Idéias para implementar menu para navegação ajax (jsf + facelets + richfaces)

Ola a todos…

Gostaria de ouvir opiniões e sujestões de como voces constumam implementar a navegação de paginas com funcionalidade ajax nas aplicações de vcs.

Estou tentando desenvolver uma maneira eficiente, e correta, de um menu para navegação do site. A idéia é aquela classica onde somente o conteudo da pagina seja atualizada.

Como vocês costumam fazer isso? Digo, vocês utilizam um Managed Bean como controller para o menu? Se sim, o que esse controller é montado? Que tipo informação ele tem que ter? Será que é uma boa ideia ter os “caminho” das paginas neles? Estou tentando imaginar uma maneira de evitar isso… sei lá, parece que não esta correto…

Pretendo utilizar jsf + facelets + richfaces .

So iniciante nessa tecnologia e espero a colaboração de alguem disposto a ajudar.

Agradeço desde já pela atenção.

Abraços!!

O jsf + facelets + richfaces é o casamento perfeito para isso… utilizando o rich:panelMenu do richfaces você consegue fazer a chamada do seu managedBean Controller para a montagem de páginas. Utilizo as mesmas tecnologias com muito sucesso.

Obrigado por responder surfzera.

Mas você poderia dar mais detalhes de como você implementa o seu managedbean para a navegação? Que tipo de informação ele tem? e Que tipo de metodos?

Agradeço pela atenção cara…

Olá Malvak,

Estou na mesma situação que você.

Conseguiu resolver sua dúvida?

Se super ajudar, agradeço.

Algum dos amigos resolveu essa ?

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.

Dá uma olhada no menu do primefaces e vê se ajuda

http://www.primefaces.org/showcase/ui/menubar.jsf

Abraço.