Idéias para Palestra JAVA

26 respostas
tenoriofarias

Oi a todos,

Na realidade o que estou precisando são de idéias e opiniões.

Sou Coordenador da Comissão de Eventos do Centro Acadêmico de Ciência da Computação da UESC (Ilhéus-Bahia) e estamos elaborando o projeto para o nossa Semana da Informática que ocorrerá ano que vem.

Então gostaria de saber de vocês qual o TEMA para uma palestra sobre JAVA que atualmente lhes chamariam a atenção e que nomes para PALESTRANTES vocês sugeririam. Estamos querendo fazer um evento de alto nível e gostaríamos de contar com o que há de melhor (claro que limitado a nossa realidade, mas sonhar não faz mal a ninguém :smiley: ).

Desde já agradeço o apoio.

Daniel Tenório Farias
Bacharelando em Ciência da Computação - UESC
ILHÉUS - BAHIA

SÓ JESUS CRISTO SALVA, LIBERTA E TRNSFORMA HUMANIDADE !!!
DEUS É FIEL !!!

26 Respostas

Luiz-SP

Chama o Java Mam (Bruno Souza), tem o Paulo Silveira aqui do GUJ, fiz um curso verão com ele no IME, o cara explica muito bem. Em relaçao a assunto…o que me interessaria: Java distribuído e J2ME, em fim, qualquer coisa sobre java é legal. Espero ter ajudado… ah vc poderia chamar o Rafael Steil para falar da matéria da Mundo Java sobre o JForum, é um projeto bem legal e abrage vários aspectos da tecnologia java.

smota

Não necessariamente relacionado a Java mas um tema muito interessante e comumente usado em desenvolvimento Java é o Extreme Programming … e o melhor, gastando pouco (condução e estadia basicamente) vc leva gente de peso pra palestrar.

Aproveitando que o Klaus tá na bagunça pede para ele dar uma palestra sobre prevalência e o Prevayler que é um tema muito bacana.

kuchma

Ideias:

• O que eh Java, introducao, vantagens, blablabla (para chamar a atencao de quem nao conhece a tecnologia).

• Java em aplicacoes distribuidas pela Web.

• Frameworks que auxiliam no desenvolvimento de aplicacoes Java.

• J2ME, uma área que promete.

Ideias sao faceis, mais complicado eh realizar. :smiley:

tenoriofarias:
SÓ JESUS CRISTO SALVA, LIBERTA E TRNSFORMA HUMANIDADE !!!
DEUS É FIEL !!!

Jesus Cristo rocks. :mrgreen:

Marcio Kuchma

Daniel_Quirino_Olive

Bons nomes:

• Einar Sauskas (SouJava);
  • Paulo Silveira (GUJ);
  • Marco Antônio Guapo (MundoJava);
  • Klaus Wuestefeld (Prevayler);
  • Paulo César Jeveaux (PortalJava);
Rubem_Azenha

mini-cursos geralmente fazem sucesso tb…

smota

Yeah … tem um de Webwork doido pra ir pra Ilhéus :wink:

Diogenes

Quem sabe uma leve Introdução a AOP seria uma boa tbém?!

Daniel_Quirino_Olive

AOP? Opa!
Conheço outro cursinho de AOP louco para ir para a Bahia. É só pagarem sua viagem e alimentá-lo direitinho :wink:

Rubem_Azenha

Diogenes:
Quem sabe uma leve Introdução a AOP seria uma boa tbém?!

aff… assisti uma palestra de AOP feito por um cara que falava espanhol ou casteliano, sei lah, pqp, o cara manjava, mais foi a pior palestra que eu ja assisti na minha vida…

vamorim

Nunca ouvi a voz do Daniel (Quirino Oliveira), mas suponho que seja um bom português. :slight_smile: Se for para falar sobre AOP e/ou XP, pode convidá-lo.

plentz

Daniel Quirino Oliveira:
AOP? Opa!
Conheço outro cursinho de AOP louco para ir para a Bahia. É só pagarem sua viagem e alimentá-lo direitinho ;)

Bom, ao menos foi discreto e não falou que vão ter que te levar pra praia, conhecer ilhas paradisiacas, etc…

Diogenes

Daniel Quirino Oliveira:
AOP? Opa!
Conheço outro cursinho de AOP louco para ir para a Bahia. É só pagarem sua viagem e alimentá-lo direitinho ;)

Eu tbem conheço um bom material de uma palestra de um brazuca aih…

Dizem as más línguas q o cara eh fera… :wink:

Rubem_Azenha

Daniel Quirino Oliveira:
AOP? Opa!

