Idealização de projeto - Consulta Constituição Federal

Então galera, fiz esse tópico mais como consulta, talvez alguém de vocês conheça uma ferramenta assim…

Ontem na volta do trabalho eu estava filosofando, sobre como os brasileiros têm aversão a tudo que envolva legislação e política, e no desconhecimento que a maioria dos brasileiros têm pelas leis que regem a república. E qual o principal motivo para isso(além é claro da desconfiança que vem desde o tempos de colonização)? Acredito que seja a “preguiça” em consultar a constituição, tendo em vista que a fonte de leitura online da mesma se encontra toda em uma página(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiçao.htm), sem formatação que proporcione uma leitura atraente, e muito menos mecanismos de buscas.

E aqueles livrinhos então? Se o pessoal já tem preguiça de pesquisar na Internet, imagina pegar um livro pra pesquisar a constituição…

E eis que me surge um estalo! Porque não criar uma ferramenta de pesquisa, organizando os artigos por palavras-chave e talvez até transcrevendo certas passagens para uma linguagem mais acessível(pois infelizmente a maioria dos brasileiros não entende a linguagem coloquial)?

Fiquei empolgado com a idéia de criar um website com este tipo de serviço, mais pela experiência de desenvolvimento, mas gostaria de criar uma ferramenta nova…

Então, alguém sabe se existe alguma ferramenta que já faça isso? Eu pesquisei vários sites, mas não encontrei nenhum que tive uma ferramenta de pesquisa boa e confiável…

Obrigado!

ja viu:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/indexpub.asp

[quote=d34d_d3v1l]ja viu:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/indexpub.asp[/quote]

Poxa, agora desanimei…

:lol:

Vou estudar essa ferramenta ali. Parece ser bem completa…

:roll:

Se bem que pelo que notei, ela só trata de legislação previdenciária, e não da constituição toda né?

[quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l]ja viu:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/indexpub.asp[/quote]

Poxa, agora desanimei…

:lol:

Vou estudar essa ferramenta ali. Parece ser bem completa…

:roll:

Se bem que pelo que notei, ela só trata de legislação previdenciária, e não da constituição toda né?[/quote]

Na verdade ela me pareceu bem completa, permite consultar não só a constituição mas vários códigos e leis.

Além desse site, o Senado e a Câmara dos Deputados tem ferramentas muito boas também, que inclusive lhe permitem acompanhar a tramitação dos projetos de lei. De qualquer maneira, você precisa fuçar um pouco para achar o que quer, e até uma ajudinha de alguém que conheça direito.

Mas enfim, nada te impede de iniciar um projeto interessante em separado. Além da pesquisa de leis, você poderia incluir alguns tutoriais sobre como a lei é organizada, algumas seções explicativas, links para notícias relacionadas a lei pesquisada, poderia até ter uma seção para reunir projetos de lei de iniciativa popular, com alguma integração com o Avaaz e redes sociais, por exemplo. Enfim, apesar de existirem ferramentas boas, ainda acho que falta um bom “portal da cidadani”, por assim dizer.

[quote=rmendes08][quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l]ja viu:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/indexpub.asp[/quote]

Poxa, agora desanimei…

:lol:

Vou estudar essa ferramenta ali. Parece ser bem completa…

:roll:

Se bem que pelo que notei, ela só trata de legislação previdenciária, e não da constituição toda né?[/quote]

Na verdade ela me pareceu bem completa, permite consultar não só a constituição mas vários códigos e leis.

Além desse site, o Senado e a Câmara dos Deputados tem ferramentas muito boas também, que inclusive lhe permitem acompanhar a tramitação dos projetos de lei. De qualquer maneira, você precisa fuçar um pouco para achar o que quer, e até uma ajudinha de alguém que conheça direito.

Mas enfim, nada te impede de iniciar um projeto interessante em separado. Além da pesquisa de leis, você poderia incluir alguns tutoriais sobre como a lei é organizada, algumas seções explicativas, links para notícias relacionadas a lei pesquisada, poderia até ter uma seção para reunir projetos de lei de iniciativa popular, com alguma integração com o Avaaz e redes sociais, por exemplo. Enfim, apesar de existirem ferramentas boas, ainda acho que falta um bom “portal da cidadani”, por assim dizer.[/quote]

Realmente, as ferramentas existem, mas ou são complicadas demais, ou estão bem escondidas…

Vou amadurecer um pouco essa idéia ainda, sou iniciante em Java, preciso aprender mais algumas tecnologias…

Mas não vou esquecer disso não!

