Ideia para estudo

7 respostas
Arizoide

Bom dia galera.

Sou iniciante em java, estou fazendo um curso de java e gostaria de saber de vcs se teriam alguma ideia de um sisteminha básico para eu começar a juntar as ideias do curso, para um melhor entendimento da linguagem e assim poder aprender mais rápido.

Programinhas como calcular IMC, fibonacci e afins já fiz de monte, quero alguma ideia que seja mais próxima do real, algo que eu utilizarei dentro da empresa que está me oferecendo o curso.
O meu instrutor é muito bom, e esta ensinando muito bem todos os conceitos principais de POO e tal, por isso estou me sentindo capaz de realizar esse projetinho.

Essa ideia também espero que sirva, para que com o andamento do desevolvimento do código, eu vá postando aqui como está ficando, para que outros iniciantes na linguagem como eu, possam perceber que java não é um bicho de sete cabeças, e assim consigam trabalhar e desenvolver o melhor tbm.

Estou disposto a pesquisar qualquer tipo de assunto pertinente para o desenvolvimento do projetinho…

E aii alguma ideia??

VLW

7 Respostas

otaviojava

poderia fazer algum projeto básico com persistência com banco de dados.
Matrícula de livros para biblioteca etc.
É um projeto bem básico.

Rodrigo_Sasaki

uma coisa que eu sempre faço é tentar fazer um CRUD com a tecnologia nova…

por exemplo… comece ia ler sobre JSF, aí fiz o famoso Hello World pra ver se estava com o ambiente configurado certinho… e aí fiz o CRUD da maneira mais simples possível usando tudo que a tecnologia oferece… pra mim sempre da uma idéia geral do negócio… apesar de bem básico, eu acho sempre um bom lugar pra começar…

e daí pra frente pode ir brincando, conhecendo componentes, etc… ou partir pra algo mais sério, fica a seu critério :slight_smile:

espero que seja uma boa sugestão.

Abraço!

otaviojava

digaoneves:
uma coisa que eu sempre faço é tentar fazer um CRUD com a tecnologia nova…

por exemplo… comece ia ler sobre JSF, aí fiz o famoso Hello World pra ver se estava com o ambiente configurado certinho… e aí fiz o CRUD da maneira mais simples possível usando tudo que a tecnologia oferece… pra mim sempre da uma idéia geral do negócio… apesar de bem básico, eu acho sempre um bom lugar pra começar…

e daí pra frente pode ir brincando, conhecendo componentes, etc… ou partir pra algo mais sério, fica a seu critério :slight_smile:

espero que seja uma boa sugestão.

Abraço!

De fato o crud é um bom começo.

drsmachado

Antes de mais nada, para ser chato, como sempre, não chame de projetinho, sisteminha, programinha. Pequeno ou grande, sempre chame de projeto, sistema, programa. Principalmente por estar começando, não diminua o que aprender, conhecimento é algo que ninguém nos tira.

Segundo, “algo que utilizarei dentro da empresa que está me oferecendo o curso”, bom, não sei quais necessidades a empresa tem neste sentido. O site dela é bom? Há algo que possa ser criado ou melhorado, você está no local, deve saber o que pode ou não fazer.

Considerando a idéia do otaviojava, é um tipo de projeto corriqueiro entre o pessoal da programação. Se quer um nível mais elevado, se proponha a fazer isso para web, com possibilidades como reserva de livros por alunos e professores, por exemplo, pelo próprio site.

Daí a utilizar o que você está aprendendo são vários passos.

Enfim, louvável tua postura, acho bacana querer aprender, por em prática e pensar em dividir conhecimento.

Arizoide

Gostei muito das ideias.

Aqui na empresa pelo que entendi, após o curso, começarei a trabalhar com hibernate.

Vou pesquisar sobre esse tema, e decidi fazer deste tópico, um java project, assim compartilharei o código desenvolvido.

Vou fazer um sistema de biblioteca online, em que um usuário poderá também se cadastrar e em um ‘forúm’ interno, compartilhar experiencias etc.

Obrigado a todos que responderam meu tópico…

drsmachado

Arizoide:
Gostei muito das ideias.

Aqui na empresa pelo que entendi, após o curso, começarei a trabalhar com hibernate.

Vou pesquisar sobre esse tema, e decidi fazer deste tópico, um java project, assim compartilharei o código desenvolvido.

Vou fazer um sistema de biblioteca online, em que um usuário poderá também se cadastrar e em um ‘forúm’ interno, compartilhar experiencias etc.

Obrigado a todos que responderam meu tópico…

Boa garoto, Hibernate é um framework muito utilizado. Não que seja fácil no começo, mas com o tempo, se pega o jeito.
O GUJ tem muita cosia boa sobre Hibernate, só precisa pesquisar um pouco.

mausexdd

tem uma apostila free muito boa no site da caelum para dowload em PDF
material de otima qualidade que aborda os principais FrameWorks e praticas
de programação do dia - a - dia.
Estou lendo e fazendo os exercicios da apostila FJ-28 Desenv Agil Para WEB - VRaptor , Hibernate , Ajax
Explica perfeitamente desde como preparar o ambiente até os exercicios praticos
o material tambem é muito interessante pois é para um nivel de conhecimento a partir do intermediario
aonde a proposta é que o leitor ja conheça a sintaxe e paradigmas da linguagem , assim facilitando e indo
direto ao ponto sem inrolação.
Ainda é proposto um Projeto de loja virtual … nao deixe de olhar :smiley:

ainda mais estara conhecendo 3 FrameWorks em um unico Projeto
e o mais importante alem do aprendizado é que sao Realmente ussados no dia-a-dia

FJ-28 Desenv Agil Para WEB - VRaptor , Hibernate , Ajax
http://www.caelum.com.br/apostilas/

Criado 20 de maio de 2011
Ultima resposta 20 de mai. de 2011
Respostas 7
Participantes 5