IDE. Usar ou não?

12 respostas
madlinux

Olá a todos.
Tenho instalado no meu micro algumas ides, como o JCreator e o JGrasp.
É fácil, basta abrir uma chave que aparece outra correspondente, os nomes das classes e métodos, diferenciados, para se destacar melhor.

No entanto, fico imaginando se é esse o melhor jeito. Em troca da praticidade, ter essas facilidades. É muito desagradável escrever o código fonte no bloco de notas, mas não seria ruim (pra quem tá começando) o uso das IDEs? Qual a opinião de vocês? Tem diferença no aprendizado do programador?

12 Respostas

Deh

quando você ta começando é melhor você aprender a usar notepad, ou o famoso JCreator mesmo… senão ao invés de aprender Java, você vai aprender a usar uma IDE como o netbeans e o Eclipse.

e O JCreator é um bloco de notas disfarçado :smiley:

eu começei usando JCreator mesmo…

T

Acho que é bom saber usar um pouquinho (mas um pouquinho só) a linha de comando de vez em quando. Mas fazer coisas sem IDE acho que é coisa do século retrasado. (Java foi inventada no século passado :stuck_out_tongue: )

ViniGodoy

Eu concordo com o Thingol. Aliás, tem outra coisa que a IDE ajuda MUITO quem está aprendendo: o depurador. Você pode executar o seu código passo-a-passo e ver exatamente o que está acontecendo.

Além da praticidade de clicar na StackTrace e ela já cair exatamente em cima da linha com problema.

Guerr

Eu acho que existem mais coisas importantes a se aprender do que a linha de comando. Usando uma IDE facilita e incentiva o uso de packages, por exemplo, e não faz a pessoa se enrolar com erros chatos como de classpath (que podem até desestimular o aprendizado). O code completion e as indicações de erro também são uma ferramenta e tanto de aprendizado!!!

Minha sugestão: pegue o Eclipse ou o Netbeans e mande brasa!!!

Grinvon

Eu fico imaginando construir uma aplicação grande sem usar uma IDE, seria um fardo danado, eu não sou masoquista.

A

Experimente fixar um prego sem martelo… é tão produtivo quanto.

silva.fernandes

E outra … sempre que estou na dúvida de qual metodo de uma classe da API devo usar, acabei aprendendo a ler a javadoc atraves do Eclipse.

É muito mais facil e pratico …

T+

thaiz_cr

Fora que o eclipse ele tem alguns helps q ajudam bastante p/ quem está começando, ele dá sugestões qdo dá erros…mostra por exemplo que vc tem que incluir um try/catch ou precisa importar uma determinada classe, acredito que são coisas q fazem a curva de aprendizado ficar menor!

[]´s

LPJava

bom no inicio é interessante que vc use o velho bloco de notas mesmo… pq está sujeito a vc errar… por nao ter as linhas coloridas… que facilita qdo digita uma palavra reservada nao ter nenhuma cor de representação eu estudei ate o cap 13 do deitel… sexta edição usando so bloco de notas… qdo ia compilar e dava erro… ia procurar linha por linha e até ia contando… isso pq queria sabe aonde tava errando… o uso das chaves… corretamente principalmente qdo é necessario o uso bastante das {}.
Mas claro programar assim nao dar ai q vem o eclipse, netbeans etc… para facilitar a vida do programador e ganhar tempo no que ele já sabe…´
Só para concluir… ela nao é recomendavel para quem vai iniciar na linguaguem… pois se amanha vc pegar um codigo de um colega seu e ele nao tem nenhuma dessas ide no pc… so usava o bloco de notas iai? vc vai dizer que nao sabe pq ta no bloco de notas? q so sabe qdo ta na ide… heheh as ide’s pode gerar isso eh algumas pessoas… entao independente de ide se vc tem conhecimento de tal parte da linguaguem vc ler em qualquer programa…

espero ter ajudado na sua dúvida com ide’s.

rodrigo_salla

De forma geral concordo com os amigos, no começo e bom vc aprender sem ide, mas so um pouco mesmo, pq se existem recurso pra facilitar vc tem que usar, nao e mal nenhum, além de aumentar a produtividade, diminui mesmo a curva de aprendizagem, e bom vc usar ides, eu utilizo o eclipse, pra mim e excelente.

ksi

No começo eu usava o DrJava(www.drjava.org), que não é uma grande IDE, é simples e tem o Interactions Pane, onde vc pode testar seu código no começo, antes de aprender a classe main e tal.
Porém não indico o DrJava, depois de um tempo vc começa a ser limitado por ele, por esse e outros muitos motivos eu migrei para o eclipse, que é muito mais funcional e também tem a opção de instalar o plugin do Interactions Pane.

fmeyer

Em 7 anos trabalhando com Java, eu so tive que entrar uma vez no CPD e ter que programar umas threads em vi, compilar e rodar testes unitarios sem uma IDE, foi legal hehehehe. mas nao 'e uma coisa que acontece com frequencia.

Logo … use uma IDE

Criado 8 de janeiro de 2007
Ultima resposta 11 de jan. de 2007
Respostas 12
Participantes 13