Ide para desenvolvimento WEB - Netbeans ou Eclipse ? Quais plugs?

Pessoal, preciso de uma boa IDE para desenvolver web.

Qual eu uso? Netbeans ou Eclipse, dependendo da escolha, qual os plugins que instalo ?

Obrigado.

Eu usaria o netBeans 6.0, pq ja tem uma interface pra lidar com jsp. :slight_smile:

Xiiiiiii, lá vem mais uma discussão sobre NetBeans e Eclipse :smiley:

Flex os dois são bons e tem suas qualidades e defeitos, mas na minha modesta opinião é assim:

O NetBeans é mais facil de aprender e logo logo vc vai estar criando um site na boa
Plugins: para programar JSP puro simplesmente basta criar um projeto web (claro tem o JMaki para Ajax, etc) ou JSF tem o Visual Web Server Faces

O Eclpse tem uma curva de aprendizado um pouco maior, mas te da mais opções de trabalho.
Plugins: Tem vários, mas na minha opinião o MyEclipse para projetos WEB é o melhor e já vem com tudo instalado.

Abraços

Jomello

Comecei com NetBeans e hoje uso Eclipse e não mudo por nada…

[]'s

[quote=jomello_br]Xiiiiiii, lá vem mais uma discussão sobre NetBeans e Eclipse :smiley:

Flex os dois são bons e tem suas qualidades e defeitos, mas na minha modesta opinião é assim:

O NetBeans é mais facil de aprender e logo logo vc vai estar criando um site na boa
Plugins: para programar JSP puro simplesmente basta criar um projeto web (claro tem o JMaki para Ajax, etc) ou JSF tem o Visual Web Server Faces

O Eclpse tem uma curva de aprendizado um pouco maior, mas te da mais opções de trabalho.
Plugins: Tem vários, mas na minha opinião o MyEclipse para projetos WEB é o melhor e já vem com tudo instalado.

Abraços

Jomello[/quote]

Super concordo!

Agora, a escolha depende muito da maneira que você gosta de programar para web.

Eu sou adepta dos Padrões Web, da busca pela Acessibilidade, etc. Além disso, aprendi a desenvolver Web usando o vi ou o tradicional “bloco de notas”.
Por essas e outras, gosto de cuidar do meu código fonte, e nisso, só o Eclipse ne deixou a vontade. :smiley:

Se você é da geração do WYSIWYG/Dreamwaver, vai preferir o NetBeans, uma vez que ele é mais tranquilo com os plugins visuais (no Eclipse eles dão mais trabalho) :wink:

Mas se eu fosse você, instalava as duas IDEs e faria um teste. Afinal, “religião, futebol, IDEs não se discute” :lol:

Boa sorte.

Eu tb super concordo contigo gleise :smiley:

Eu tb sou do tempo do Bloco de Notas, mas fui evoluindo passando pelo nosso querido Delphi e por ai vai :slight_smile:

As unicas coisas que sinto falta no Netbeans é que ele não tem um editor Visual para JSP somente para JSF :frowning: ai uso a casadinha NetBeans + Dreamweaver :slight_smile: e quando vc faz uma alteração em uma classe java não da para vc simplesmente compilar e dar um refresh na pagina, coisas que no Eclipse vc faz na boa :slight_smile:

É isso ai tb acho que a melhor forma é vc instalar os dois e ver com qual vc se sente mais a vontade.

Abraços

Jomello

Cara, Baixa o Eclipse Europa, Baixa o WTP. O resto, depende pra q vc vai desenvolver. Net beans eh tipo pra quem quer ter um visual studio. Eu nunca usei pra trabalhar. Me falam q eh interativo e tals, mas cai em uma empresa e ve se alguém usa ele…

Vai por mim…Eclipse! :thumbup:

[quote=JHugo]Cara, Baixa o Eclipse Europa, Baixa o WTP. O resto, depende pra q vc vai desenvolver. Net beans eh tipo pra quem quer ter um visual studio. Eu nunca usei pra trabalhar. Me falam q eh interativo e tals, mas cai em uma empresa e ve se alguém usa ele…

Vai por mim…Eclipse! :thumbup: [/quote]

Onde trampo, é Eclipse e NetBeans na máquina. Ninguém reclama, a menos que a empresa que trabalha tem máquinas fraquinhas, ai, já era, Eclipse e nem pense em outro.
Agora, se for do tipo RoR, vai acabar por usando TextMate :smiley: no Mac ou Vi no Linux.

abraços,

bom … nao se é seu caso, mas eu sempre qdo estou começando a estudar qualquer linguaguem, prefiro usar inicialmente o notepad e depois avanço para o jedit… so para ficar colorido… no inicio nao quero usar ide, prefiro saber cada linha de meu codigo, e procurar os erros quando dar… e nao ficar refem de ide’s… e muito menos plugin… acho que um bom desenvolvedor é aquele que desenvolve em qualquer ambiente seja uma ide, um notepad, no word… na mao… isso nao importa é apenas um detalhe… é semelhante uma grande mulher… com suas qualidades… heheh entao vc n vai dizer que a mulher perdeu a qualidade dela… pq saiu ser o perfume… ne? heeh as ide’s eu vejo como perfume… claro que em um ambiente de desenvolvimento nao dar para programar em notepad… mais para estudo é otimo.

Entao:
inicio de estudo = notepad & CIA
empresa = IDE’s

flw espero ter ajudado!!

Cara, num vai por ai com essa de NotePad para mostrar que é “ninja” no negócio.
Se você tem tempo “acadêmico” de ficar codificando e depois compilando pra ir na linha com … e ficar procurando, beleza. Mas se quer a realidade empresarial, tempo é dinheiro. Então, recomendo pra iniciante Eclipse para Java. Ninguém fica mais “burro” por codificar em um ambiente que “colore sua sintaxe”.
O que a pessoa tem que ter em mente é aprender bem os fundamentos das boas práticas de desenvolvimento e esquecer esse negócio “decoreba” a “lá escola”.

Editado: Esqueci de dizer que o NetBeans não é um ambiente ruim, mas que traz uma falsa impressão ao iniciante de que ele é a resolução do problema com seu Visual Web e seus applications servers integrados. Depois o cara num sabe nem subir sua aplicação na Web.

[]'s

Para quem quer desenvolver em java para a web, há o Java Studio Creator da Sun Microsystems.