IDE para JSF

6 respostas
jpcasati

Olá pessoal, beleza?

Estou para começar um projeto “grande” em JSF, e gostaria de saber qual IDE para desenvolvimento você me indicariam.
Pretendo uma IDE que:

• Dê para fazer desenvolvimento visual;
  • Tenha como manter um padrão para as páginas e “só alterar o miolo” (para não ficar construindo página por página inteiramente), como os templates do dreamweaver, aloterou algo fora do miolo ele atualiza de todos, ou includes.
  • Que me de um controle e visão do sistema como um todo e de seus módulos.

A priori isso, como nunca desenvolvi nada em JSF, só um helloworldzinho aki, outro ali, gostaria de já começar usando a IDE certa pois o prazo é meio apertado pra eu desenvolver tudo sozinho :shock:

Valewu galera e abraços a todos!

6 Respostas

Giulliano

Sua necessidade me cheira algo do tipo wizard…aí vc pode usar um Visual Studio mesmo que deve dar pro cheiro…

Agora se vc esta a fim de escrever aplicações JSF, páginas com templates e o diferencial desenvolver em modo texto não visual…o bom e velho eclipse mais uma vez resolve.

Não conheço nenhuma IDE que faça desenvolvimento visual de JSF como é o desenvolvimento de HTML para Dreanweaver.

mario.fts

realmente, meio dificil em java.

da uma olhada nesse link, pode te ajudar em algo, é um plugin pra eclipse: http://www.jboss.org/tools

viniciusfaleiro

Para as páginas com esse lance de não ficar reescrevendo, você pode usar o template do facelet do JSF. É muito simples e produtivo. Vc cria um template e vai setador os componentes que você criou nele (resumindo)… Já esse lance de visual, eu não aconselho. O único que vi foi o webgui… não gostei…

jpcasati

Usei já o Sun Studio Creator para fazer alguma coisa visual, mas nao gostei. Parece-me que no netbeans dá, mas ainda não testei.
VisualStudio não gosto mto, pq tem q ser em java.
Não ligo de fazer codificando, só queria o menos possível, euheuhu

valeu!

cs.santos0

ixi…

na minha opinião o melhor mesmo é criar o layout no dreamweaver e ir adequando ao jsf, normalmente em conjunto com richfaces, acredito que para ser produtivo, isso é o maximo que da pra fazer…ainda nao tem um editor bacana no estilo drag and drop…

facelets eu nunca usei, mas tenho ouvido opiniões divididas a respeito…

surfzera

O netbeans tem o Visual Web Aplication que da pra trabalhar visualmente … mais não é um dreamweaver.

Criado 1 de março de 2010
Ultima resposta 1 de mar. de 2010
Respostas 6
Participantes 6