Ide

Caros amigos,

ejo que toda vez que perguntam de IDE’s para desenvolvimento Java as figurinhas carimbadas são NetBeans e Eclipse, mas eu gostaria de incluir tbm o Oracle JDeveloper que esta muito bom, aliás é o que eu uso. Pode ser baixado no p’roprio site da ORACLE sem restrições de funcionalidades ou tempo de uso.
Por falar em ORACLE está ná hora de nós desenvolvedores Java olharmos um pouco mais para esta empresa pois o incentivo ao desenvolvimento Java que a ORACLE está dando para o desenvolvedores é digna de aplausos.

Qualquer coisa estou a disposição.

Renato.

concordo… mas o pessoal (eu inclusive) prefere utilizar ferramentas openSources… e o JDeveloper custa U$900,00 a licensa … meio carinho :slight_smile:

quando a ajuda que a Oracle da ao java tem um grande fator comercial por traz de tudo, mas é bastante bem vinda, assim como da IBM tbm :slight_smile:

t+

concordo em tudo com o max…

o JDeveloper pode ser excelente (nunca usei), mas é caro principalmente pra empresas pequenas que estao iniciando no mercado, e se temos ferramentas Free de excelente qualidade, porque nao usar ela e passar para os amigos que irão iniciar nesse mundo essas ferramentas…

mas eu ainda sou da filosofia, nao existe a MELHOR, a melhor é aquela que vc sabe usar e que satisfaz suas necessidades.

sobre o Oracle, ele esta sim investindo no Java, mas tb por saber que o Java está cada vez crescendo mais, e claro que a Oracle nao quer perder essa grande oportunidade de lucro né?

isso ae

o VALOR DE 900,00 DÓLARES é só se vc quiser usar o software dentro deuma empresa, mas se vc quiser baixar GRATUITAMENTE não há problema algum, eu tenho ele na minha máquina e não paguei nenhum centavo a mais por isso.
E como eu já havia ito antes, nà tem nenhuma restrição de fucionalidade é apea a questào do uso comercial, que tbm se vc nào contar para ninguém ninguiém vai saber que vc usa.

ninguém vai saber até um fiscal bater na sua porta. :twisted:

Concordo que a melhor ferramenta é aquela que mais lhe agradar, independente de ser livre ou não.

[quote=“renatodemiguel”]o VALOR DE 900,00 DÓLARES é só se vc quiser usar o software dentro deuma empresa, mas se vc quiser baixar GRATUITAMENTE não há problema algum, eu tenho ele na minha máquina e não paguei nenhum centavo a mais por isso.
E como eu já havia ito antes, nà tem nenhuma restrição de fucionalidade é apea a questào do uso comercial, que tbm se vc nào contar para ninguém ninguiém vai saber que vc usa.[/quote]

Exato. Ela eh gratuita para uso nao-comercial. Ou seja, voce aprende a usar a ferramenta, faz propaganda dela e qdo vai ganhar dinheiro com o negocio - pimba! Cade sua licenca? :slight_smile:

Muitos softwares sao assim (inclusive outros IDEs, nao apenas o JDeveloper). Agora, se voce tem uma ferramenta que pode te atender a altura* e ainda eh livre/open-source, para que depender de um produto fechado? E isso nao eh apenas pelo preco - eh pela liberdade de acesso ao codigo-fonte. Afinal, hoje em dia Windows e JDeveloper (e outros) podem ser encontrados “gratuitamente”.

  • Veja que eu coloquei “a altura”. Se voce nao pode abrir mao de um software fechado (como o JDeveloper) por quesitos tecnicos, entao nao abra simplesmente por modismo (afinal, hoje em dia usar Linux eh “cool” e esta na moda).

Marcio Kuchma