Idéia para criar relatórios dinâmicos no Flex

2 respostas
C

Estou desenvolvendo um sistema em Flex e gostaria de incluir uma ferramenta para que o usuário crie relatórios dinamicamente. Estou utilizando o Dynamic Jasper no lado Java. Alguém tem uma idéia de como devo criar esta ferramenta ? O usuário iria incluir um select ou apenas escolher uma entidade (ou optar por um dos dois) ? Como ficaria a escolha das colunas e filtros do relatório ? Idéias ?

2 Respostas

kdoigor

acho que o que vc precisa é um query builder.
assim listaria as entidades, relacionamentos, atributos e layout, ordenação .
Com esses dados fica mais facil construir o relatório.
Pra facilitar pro usuário, faça uma sequencia de telas/paginas estilo wizard em que o usuario vai selecionando as opções e no fim vc monata a consulta e o relatorio.

acho que sse framework pode te ajudar
http://www.gsw.com.br/esfinge/wp/

outra coisa, da uma lida nos paterns builder, decorator e composite.

C

Olá, kdoigor.
Pensei também nessa idéia do wizard. Na primeira aba “Geral” o usuário define a fonte (datasource) do seu relatório que pode ser uma entidade da aplicação ou ele define um SQL com os relacionamentos entre as tabelas, só que o usuário deve ter conhecimento em consultas SQL, o que é ruim. Na próxima aba “Colunas” ele arrasta quais colunas o relatório irá ter. Na próxima aba “Filtros” ele definirá os filtros (parâmetros da consulta). Finalmente, na aba “Preview” exibe como ficará o relatório.

Criado 4 de setembro de 2012
Ultima resposta 4 de set. de 2012
Respostas 2
Participantes 2