IDE para programar C#

Estou iniciando meus estudos de desenvolvimento de jogos com Unity3D, e gostaria de saber a opinião de vocês em relação a IDE a ser escolhida.

Ainda não tenha uma larga experiência nem no Visual Studio nem no MonoDevelop, gostaria da opinião pessoal de vocês sobre prós e contras.

Terá a resposta sobre IDE se decidir qual seu foco, cross plataform Mono (mais natural decidir pelo MonoDevelop) ou Microsoft .NET. (Visual Studio). Se for considerar só pelas IDEs independente de qualquer coisa, Visual Studio é anos-luz melhor.

Acredito então que já esteja escolhido, pois os projetos deverão ser exportados para diversas plataformas.

MonoDevelop na veia! :wink:

[quote=ezequiellorenzatti]Estou iniciando meus estudos de desenvolvimento de jogos com Unity3D, e gostaria de saber a opinião de vocês em relação a IDE a ser escolhida.

Ainda não tenha uma larga experiência nem no Visual Studio nem no MonoDevelop, gostaria da opinião pessoal de vocês sobre prós e contras.

[/quote]
Visual Studio, dá uma olhada em tópicos sobre tecnologia de programação minha dica

Isso não faz a menor diferença. A questão é: O projeto precisa ser programado em várias plataformas? Ou seu ambiente é basicamente o Windows? Se for, recomendo fortemente o Visual Studio, especialmente munido com o plugin do Reshaper, desde que você possa pagar por ambos.

Use o Mono apenas se não tiver Windows, ou se não puder pagar por uma IDE melhor.