Exception in thread “main” java.lang.MarketingPessoalException
at GUJ.forum.off-topic(17913.java)

F

Chama a Talita que mora ai perto em fortaleza e pede uma palestra de Java Server Faces pra ela.

Lilita

Flin:
Chama a Talita que mora ai perto em fortaleza e pede uma palestra de Java Server Faces pra ela.

Nada contra… eheheheheh principalmente se tratando da Bahia… todo bom baiano _o/ gosta de retornar à casa :smiley:

Ô Fábio… só tem uma coisa… Fortaleza NÃO!! :slight_smile: NATAL! :smiley: Mas eu te perdôo dessa vez, viu?! eheheeheh

F

É tudo igual, vê se não reclama! :D:D:D

Daniel_Quirino_Olive

Ha! Eu falei pra ela! :stuck_out_tongue:

Luca

Olá

Lilita, pergunta pra ele se oriental é tudo japonês…

[]s
Luca

Alexandre_Vilas_Boas

Diversão Móvel, chama a Bani

[]'s

Lilita

Luca:
Olá

Lilita, pergunta pra ele se oriental é tudo japonês…

[]s
Luca

Finalmente alguém para me defender!!! :smiley: Valeu, Luca! :wink:

Ô Daniel, vc deveria entrar em minha defesa e não apoiar o Flin!! hunf

Bjos

Betinhum

Olá Tenório,

Tem o pessoal do portaljava, já assisti uma palestra de Jevaux, muito boa. :!:

Tbm temos o Javaman que está querendo aparecer por aqui + 1 vz (sou de Ilhéus). :!:

Podemos até convidar Klaus (XP ou Computação Soberana), já que conhecemos Alexandre Nodari, da Objective e do Prevayler, que tbm já deu uma palestra por aqui. :idea:

Entre muitos outros! Por isso que é bom participar da Comunidade Java.

Fui!

Diogenes

:arrow: J2ME
Outra coisa interessantíssima pra colocar no meio da bagunça cara…
e chamar a Bani eh Rock and Roll garantido! :wink:

Difícil vai ser ela ter tempo suficiente…espero q tenham sorte.

tenoriofarias

Valeu pessoal por todas as idéias até o momento. Estarei me reunindo com o pessoal aqui da comissão e em breve estaremos anunciando novidades !!!

Quanto a idéias, quem ainda tiver mais alguma, pode continuar sugerindo !!!

Valeu Mesmo !!!

Luca

Olá

Mais uma idéia: chama o Fábio Lin aqui do GUJ (flin) para falar de aplicações web e Java Server Faces.

[]s
Luca

saoj

Não sei se uma palestra assim lhe interessaria, mas eu poderia falar da arquitetura da minha ferramenta Lohis de ensino a distância pela Internet em tempo real feita em Java.

Informações sobre a primeira versão estão em:

http://www.smartjava.com.br/lohis.jsp

A versão que estou finalizando por esses dias, e que disponibilizarei no GUJ para testes, traz novidades bastante interessantes, entre elas:

:arrow: Audio Full Duplex, ou seja, todo mundo fala com todo mundo, e não apenas o professor fala para os alunos como na primeira versão.

:arrow: G.723 para a compressão do audio, o que garante 800 bytes por segundo apenas de consumo de banda !!!

:arrow: Video Full Duplex, ou seja, todo mundo vê o video de todo mundo com ajuste automático de frame rate para não consumir a banda toda. Quem não tiver camera pode colocar um avatar na sala.

:arrow: Melhorias no compartilhamento de código fonte, ou seja, além de color highlight agora o aluno também pode assumir o código fonte para fazer modificações também.

:arrow: Perguntas Rápidas para fazer pesquisas e perguntas na sala de aula e compartilhar o resultado com os alunos.

:arrow: Arquitetura totalmente flexível baseada em plugins, como o Eclipse, ou seja, qualquer um pode desenvolver novas funcionalidades para a ferramenta através de plugins plug-and-play.

Acredito que uma palestra sobre a arquitetura da ferramenta, JMF, streaming de voz e video, ambientes colaborativos, etc e tal poderia dar algo interessante.

Lilita

Luca:
Olá

Mais uma idéia: chama o Fábio Lin aqui do GUJ (flin) para falar de aplicações web e Java Server Faces.

[]s
Luca

Boa idéia, Luca! O Fábio (Flin) manda bem em JSF e como é uma tecnologia nova, acho que seria interessante!

bjos,
Talita

Criado 26 de novembro de 2004
Ultima resposta 2 de dez. de 2004
Respostas 26
Participantes 15