IDE para desenvolvimento

16 respostas
T

Olá pessoal.
Estou engatinhando em desenvolvimento com JAVA, atualmente programo em Delphi/SQL Server.
Pretendo aprender JAVA, quero fazer meu TCC em JAVA para aproveitar a oportunidade e me obrigar a aprender.
Assim, gostaria de saber o que vocês recomendam que eu utilize para desenvolvimento, imaginando que eu faria um sisteminha desktop, tipo controle financeiro e de estoque.
O que seria mais recomendado para aplicações desktop, que pretendo utilizar tanto em Windows como em Linux.
Tem o JCreator onde coloco todo o código manualmente, criando todos os componentes na mão, tem a vantagem de não poluir o código fonte.
Tem o NetBeans, que em termos de produtividade para a montagem das telinhas ganha disparado, mas percebi que ele adiciona várias linhas de código automaticamente, linhas essas que não podem ser modificadas.

Então gostaria de saber dos mais experientes, qual a forma mais produtiva para o aprendizado e se um sistema em JAVA com swing fica rapidinho como em C ou Delphi.

Abraço…

16 Respostas

marciosantri

Bom… Já que você vem do Delphi já vou logo avisando: não pense que vai obter a mesma produtividade de início. Eu passei por isto.

O NetBeans é uma boa opção. Procure fazer as coisas bem definidas, orientadas à objeto que você vai longe.
Sobre a velocidade da aplicação, Java melhorou muito neste quesito nos últimos anos. É perfeitamente aplicável ao Desktop. Você só vai sentir falta da pouca memória que seus programas em Delphi necessitavam.

Minha dica: comece à fazer. Você certamente terá muitas dúvidas, mas a documentação do Java é excelente, sem falar nas opções de objetos que você pode encontrar em pacotes disponibilizados por terceiros. Mãos à obra.

Inté.

InSeOfKn

Eu recomendo o eclipse que você pode baixar o plugin Visual Editor pra você não precisar fazer tudo na mão nem encher seu código de partes inlegíveis alem de te deixar editar qualquer parte do código gerado por ele.

Até

exilado

Cara na minha opinião você tem ver a qual você se adequa melhor, pois eu já vi varias opinioes divergentes sobre os IDEs disponiveis.
Eu mesmo comecei com o Eclipse e no momento estou utilizando o NETBEANS por ter me adequadomelhor a ele.

Mas isso vai de cada um.

LPJava

eu ate tentei usar outras ides, mas sem sucesso o eclipse foi paixao a primeira vista, e atende bem aos projetos que trabalho. Porem, qdo comecei mesmo, ia de notepad na mao grande, pois so assim ia ficando acostumando com os erros de compilacao e ser educado com a sintaxe java, isso é importante pois um dia vc nao terá IDE na sua frente e terá que fixed algo na hora e na mao grande. quem nunca passou por isso, com certeza vai passar. hehee

flw,

T

Obrigado pelas dicas e sugestões, é sempre bom saber a visão das pessoas que têm mais experiência pra não tornar o caminho das pedras tããão sofrido.

Nunca mexi no Eclipse, vou instalar ele pra brincar um pouco.
Vou por pra rodar no linux junto com o PostgreSQL e vamos ver o que sai…

Abraço.

J

Eu tbm vim do delphi e VB, achei o Netbeans melhor para as minhas necessidades.
Quanto à questão de o netbeans não deixar editar o código gerado por ele, é porque tudo que pode fazer na mão tem na janela de propriedades. Nunca tive problemas com isso.

Como os amigos acima disseram, no inicio é muito chato mesmo, você vai até poder achar java uma coisa muito ruim, mas depois que vc vai pegando o jeito e programando com OO, vc vai ver que java é muito bom.

diego_qmota

Meu voto vai para o NETBEANS.

No início, parece que você não pode personalizar nada nele no que se refere ao editor visual. Mas com o tempo, e fuçando, você verá que pode sim personalizar a edição visual em muitos aspectos.

Ex: Ao navegar nas propriedades de um JPanel, você percebe que pode instanciá-lo da forma que quiser, incluir código de pós criação, pré criação… pode inclusive instanciar utilizando referências de subclasses suas (que sejam filhas de JPanel - ou filhas de subclasses de JPanel)…

Ah… tente, no início, desenvolver janelas SWING na mão mesmo. Só comece a usar o editor quando aprender bem sobre SWING. Para personalizar a edição visual da forma que você quer, é essencial se aprofundar em SWING…

Se for desenvolver para web, daí acho que o ECLIPSE se sobressaí…

G

Rapaz, utilizamos o eclipse, e gostamos dos resultados obtidos. Uma vantagem é que o eclipse não precisa de instalação, portanto, vc pode levar seu projeto num pen drive junto com o eclipse e trablhar em qualquer máquina que tenha o kit de desenvolvimento java instalado. Desenvolvemos um site voltado para Java. Que é esse:

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br/

Nele vc encontrará a última versão do eclipse(Helios-SR1) já com o Visual Editor instalado. Mas se preferir, tem também um tutorial qu mostra o passo a passo de como instalar o VE no eclipse. Já que vc está começando, tem também um tutorial de java básico que seria interessante pra vc.

x111

Sou desenvolvedor Delphi também então vou dar o meu pitaco!
Esqueceça a IDE!!! Isso mesmo, esqueça!!!

