Identificar se telefone é fixo ou celular

Bom dia…

Alguém sabe se existe alguma forma de identificar se um número de telefone é fixo ou celular?

Procurei bastante mas não achei nada, pois as regras mudam muito. Com a portabilidade já ficou impossível identificar de qual operadora é um número. Até fixo parece ser impossível identificar apenas pelo número… Encontrei uma notícia de que a Anatel liberou números iniciados com 5, que antes eram apenas fixo, também para celular em SP.

Neste tópico de 2010 foi comentado tudo isso: http://www.guj.com.br/java/149642-como-reconhecer-numeros-de-celular
Mas de 2010 pra cá alguma coisa pode ter surgido, quem sabe.

Agradeço qualquer ajuda.

Bom Dia Leandro,

Atualmente a ABR telecom tem um arquivo chamado CADUP (Cadastro Unico de Prefixo), onde através desse arquivo é possivel pesquisar um numero e retornar se ele é fixo ou movel.

Com qual finalidade você quer fazer essa validação?

Abracos

Thiago, preciso fazer esta validação para um sistema de uma empresa de telemarketing, onde devemos ordenar quais números de um determinado cliente será chamado primeiro. Isso se faz necessário para obter menor tarifa na ligação. Então temos aqui as opções fixo e celular, e caso seja celular, deve ser informado uma operadora.

Tenho a lista de números de um cliente com as informações: número e operadora. O problema é que alguns números fixos possuem a informação de operadora (exemplo: GVT). Então não dá para assumir que um registro que não tenha operadora seja necessariamente fixo. Daí a necessidade de identificar se o número é fixo ou celular.

Leandro,

Tenta entrar em contato com a ABR Telecom. Eles fornecem esse arquivo, mas eu não sei o valor. Eu tenho acesso ao arquivo, mas não posso te passar pq é da empresa onde trabalho.

Entendi Thiago, entrarei em contato com eles.

Muito obrigado pela ajuda :slight_smile:

Existe um aplicativo na Play Store que se chama Qual a operadora?

Ele basicamente recebe um número e faz uma consulta e te traz a operadora. Não tem custo. Ele detecta até a empresa do tel fixo (por exemplo tim fixo)

Boa sorte

http://consultanumero.abr.net.br/consultanumero/consulta/consultaSituacaoAtual

Pra saber qual operadora tem este cara ai, mas se é fixo ou não, já nao sei se serve!