Quero garantir que meu sistema não seja replicado em outro computador, para tanto, penso em gerar uma licença baseada em um identificador único da máquina em que ele será instalado, pensei a priori no MAC da placa de rede.
Vocês pensam em alguma outras solução?
[quote=spranta]Quero garantir que meu sistema não seja replicado em outro computador, para tanto, penso em gerar uma licença baseada em um identificador único da máquina em que ele será instalado, pensei a priori no MAC da placa de rede.
Vocês pensam em alguma outras solução?[/quote]
Se queimar a placa de rede dele , ele simplesmente perde o sistema ?
Eu não consigo pensar em uma solução “rápida” agora, mas tenta avaliar melhor sobre.
Infelizmente, todos estamos sujeitos a problemas com hardware.
Se está falando em instalar, estamos falando em um produto desktop, correto ?
já pensou em pegar o código do HD?
Valeu
Travas de licença de software por hardware trazem infinitos problemas e poucas soluções, digo por experiência própria. Pense em outra forma de vender seu produto.
matheuslmota
mas nao se pode vender e deixar o sistema paga o usuário pagar apenas uma única vez, algum monitoramento tem que ter.
é claro que você dependerá sempre do hardware da pessoa, contando com que ele nao venha a queimar, alem de outros problemas.
No meu ver é mais confiavel criar segurança utilizando o HD da pessoa, uma vez que o sistema ficará no HD, e qualquer alteração você será entrado em contato.
Ou pra resolver 100% o problema, ter aplicação inteira web.
Vou contar qual é o problema. Pra pegar essas informações você tem que manipular rotinas do Windows que conseguem ter acesso a informação (obviamente vocês sabem que não dá pra pegar detalhes da máquina usando só Java). E acontece que essas funções às vezes funcionam só em determinadas versões do windows, às vezes tem comportamentos inesperados, às vezes a informação simplesmente não pode ser obtida em determinados fabricantes de componentes de hardware (por exemlo, o ID da placa mãe nem sempre pode ser obtido para todos os fabricantes). Por tanto pense 10 vezes antes de usar trava via hardware.
Aonde eu trabalho existe um sistema que só funciona em com chaves que são fornecidas em um pen drive, ou seja o sistema só funciona se o pen drive estiver conectado na maquina
Tente pesquisar sobre
[quote=Kazdum]Aonde eu trabalho existe um sistema que só funciona em com chaves que são fornecidas em um pen drive, ou seja o sistema só funciona se o pen drive estiver conectado na maquina
Tente pesquisar sobre
[/quote]
Isso é outra coisa que pode dar problema. Essas chaves (chamadas de tokens) são interfaceadas via DLL. Terá que usar JNI ou JNA pra acessá-las em Java.
Outro problema desses tokens é que eles costumam ser caros e se quebram com facilidade.
[quote=Kazdum]Aonde eu trabalho existe um sistema que só funciona em com chaves que são fornecidas em um pen drive, ou seja o sistema só funciona se o pen drive estiver conectado na maquina
Tente pesquisar sobre
[/quote]
Há servidores de licença que funcionam exatamente assim, justamente para evitar esse tipo de dor de cabeça.
Deixar exclusivamente pelo hardware pode ser bem perigoso, por n fatores.
Com os dados do computador replicados e a chave apenas para controlar serial, sendo ela pega pelo código do HD, nao vejo muito perigo nisso, uma vez que o banco será replicado em tempo real.
[quote=wellington.nogueira][quote=nel][quote=Kazdum]Aonde eu trabalho existe um sistema que só funciona em com chaves que são fornecidas em um pen drive, ou seja o sistema só funciona se o pen drive estiver conectado na maquina
Tente pesquisar sobre
[/quote]
Há servidores de licença que funcionam exatamente assim, justamente para evitar esse tipo de dor de cabeça.
Deixar exclusivamente pelo hardware pode ser bem perigoso, por n fatores.[/quote]O meio através de servidores é o modo mais simples de evitar muitos problemas do Hard-lock tornando necessário apenas acesso a internet e o site que fornece a licença liberado no Firewall.[/quote]
Há N empresas que não permitem que seus servidores tenham acesso a rede externa por N motivos.
Caso ele instale o sistema em uma empresa desse gabarito, ele precisa de uma outra alternativa.
Uma solução possível é pegar o serial do HD e o serial da CPU;
Acho que este tópico do guj resolve;
Link
[quote=nel][quote=Kazdum]Aonde eu trabalho existe um sistema que só funciona em com chaves que são fornecidas em um pen drive, ou seja o sistema só funciona se o pen drive estiver conectado na maquina
Tente pesquisar sobre
[/quote]
Deixar exclusivamente pelo hardware pode ser bem perigoso, por n fatores.[/quote]O meio através de servidores é o modo mais simples de evitar muitos problemas do Hard-lock tornando necessário apenas acesso a internet e o site que fornece a licença liberado no Firewall.
[quote=nel][quote=wellington.nogueira][quote=nel][quote=Kazdum]Aonde eu trabalho existe um sistema que só funciona em com chaves que são fornecidas em um pen drive, ou seja o sistema só funciona se o pen drive estiver conectado na maquina
Tente pesquisar sobre
[/quote]
Deixar exclusivamente pelo hardware pode ser bem perigoso, por n fatores.[/quote]O meio através de servidores é o modo mais simples de evitar muitos problemas do Hard-lock tornando necessário apenas acesso a internet e o site que fornece a licença liberado no Firewall.[/quote]
Há N empresas que não permitem que seus servidores tenham acesso a rede externa por N motivos.
Caso ele instale o sistema em uma empresa desse gabarito, ele precisa de uma outra alternativa.[/quote]
Sim, eu sei, por isso que citei a necessidade do site estar liberado.
Se a empresa tem a necessidade de adotar um determinado software a mesma pode adotar uma política de White List onde apenas os sites permitidos possuem acesso (ou mesmo, permitir que seja configurado o site no aplicativo e reconfigurar a rede para que, se apontar para o endereço xyz, redirecione para o site externo desejado) ou tenha uma parte do sistema que seja instalado num servidor e que seja controlado por HardLocks e este forneça as licenças de uso.