Idl

Kra … vc pode usar o JAVA IDL que é um ORB que acompanha o jdk 1.3.1 …
Para compilar ele vai te servir, mas é um ORB bem simples … o único serviço que ele oferece é o de nomes …

Eu baixei uma versão trial do Visibroker 5.1 q é muito bom … tem o ORBacus www.iona.com que é um ORB free para uso não comercial …

Olá, permita-me a curiosidade… vc faz alguma coisa em CORBA para uso não-comercial?? O quê??

Falouz

Sim … se vc estuda ou faz uma faculdade como eu pode ser interessante aprender CORBA e não precisa de uma ferramenta paga … Estou desenvolvendo minha monografia sobre CORBA entende ? O mesmo ocorre com pessoas que fazem mestrado por exemplo, onde exploram temas sem necessariamente com cunho comercial …

Ah, legal… eu tb só usei CORBA na facul… aliás, a ORB que eu usei era aquela JacORB, que não funcionava com JDK 1.4…

Vc tá usando Java pra fazer seu trabalho??

Sim … eu usei JAVA tanto para desenvolver a parte cliente com Swing, quanto para a parte servidora …

Eu usei o Visibroker 5.1 trial … no começo eu penei um pouco pq nao estava conseguindo “trocar” o ORB padrao … a minha aplicacao portanto usava o Java IDL … aí eu descobri como trocava, meio no chute pq nao achei na documentacao do Visibroker :

java.util.Properties props = System.getProperties();
props.put(“org.omg.CORBA.ORBClassKey”,“com.inprise.vbroker.CORBA.ORB”);

// Inicializa o ORB.
org.omg.CORBA.ORB orb = org.omg.CORBA.ORB.init(args, props);

Vc estuda onde ?

No IME-USP, espero que só até dezembro (daí eu me formo).

Eu tb to fazendo trabalho de formatura, na direção oposta ao CORBA. Separamos a ORB em duas partes, um servidor de nomes e um broker propriamente dito. Daí colocamos o servidor como sendo único para um “Espaço Global de Objetos Distribuídos”. Por enquanto não tem busca, mas já existe um aplicativozinho utilizável no sourceforge.

Eu e meu colega de TCC (um caso raro de TCC em dupla) sempre achamos que CORBA requer muitos passos pra compartilhar um objeto, e que esse negócio de _narrow() não tá com nada.

Em Java vc tem introspeção, interfaces, um monte de coisas úteis… bom, olha lá se vc tiver interesse:

http://shob.sourceforge.net

Até o começo de dezembro vai ter uma página decente, com tutorial, javadoc, descrição da arquitetura e uma seção de downloads. Daí eu posto aqui no GUJ direitinho, não pra fazer propaganda, mas pra incentivar o pessoal a distribuir seus programas…

Falouz

Olá jctorelli e amigos…

estou atualmente desenvolvendo um trabalho em CORBA, mas especificamente demonstração de dinamismo utilizando DII e DSI. Abordei o Jacorb como linguagem de implementação da especificação corba. Porem nao obtive sucesso na geração do nameServ (NS_Ref). De qualquer forma já estou colocando um plano B em ação pesquisando sobre o JAVA IDL e o OPEN ORB… Mas até então nao obtive sucesso. Tenho consciencia das respostas aos questionamentos do meu trabalho, ou pelo menos “maizomenos”. Gostaria de saber se ainda hoje voces possuem alguma dica para a implementação de dinamismo para os dois aspectos que falei (DSI e DII). Estou desesperado. Tenho que apresentar algo em até 15 dias mas até agora nao consegui obter sucesso. Por favor, assim que puder entrem em contato(leandroportnoy@hotmail.com;leandroportnoy@gmail.com).

Leandro Alves