o eclipse e pode não ter tempo pra aprender.

Concordando com todos acima, Eclipse eh mais utilizado. Porem, se vc for usar para desenvolver para desktop convencional, recomendo Neetbenas, por ter a matisse ja madura… Que o NB engessa mta coisa, concordo, mas da tb pra customizar… Contudo, eh o preco que se paga.

Ratificando, seria bom aprender um pouco das duas…
Salientando, essa discussao eh que nem religiao, e pde ser longa…

:slight_smile:

Bem eu estou na graduação e pretendo usar os dois, porém o Eclipse sempre me dar problemas, uma hora ela não rodava as aplicações e agora ele não estar localizando o JDK, o NetBeans por sua vez nunca me deu tais problemas, porém eu quero as duas IDE e ainda estou lutando pelo Eclipse

Mano, eu trabalho com o Eclipse. Esse é o meu primeiro estágio com programação Java. Mas pelo que vejo muito o pessoal falando, o Eclipse é o mais usado sim!!

Uma dica, pra você que ta começando, não use nem Eclipse e nem NetBeans. Esses dois ID’s te viciam, e te deixam preguiçoso. Por exemplo no Eclipse um simples Ctrl + Barra te completa n linhas de códigos que você, que ta começando, deveria saber o que elas fazem e por que elas estão ali.

Te aconselho usar o JGrasp, é um compilador simples, leve, e você vai ter que escrever toda linha de código, não tem a facilidade do Eclipse, mas você realmente vai aprender. Ja fiz projetos da faculdade com mais de 1000 linhas de códigos usando ele, e hoje agradeço por ter usado ele, apesar de não querer mais usar HAHAHAHAHAHA.

Segue o link:

http://www.jgrasp.org/

No menu superior esquerdo tem o link para Download.

Boa Sorte!!!

É difícil responder sem se basear em números, mas parece que o Eclipse é o mais utilizado. E não se esqueça de que, mais importante do que aprender a trabalhar com um IDE, é ser flexível o bastante pra se adaptar com qualquer um (eu, por exemplo, uso o Eclipse :slight_smile: , o JDeveloper :frowning: e o IntellijIDEA :smiley: ).

Agora, mais utilizado não significa ser o melhor (vide o IntellijIDEA, que é, de longe, o melhor IDE) e algumas coisas que você irá fazer podem requerer um IDE específico (se for trabalhar com tecnologias da Oracle, por exemplo, não conseguirá fugir do JDeveloper - no máximo você pode minimizar o uso dele).

Se você está começando o aprendizado e quer escolher um IDE pra aprender, acredito que tenha começado da forma errada. Aprenda a linguagem primeiro e se preocupe com o IDE depois. Quanto ao livro, sugiro o Head First Java.

No youtube tem aulas de java pra iniciante

Essa escala comparativa de IDEs foi boa hehe

Voltando ao tópico:
Eu também não tenho nenhum número sobre a utilização das IDEs, mas o Eclipse é “o” padrão para desenvolvimento em Java. Outras IDEs são usadas por desenvolvedores isolados, por uma questão de gosto pessoal, mas a IDE padrão das empresas/equipes é sempre o Eclipse *.

*OBS: Escrevi “sempre” porque é a regra. Não é preciso dizer que existem exceções…