:smiley:

Entao
joga um [resolvido’ no titulo do teu post original

:slight_smile:

abraços

[quote=Ruttmann][quote=rmendes08][quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l]ja viu:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/indexpub.asp[/quote]

Poxa, agora desanimei…

:lol:

Vou estudar essa ferramenta ali. Parece ser bem completa…

:roll:

Se bem que pelo que notei, ela só trata de legislação previdenciária, e não da constituição toda né?[/quote]

Na verdade ela me pareceu bem completa, permite consultar não só a constituição mas vários códigos e leis.

Além desse site, o Senado e a Câmara dos Deputados tem ferramentas muito boas também, que inclusive lhe permitem acompanhar a tramitação dos projetos de lei. De qualquer maneira, você precisa fuçar um pouco para achar o que quer, e até uma ajudinha de alguém que conheça direito.

Mas enfim, nada te impede de iniciar um projeto interessante em separado. Além da pesquisa de leis, você poderia incluir alguns tutoriais sobre como a lei é organizada, algumas seções explicativas, links para notícias relacionadas a lei pesquisada, poderia até ter uma seção para reunir projetos de lei de iniciativa popular, com alguma integração com o Avaaz e redes sociais, por exemplo. Enfim, apesar de existirem ferramentas boas, ainda acho que falta um bom “portal da cidadani”, por assim dizer.[/quote]

Realmente, as ferramentas existem, mas ou são complicadas demais, ou estão bem escondidas…

Vou amadurecer um pouco essa idéia ainda, sou iniciante em Java, preciso aprender mais algumas tecnologias…

Mas não vou esquecer disso não!

:D[/quote]

Ora, open-source é para isso! Se você tiver a iniciativa para angariar mais pessoas já ajuda. Acho que se você montar um blog e divulgar você consegue mais pessoas! Eu mesmo gostaria de participar.

[quote=rmendes08][quote=Ruttmann][quote=rmendes08][quote=Ruttmann][quote=d34d_d3v1l]ja viu:
http://www81.dataprev.gov.br/sislex/indexpub.asp[/quote]

Poxa, agora desanimei…

:lol:

Vou estudar essa ferramenta ali. Parece ser bem completa…

:roll:

Se bem que pelo que notei, ela só trata de legislação previdenciária, e não da constituição toda né?[/quote]

Na verdade ela me pareceu bem completa, permite consultar não só a constituição mas vários códigos e leis.

Além desse site, o Senado e a Câmara dos Deputados tem ferramentas muito boas também, que inclusive lhe permitem acompanhar a tramitação dos projetos de lei. De qualquer maneira, você precisa fuçar um pouco para achar o que quer, e até uma ajudinha de alguém que conheça direito.

Mas enfim, nada te impede de iniciar um projeto interessante em separado. Além da pesquisa de leis, você poderia incluir alguns tutoriais sobre como a lei é organizada, algumas seções explicativas, links para notícias relacionadas a lei pesquisada, poderia até ter uma seção para reunir projetos de lei de iniciativa popular, com alguma integração com o Avaaz e redes sociais, por exemplo. Enfim, apesar de existirem ferramentas boas, ainda acho que falta um bom “portal da cidadani”, por assim dizer.[/quote]

Realmente, as ferramentas existem, mas ou são complicadas demais, ou estão bem escondidas…

Vou amadurecer um pouco essa idéia ainda, sou iniciante em Java, preciso aprender mais algumas tecnologias…

Mas não vou esquecer disso não!

:D[/quote]

Ora, open-source é para isso! Se você tiver a iniciativa para angariar mais pessoas já ajuda. Acho que se você montar um blog e divulgar você consegue mais pessoas! Eu mesmo gostaria de participar.[/quote]

Poxa, interessante a idéia, não havia pensado nisso…

Mas, sou iniciante ainda, não tenho noção de como organizar o projeto. Andei pensando algumas coisas já, mas nunca organizei um projeto assim…

Vou esperar meu notebook voltar de manutenção e pensar mais a fundo nessa idéia, seria show de bola ter um portal assim!