Olá, primeiramente parabéns pelo site e pelo fórum, nota 10!
Entao, estou no inicio do inicio em java, e to tentando construir um código q pega tres numeros e coloque em ordem crescente, mas nao estou conseguindo fazer rodar, pois tenho grandes duvidas qto a construcao de if e else qdo entra mais um criterio na comparação, nao sei como colocar, to acompanhando no livro do deitel mas o exemplo q estou é com dois numeros…
Muito obrigado a quem puder me ajudar, esse é meu código q só dá erro!!
Abraços,
marcos
=============================
// MostraOrdemCrescente.java
//compara inteiros utilizando intrucoes if, operadores
//relacionais e operadores de igualdade
//pacotes de extensao java
import javax.swing.JOptionPane;
public class MostraOrdemCrescente {
//metodo main inicia a execucao do programa java
public static void main ( String args[] )
{
double numero1, numero2, numero3;
String entrada = "";
// le o primeiro numero do usuario
entrada = JOptionPane.showInputDialog (null, " Digite o primeiro numero inteiro", "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
numero1 = Double.parseDouble(entrada);
// le o segundo numero do usuario
entrada = JOptionPane.showInputDialog (null, " Digite o segundo numero inteiro", "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
numero2= Double.parseDouble(entrada);
// le o terceiro numero do usuario
entrada = JOptionPane.showInputDialog (null, " Digite o terceiro numero inteiro", "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);
numero3= Double.parseDouble(entrada);
//inicia os testes condicionais
if ((numero1 >= numero2) | (numero1 >= numero3) | (numero2 >= numero3))
{JOptionPane.showMessageDialog(null, "A sequencia de numero digitados em ordem crescente é: " + numero1 + numero2 + numero3, "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);}
else
(( numero1 >= numero2) | (numero1 >= numero3) | (numero2 <= numero3 ))
{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A sequencia ds numeros digitados em ordem crescente é: " + numero1 + numero3 + numero2, "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}
else
(( numero2 >= numero1) | (numero1 >= numero3) | (numero2 >= numero3 ))
{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A sequencia ds numeros digitados em ordem crescente é: " + numero2 + numero1 + numero3, "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}
else
(( numero2 >= numero1) | (numero1 <= numero3) | (numero2 >= numero3) )
{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A sequencia ds numeros digitados em ordem crescente é: " + numero2 + numero3 + numero1, "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}
else
(( numero3 >= numero1) | (numero1 >= numero2) | (numero3 >= numero2) )
{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A sequencia ds numeros digitados em ordem crescente é: " + numero3 + numero1 + numero2, "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}
else
(( numero3 >= numero1) | (numero1 <= numero2) | (numero3 >= numero2) )
{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A sequencia ds numeros digitados em ordem crescente é: " + numero3 + numero2 + numero1, "Mostra em Ordem Crescente", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );}
System.exit (0); //termina o aplicativo
} // termina o metodo main