Identificar Letra em Imagem

2 respostas
Felagund

Bom galera andei pesquisando bastante sobre o tratamento de imagens e conheci o JAI, uma API da Sun para o precessamento de imagem, mas na verdade o que eu estou buscando, e algo que me ajude no meu TCC, gostaria de saber se alguem sabe como fazer para Identificar uma letra em uma imagem e mostra-la no Console da aplicação, qualquer coisa simples ajuda. Preciso só de algumas dicas sobre como fazer isso, e depois eu me viro, só que sem uma base tah foda.

Agradeço a atenção

[]'s

2 Respostas

peerless

você pode pesquisar tbm pelo captcha.

sergiotaborda

Felagund:
Bom galera andei pesquisando bastante sobre o tratamento de imagens e conheci o JAI, uma API da Sun para o precessamento de imagem, mas na verdade o que eu estou buscando, e algo que me ajude no meu TCC, gostaria de saber se alguem sabe como fazer para Identificar uma letra em uma imagem e mostra-la no Console da aplicação, qualquer coisa simples ajuda. Preciso só de algumas dicas sobre como fazer isso, e depois eu me viro, só que sem uma base tah foda.

O que vc quer fazer é OCR. Algoritmos eficientes de OCR não são simples.

A forma padrão ( mas não muito eficiente) de fazer isso é ter uma imagem que é o template da letra. Depois, utilizando correlação ( uma operação parecida com convolução) vc precorre toda a imagem com o template. Onde a correlação for maior é onde a letra está.
Isto é o conceito básico, a implementação passar por otimizar threasholds de correlação. Não é simples. Com uma passagem vc reconhece todas as instancias de uma letra, mas se o template não se relaciona bem com a imagem ( por exemplo se a fonte não é a mesma) , não funciona.

Outra opção é reconhecer a imagem em termos de vetores e utilizar as relações de angulos entre os vetores para reconhecer as letras. Em uma placa de carro isso pode funciona já que o fundo é liso, mas em geral não funciona bem.

Cada caso é um caso, o seu algoritmo tem que levar em consideração as circunstancias em que vai se usado.

Criado 8 de julho de 2008
Ultima resposta 8 de jul. de 2008
Respostas 2
Participantes 3