Idéias TCC - GPU

Tudo bom, pessoal?

Estou no 6° período de Computação e já está na hora de pensar no TCC.
Queria ver se vcs poderiam me ajudar com algumas idéias.

Estou pensando em fazer alguma coisa relacionada à GPU.

Bom dia.
Desde já agradeço.

Pelo menos informe tudo o que esse tópico pede:
http://www.guj.com.br/posts/list/52019.java#273814

E por GPU, você diz, gerar imagens na placa? Usar as APIs de física?
Ou usar tecnologias como o Cuda para processamento paralelo?

OK.

Faço Ciência da Computação (bacharelado) na UNIFOR-MG.

Comecei a ver na faculdade IA este semestre e achei bastante interessante.
Pretendo estar trabalhando com ela no TCC.

Meu TCC deverá ser apresentado no final no ano que vem (2011).

Por GPU, tenho a intenção de utilizar a tecnologia CUDA.

Idéias?

Que área da IA você gosta?

O CUDA é ótimo para processar matrizes em paralelo. Uma opção seria tentar montar uma rede neural que usasse cuda, e fizesse de maneira distribuída o processamento dos diversos neurônios.

Ou tentar fazer alguma implementação paralela de steering behaviors e fazer comportamentos emergentes bem bonitos na tela.

Aproveitando o Tópico, também estou precisando de uma idéia pra TCC, a área de I.A também me interessa … mas totalmente sem idéias, se alguém quiser me dar uma dica agradeço desde já e faço uma referencia no tcc !! : P

Então siga também as dicas do link que passei ali em cima. =P
Pessoal, sem dizer o que está no link, fica difícil dar qualquer sugestão.

Valeu pelas respostas ViniGodoy…

Penso em utilizar redes neurais com CUDA.
Conversarei a respeito disso com meu orientador.

Então siga também as dicas do link que passei ali em cima. =P
Pessoal, sem dizer o que está no link, fica difícil dar qualquer sugestão.[/quote]

Foi Mal, a preguiça me impediu de ler !!! Vamos lá

Faço Ciência da Computação na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, a parte que mais gosto de lidar é no desenvolvimento de softwares, em segundo Banco, algumas áreas da I.A me interessaram por exemplo algoritmos genéticos entre outros.

Devo iniciar ele semestre que veem e concluir no final de 2011

Abs, Grato.

[quote=kbardock15]Foi Mal, a preguiça me impediu de ler !!! Vamos lá

Faço Ciência da Computação na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, a parte que mais gosto de lidar é no desenvolvimento de softwares, em segundo Banco, algumas áreas da I.A me interessaram por exemplo algoritmos genéticos entre outros.

Devo iniciar ele semestre que veem e concluir no final de 2011[/quote]

Primeiro de tudo, veja quem são os professores que podem te orientar, e veja se um deles já não está num dos campos de pesquisa que você se interessa e gostaria de te orientar. Se estiver, melhor. Facilita para o seu trabalho (pois o prof. irá conhecer bem o assunto), e facilita caso você queira emendar um mestrado depois.

Se não for, dê uma lida nos tópicos que você gosta, para decidir melhor em que área quer seu trabalho. A IA é super ampla, banco de dados também. Tente ter uma idéia mais clara de que linha você quer desenvolver. Por exemplo, em IA, seria em aprendizagem de máquina? Visão artificial? Algorítmos de busca?

“Desenvolvimento de software” é um conceito muito amplo. Em todas as áreas vc irá fazer programação. Ou vc se refere a análise em si? Como eu falei, suas preferências (exceto pelo genético) ainda estão muito abrangentes, e isso dificulta até uma possível sugestão de nossa parte.

Então siga também as dicas do link que passei ali em cima. =P
Pessoal, sem dizer o que está no link, fica difícil dar qualquer sugestão.[/quote]

Foi Mal, a preguiça me impediu de ler !!! Vamos lá

Faço Ciência da Computação na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, a parte que mais gosto de lidar é no desenvolvimento de softwares, em segundo Banco, algumas áreas da I.A me interessaram por exemplo algoritmos genéticos entre outros.

Devo iniciar ele semestre que veem e concluir no final de 2011

Abs, Grato.[/quote]

Visão artificial citada pelo vini daria um trabalho que poderia ser muito bem aproveitado. Como um software para ler placas de transito usando uma câmera. Ou algum tipo de tracking em um objeto específico, como programas que analizam bolsas em aeroportos.

Primeiramente, agradecido pela ajuda de ambos.

Enfim esses softwares para reconhecimentos de placas de transito já não existem muitos? uma idéia que tive ao um tempo a traz: como trabalho em fumageira é fazer um sistema, que fizesse leitura de uma imagem de um fardo de fumo, e então indicaria qual classe esse fardo pertencê ex: BO1, CO1 etc. no fim acabei não levando esta idéia a frente, pois seria meio inviável a cada fardo que chegue tirar uma foto, além do pessoal que seriam os especialista serem difícil de aceitar tecnologia etc.

Enfim ainda tenho alguns meses para procurar, no próximo mês entrarei de férias do serviço e vou procurar meus professores.

Algo que me chamou atenção foi sobre realidade aumentada, ainda estou lendo sobre, o que vocês tem a me dizer? … alguma idéia de algo que poderia ser utilizada etc.

Vinny sei que “Desenvolvimento de Software” ficou meio superficial, como relatei estou sem idéias ainda … quanto a I.A sei que é ampla, queria uma idéia, um problema, depois pensaria qual metodologia usar…

Mais uma vez muito agradecido, pela ajuda !

Existem muitos, e esses muitos estão longe de serem 90% efetivos. O tcc pode usar isso também. Usar Algoritmos genéticos para otimizar a detecção das placas(sujas, quebradas, etc…) que são mais difíceis de serem reconhecidas pelo perceptron

Se você gosta de algoritmos genéticos, pode ler meus posts sobre o assunto:

E inclusive usar o algoritmo de seleção que propus junto com o prof. Roberto Raittz na SBGames.

[quote=ViniGodoy]Se você gosta de algoritmos genéticos, pode ler meus posts sobre o assunto:

E inclusive usar o algoritmo de seleção que propus junto com o prof. Roberto Raittz na SBGames.[/quote]

Vini muito obrigado mesmo, irei ler com certeza ! Grande abraço.

Ah sim, para referência bibliográfica, a publicação que contém o algoritmo é essa aqui:
http://www.inf.pucminas.br/sbgames08/EBooks/Proceedings-SBGames-Posters-2008-Final-EB.pdf

Um proceeding da SBGames. Procure pelo artigo:
“A Framework for Genetic Algorithm in Games”