Pessoal,
Estou desenvolvendo uma aplicação na empresa onde é necessário criar algum mecanismo para identificar aquele computador e liberar o seu uso ou não. Mesma forma como funciona os bancos (banco do brasil), onde eu tenho um código que é fornecido e único e este código é liberado na “administração”.
Pensei diversas formas de se criar este sistema, são elas:
- criar uma aplicação rodando no pc do cliente que abrisse uma página de tantos em tantos tempos e enviaria para ela o CPUID ou o ID do HD para autenticação. Esta página criaria um cookie que podia ser lido pelo projeto web para identificar aquele PC. É uma solução, mas nada confiável.
- outra foi tentar capturar o ID da placa mãe ou do HD pelo Applet, mas o java me retorna uma excessão do tipo AccessControlException. Ou seja, por segurança, o Java não permite isto.
- E por último, a que achei mais viável, foi utilizar um ID que é gerado para a máquina virtual, chamado de VMID. Mas que pude constatar, este ID pode mudar. Fiz o teste dele em máquinas diferentes e consegui criar uma chave única para cada uma.
Vocês acham que a solução do VMID é a mais certa? O que sugerem?
Lembrando que estou num ambiente Web.
Vlw