Identidade Visual x OOP x WEB

3 respostas
gbmesso

Pessoal uma dúvida cruel me surgiu (para desenvolvimento web):

Suponha que eu tenha que desenvolver 5 telas praticamente iguais com filtros para geração de um relatório ou arquivo.
Um desses campos, que vai se repetir nas demais telas para filtro, seria por exemplo CPF/CNPJ do cliente. Para este campo haveriam algumas validações especificas tais como: validar cpf/cnpj, verificar se cliente existe, verificar se cliente ativo, mas o mais importante… Dependendo de uma condição (exemplo regra de um login para o sistema) qq este campo para escolha OU digitação mude, podendo ser hora um combobox (para seleção) ou text (para digitação). Como eu modelaria meu sistema ?

• Teria uma classe para Cliente onde colocaria as regras ? Mas ai como eu poderia renderizar isso para um HTML ?
  • Deixaria na identidade visual essas regras (mas ai repetindo para cada uma das 5)

As dúvidas surgem devido atualmente eu usar o .NET e dentro do nosso projeto quase não vejo OOP sendo utilizada (por isso estou migrando para JAVA). Ha muito codigo repetido…

Não sei se ficou fácil mas aguardo…

3 Respostas

danieldestro

Que tal ter uma classe de Filtro e ter uma FiltorHelper, para servir de View Helper para exibir os dados como desejado na tela.

gbmesso

Muito legal cara !!!

é que na realidade quanto falamos em objeto. eu entendo em objetos = mais próximo do mundo real. E ai pensar em Filtro como sendo um objeto me deixou confuso.

Mas é uma excelente saída.

obrigado

danieldestro

Assim como existem substantivos concretos e abstratos, o mesmo ocorre com os objetos.

Pessoa, Caneta, Carro, Produto - são reais
Janela, Combo, Lista - apesar de visuais, são abstratos, representações
ContaCorrente, Filtro, Formatador, Gerenciador - são abstratos tbm

Criado 8 de janeiro de 2007
Ultima resposta 9 de jan. de 2007
Respostas 3
Participantes 2