Ignorar validação JSF

Bom dia Senhores,

Estou com uma dificuldade aqui.

Tenho um formulário com vários inputs obrigatórios (required=“true”), e tenho um commandButton que chama um método limpar() do bean, que instancia um novo objeto para limpar os dados do formulário.

Porém, pelo fato dos campos serem obrigatórios, ele não chama o método porque o request pára na fase de validação.

Pensava que immediate = true resolveria, mas lendo com mais calma, vih que isto não ignora a fase de validação, apenas valida em um momento diferente do ciclo de vida.

Como resolver?

OBS: Colocar o commandButton fora do form não é uma opção…

Um abraço a todos… obrigado desde já…

Qual jsf usa 1.2 ou 2.0? Usa alguma bibliotecade componentes?
Tenta setar o type do button pra RESET

Immediate=true é pra resolver ,coloca o codigo.

muito simples, é só você por nesse commandButton que vai limpar
a tela um attributo chamado process="@this" que ele não vai
processar os outros campos.

[quote=kleberdamasco]muito simples, é só você por nesse commandButton que vai limpar
processar os outros campos.[/quote]
Depende da versão do jsf, já que ele não especificou. Jsf 1.2 não tem essa propriedade.

com certeza. Imagino eu, que ele esteja usando a versão mais atual.

Valeu galera! Deu certo aki com a sugestão do kleberdamasco.

Só pra constar: Uso JSF Mojarra 2.0 + primefaces 3.5…

[quote=kleberdamasco]muito simples, é só você por nesse commandButton que vai limpar
processar os outros campos.[/quote]

No entanto, outros problemas apareceram… Não vou especifica-los porque são mais conceituais… Mas tenho uma dúvida:

Qual a melhor abordagem para lidar com a seguinte situação:

Uma entidade com muitos atributos, na qual eu gostaria de separar em abas as informações…

Porém, sei que não posso aninhar h:form’s… ou seja, não posso colocar um form geral e outros sub-forms para cada aba… e isto gera muitos problemas de validações, ter q controlar o que processar e assim por diante…

Atualmente tenho um form geral, dentro dele tenho um tabview e as abas… mas sinto que essa não é a melhor forma de fazer isto…

Como vocês lidam com isto?

Abraço a todos