Ideias para desenvolver um software

Estou pensando em desenvolver uma plataforma de estudos PARA O ALUNO… Porém estou sem ideia de quais componenetes poderia usar para deixar o layout fácil para o usuário… e mais eficiente também…

Por exemplo, gostaria que existisse um ‘editor’ de texto, para que o aluno pudesse fazer anotações ‘formatadas’. Procurei no google, mas tudo que consegui achar, não consegui usar! :frowning:

Estava pensando em usar uma JTree para o aluno cadastrar:

• Instituição de Ensino
    -Curso
    + 1 semestre
    + 2 semestre
    + 3 semestre
    - 4 semestre
    + Segurança Computacional
    + Interface homem máquina
    + Administraçao de SO
    - Outra Matéria Qualquer
    + Anotações
    + Trabalhos
    + Prova

onde o “-” significaria uma pasta expandida e o “+” o contrário…
O que acham?

Pelo esquema deu para perceber né… O aluno poderá fazer anotações (o que viu na aula por exemplo), separadas por tópicos… Poderá cadastrar trabalhos com data de entrega e IDEM para as provas (e será notificado por email para não esquecer de estudar)…
E mais algumas outras idéias…

Agradeço a opinião e a ajuda de antemão

olá!

olha d34d_d3v1| Essa idéia de usar jTree é a mais viável mesmo… a maioria dos programas… digamos… “didáticos” organiza as Lições a serem aplicadas ao aluno em forma de árvore mesmo. Digo isso me baseando em um curso que faço, do qual usam um software estruturado graficamente dessa forma.

Mais a tarde irei postar um print desse software didático pra vc ter uma idéia do qu estou falando (pois não estou com ele aqui no momento…rs). Pode ser que te ajude!

FaloU!

Ahhh cara que legal…

vai me ajudar muito!
obrigadísssimo!

Eu desenvolvi uma plataforma de estudos para a minha mulher, por causa do concurso que ela está estudando.

Então o planejamento é feito toda a semana, a partir de uma previsão de estudos e com a entrada de estudos efetuados a cada dia.

O sistema, então, registra todas as atividades, desde que a pessoa informe pontualmente os dados a ele. Ficou muito bom, mas ainda não está totalmente completo.

A ideia é você desenvolver algo que disponbilize depois o máximo de informações possíveis de forma prática e fácil.

A sua ideia é mais ou menos um cronograma de estudos?

O que eu queria fazer foge um pouco disso… É tipo um
“Caderno” virutal, onde, obviamente, ficaria mais fácil de “surfar” entre as matérias…
e com alguns extras , como as notificações que ja falei…

Estou certo a respeito do programa que você fez?