IDEs são vantagem ou desvantagem para iniciantes?

Galera, gostaria de saber qual o conselho de vcs em relação as IDEs,
devo usar agora ou ir pelo bloco de notas mesmo.
O cv me falou para usa-las, mas o naruto disse que é melhor usar o bloco, mas quero mais opiniões pq sei que vai servir para muitos que estão começando, como é o meu caso.

Procure fazer uns 2 ou 3 programinhas (simples) com o NotePad.
Compile e rode…
Aí vc segue para uma IDE.

As que eu aconselho:

• Eclipse
  • NetBeans

Algumas IDEs fazem toda parte HARDCORE o que pode ser prejudicial a um principiante já que ele pode deixar de aprender conceitos importantes ( import, classpath , etc ) q sao gerados automaticamente.

Que podem, perfeitamente, ser deixado pra depois, nao? :wink:

Que podem, perfeitamente, ser deixado pra depois, nao? ;)[/quote]

Pra depois???

Entao pq o primeiro ( ou segundo nao me lembro ) nivel de um usuario aq do GUJ eh What is classpath?

Não dá bola pro cv não!

Se você tem um material (ou professor) que explica tudo* direitinho para você, começar sem uma IDE pode talvez ser proveitoso. Agora se o que você tem à sua frente é só um livro do Deitel não tenha dúvidas: comece por uma IDE. Aliás, comece pelo [color=“red”][size=“20”]Netbeans[/size][/color].

Se vier algum chato dizer para você iniciar direto pelo Eclipse, tape os ouvidos. Passe para o Eclipse só quando estiver um pouco mais maduro. O Eclipse tem muito mais recursos mas é um pouco menos intuitivo.

:wink:

Olá

Vinci, qual a vantagem de aprender uma IDE e depois passar para outra? Eu começaria logo pelo Eclipse que é mais usado que o Netbeans.

É bom usar uma IDE mas se um dia for programar com swing comece na raça sem ajuda de nenhum clica aqui coloca botãozinho ali.

Usar IDE para fazer telas é MUITO mais dificil do que faer na mão. Este é o motivo pelo qual existe um monte de aplicação VB por aí com telas sem padronização, botões de tamanhos diferentes e outras coisas que só as IDEs conseguem fazer pelas telas.

[]s
Luca

Vinci, a sugestao de usar Eclipse nao veio a toa - o fato de o Eclipse ser praticamente um padrao entre a maioria dos programadores Java brazucas quer dizer que eh muito mais facil conseguir ajuda, e eh muito mais facil tirar duvidas quando necessario. Vide outras threads com duvidas sobre Netbeans aqui no GUJ, e compare com as threads onde se discutiu alguma coisa de Eclipse :wink:

As melhores IDEs em minha opinião:

Jdevelop
JBuilder
WebSphere

IDEs boas:

Eclipse
NetBeans
Jcreator

Antes eu pensava que começar com um editor como Notepad, TextPad era o ideal, mas hoje, sinceramente, minha resposta para essa questão é: tanto faz.

Vc quer aprender Java, não é mesmo? Use o Eclipse. Se vc começar a se embananar muito com a IDE e duas ou três pesquisas no “Guuuugjle” (Google + GUJ) não resolverem seu problema, enfia num Notepad da vida e compila por prompt.

Cara, o segredo é ir testando tudo pra ver onde vc mais se sente a vontade.

não se preocupe, vc não vai deixar de aprender java por usar ou não ides…

Minha humilde opinião: não use no começo.

Apanhe bastante do compilador, depois que aprender a ler as exceções que ele te manda, comece a usar uma IDE.