ImageIcon [resolvido]

Galera estou fazendo um JMenu e os itens tem figuras. Porém o ImageIcon não suporta arquivos do tipo .ico.

Alguém sabe como resolver isso ? Se tenho mesmo que usar outro formato, ou se tem outra classe com que possa trabalhar ?

Obrigado

Para que ir pelo meio mais dificil se tem um meio mais facil?
converta o .ico para um outro formato em qualquer editor de imagens e pronto…

É melhor converter as imagens (há inúmeros programas que podem fazer isso por você), porque arquivos .ico contêm várias imagens cada um (não somente uma), para várias resoluções e capacidades de vídeo. O Java não suporta arquivos de imagens com várias imagens.

Entendi.

Então … eu cheguei a converter pelo Photoshop para JPG porém não consigo deixar o fundo transparente. Eu deixo transparente no Photoshop mas quando salvo como JPG ele fica branco na aplicação.

Seria pelo formato ou pelo método que eu utilizei ?

Se alguém pudesse aconselhar um seria grato. Obrigado

imagens jpg não suportam transparencia… vc tem 2 opções: ou vc deixa em jpg e coloca o fundo da mesma cor que o botao ou onde ficara a imagem… ou vc transforma em .gif que suporta transparencia e é bem mais leve que jpg porem sua qualidade é inferior…

ou pra .png que tem uma boa qualidade e suporta transparencia

Putz tinha até enquecido de PNG e GIF.

Valeu msm galera

Mas a ImageIcon não suporta formato PNG somente GIF ou JPEG é melhor vc trabalhar com gif

Suporta sim, eu testei aqui e funcionou perfeitamente :wink:

funciona com PNG sim… e pra converter .ico pra .png nada melhor q o bom e velho printscreen… XD

Hahahhaha verdade !

Se bem que eu acabei utilizando umas técnicas doidas :twisted: hahahhaha.

Abro o .ico pelo paint. Salvo como bmp, e abro pelo Photoshop. Seleciono toda imagem pelo Photoshop, crio outra com fundo transparente, colo, e com a “varinha mágica” removo o fundo.

Meio doido mas funciona :roll: