E aí pessoal! Gostaria de ter a opinião de vocês sobre o seguinte:
No final deste semestre estarei apresentando minha monografia na faculdade, já estou a algum tempo (tá complicado) tentando escolher o tema do trabalho levando em consideração que:
- Quero fazer algo relacionado a Java;
- Gostaria de tratar de um assunto ao mesmo tempo interessante porém exequivel em cinco meses;
- Já conheço Java a algum tempo (1 ano e meio), embora tenha intensificado os estudos a apenas 6 meses, tendo aprendido até agora apenas a plataforma J2SE através do livro dos Deitel, tutoriais na Internet e do Portal Java é claro!
Por curiosidade baixei a especificação da Java Server Pages no JCP esta semana, li algumas páginas e pensei:
Seria JSP um assunto interessante para tratar em uma monografia? (Tipo: falar sobre a tecnologia, detalhando o máximo possível e desenvolver um projeto que utilize JSP)
Caso eu opte por falar sobre JSP, eu teria que aprender obrigatoriamente a fundo a arquitetura J2EE, EJB, Servlets, XML, etc? Esse aprendizado, para a maioria das pessoas, costuma ser muito demorado? (Quem sabe não seria um bom assunto: “Uma introdução a arquitetura J2EE”)
Bom, aguardo a opinião da galera!
Quem tiver sugestões sobre outros assuntos relacionados a Java por favor manda ver!
Abraços,
:banda:
Fred, se teu curso for ciência da computação, pode até ser um trabalho legal. Se for Sistemas de Informação, não.
Converse com algum professor seu, pois independente do tema que você escolher, precisará de um professor para lhe orientar!
Que tal agentes de software utilizando java! 
Sim, meu curso é Ciência da Computação!
O que seriam Agentes de Software?
Olha uma definição básica de agentes de software!
?A sofisticação da tecnologia para computadores pessoais, com a introdução de softwares poderosos com interfaces amigáveis, diminuiu a distância entre o usuário e o computador. Em contra partida, dificultou seu gerenciamento. Através do monitoramento das ações do usuário ao utilizar uma interface, o agente de software poderia sugerir alternativas de mudanças nesse ambiente que melhor se adaptem ao modo de trabalho do usuário, facilitando sua utilização.
O monitoramento é um fator importante para o agente conhecer as preferências e habilidades do usuário, para posteriormente auxilia-lo na resolução de problemas. Esses agentes são úteis, também, no gerenciamento das informações. O agente pode sugerir novas formas de localizar e organizar o conteúdo apresentado.?
E o por ai vai, agente de software é um inicio para a construção da I.A, não possui um definição conclusiva e é uma novidade na comunidade cientifica. Resumindo é muito doido.