Idéias em Java

Olá…
Estou começando na area de programação, e estou precisando de idéias para apresentar um trabalho em uma feira tecnológica em minha cidade.
Então alguém se habilitaria em me dar algumas sugestões pra desenvolver qualquer software ( não muito complicado porque estou começando agora! ).
Obrigada…

:slight_smile:

Oi tininha,
tudo depende do nível que você está…, mas eu posso dar umas idéias:

Se já tiver aprendido herança / polimorfismo:
-Programa que calcula rendimento de diversos tipos de funcionários, ( assalariados, comissionados, etc )

Se já tiver aprendido arrays( vetores ):

-Programa para jogar jogo da velha( com ou sem Inteligencia Artificial ), ou damas
-Programa de procurar palavras em caça-palavras
-Programa de banco( com banco de dados )
-Jogos de azar, cartas( pode ser um pouco demorado ), dados( como craps )
-Jogos em geral costumas gerar boas apresentações ( acho )

Se não:
-Programa de banco simples com numbero fixo de contas
-Programa de duelo estilo RPG( foi o primeiro programa que fiz, um pouco antes de aprender arrays ), pode parecer um pouco difícil mas é facil, so configurar parametros como ataque, vida e chance de erro e usar bastante o aleatório =D
Espero ter ajudado =D

Faz um jogo “show do milhão” hahaha :lol:

Se você conseguir arranjar um leitor de códigos de barras e uma máquina fotográfica digital, você pode fazer um programinha - tipo “caixa de supermercado”, mas bem mais simples, que faça o seguinte:

  • Leia os códigos de barras
  • Se encontrar o código de barras em um banco de dados que você for montar, então mostre a foto do produto.

Arranje vários produtos - xampu, sabonete, etc., tire fotos desses produtos, monte uma espécie de “caixa de supermercado”, e faça um auê qualquer.

É bobo? É, mas como você pode pôr equipamentos e coisas para mostrar, chama bem a atenção.

Não seria melhor apresentar alguma ferramenta já pronta? Entre começar em programação e desenvolver software p/ apresentar em feiras, é um salto bem grande.

Uma coisa bem útil são sistemas de ordem de serviço, praticamente toda empresa de serviços que vou tem um. Algum dono de empresa passando pode gostar da idéia.

Essas idéias que o pessoal deu são muito interessantes. Para ajudar na decisão, você pode pensar um pouco sobre o tipo de projeto que gostaria de apresentar:

  • Um sistema útil para empresas?
  • Um sistema útil para ajudar as pessoas em suas tarefas pessoais?
  • Um aplicativo vistoso? Que trabalhe bastante a parte gráfica?
  • Um jogo?
  • Algo didático, que ensine para pessoas leigas alguma coisa sobre o funcionamento de um sistema?
  • A demonstração de uma tecnologia nova, que possa ser usada em novos sistemas?

Acho que em todas essas categorias é possível encontrar alguma simples de fazer, minha sugestão portanto é primeiro decidir que tipo de trabalho deseja apresentar, e depois pensar no “que” exatamente.

Boa sorte!

CAso você queira se aventurar, experimente um aplicativo Cliente / Servidor que faça comunição entre eles, usando Socket, e quem sabe, algo mais avançado como uma autenticação. Um classico aplicativo parecido com isso, é o chat (que tem bastante coisa na net explicando como fazer :))

Ele tem razão… Eu não tinha visto que era uma feira da cidade, pensei que era algo de um colégio ou coisa pequena