Me corrija se eu estiver enganado. Como programador Delphi você estava acostumado a criar um TForm colocar alguns TEdits e TButtons e a partir do Object Inspector selecionar esses botões e no evento OnClick digitar toneladas de código, não?

Se você faz isso, Java com Swing fai ser bem frustrante para você. A forma que ele implementa os enventos é totalmente diferente do Delphi, começa que os eventos dos componentes implementam o Padrão Observer. Isso vai fazer você rapidamente odiar Java e voltar correndo pro Delphi.

Conselho: Para iniciar compre o livro Java: Como programar ele é bem caro, mas vale cada centavo. Esse livro vai te ensinar Java, Orientação a Objetos e boas práticas de programação.
Em seguinda leia o livro Use a cabeça Padrões de Projeto, que vai te dar a base para diversos padrões inclusive o Observer e fala também do padrão MVC, ai você vai ver que da forma que você programava em Delphi (colocando toda a lógica dentro de eventos nos formulários e repetindo código pela aplicação inteira) é ruim.

Se você, depois de ler isso tudo, ainda não voltou para Delphi, Leia Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas do Fowler e Domain Driven Design do Eric Evans
Ai você estará preparado para criar uma aplicação de verdade usando JPA então recomendo o Livro Java Persistance com Hibernate

Outros bons livros são UML Essencial, também do Fowler, que de da uma base excelente de UML e é bem direto assim vai fazer você entender os exemplos dos livros e Programação Extrema Explicada do Kent Beck que ai te mostrar o que é desenvolvimento agil e desenvolvimento dirigido por testes que tanto se fala e em Delphi ninguém pratica!

Para você fazer os excercíos dos livros ai sim recomendo iniciamente o NetBeans (tem até em português) e é bem intuítivo e com tempo o Eclipse que bem melhor, mas mais chatinho de entender!

aajjbb

hum… pra quem ja progama em outra linguagem. o “como progamar” pode ser bom, mas mesmo assim, meu voto vai para o “Use a Cabeça - Java” e como ide. aconselho no começo fazer tudo na mão mesmo, compilando pelo javac e tudo mais. depois que você se acostumar, aconhselho o eclupse… eu, particularmente, nao vou com a cara do netBeans.

x111

O use a cabeça é bom, mas o Java como programar é melhor para quem já conhece outra linguagem. Indico o Use a cabeça Java para quem quer ter uma noção inicial de uma linguagem.

aajjbb

ai sim, por que eu começei com ele… pra quem nao tem noção nenhuma de progamação, ele é realmente uma confusão na cabeça, mas pra quem ja tem. no caso do cara ali em cima… o use a cabeça pode ser bom.

erictorti

Fala, taraciuk, beleza?

Trabalho com o Eclipse para web e gosto bastante dele. Acho que vale a pena experimentar.

Achei legais as orientações dos colegas. Minha única ressalva é quanto a “fazer as coisas na mão”, usando gedit, notepad ou coisa que o valha.

Pra brincar com o javac (compilador de java) até pode ser legal por uns 5min, mas pra trabalhar é impraticável. Escrever import na mão não tem cabimento.

Dá uma olhada no Eclipse e no NetBeans, sente com qual você se identifica mais e dedique um tempo pra dominar o bicho.

Você vai ver que o Java fica bem mais manso dentro de uma IDE :slight_smile:

Boa sorte e abraço.

x111

Concordo, até mesmo para fazer exercícios de livros é um porre! O uso de uma IDE facilita o apreendizado da linguagem, mas sempre lembrando que o mais importante é o paradigma depois a linguagem e nunca a IDE

Luiz_Aguiar

[]s

T

Obrigado a todos pelas dicas, que serão muito úteis com certeza.
Pelo que pude perceber a minha maior dificuldade vai ser mesmo a orientação a objeto, que no Delphi eu não utilizo muito.
Bom vou focar em OO com JAVA, a princípio, com as leituras indicadas, que dessa forma vou utilizando as IDEs indicadas e conhecendo a estruturação com a linguagem.
O que eu pude perceber de muito positivo é que tem muito material disponível para pegar uma base de desenvolvimento em JAVA.
Estou gostando muito do fórum, sempre recebi auxilio nas duvidas que tive, percebo sempre boa vontade nos colegas que auxiliam, e, quem faz o fórum são as pessoas que dele participam.

Obrigado…

Criado 12 de janeiro de 2011
Ultima resposta 13 de jan. de 2011
Respostas 16
Participantes 12