quando eu rodo meu programa dentro do eclipse ele abre normal…
porem qunado tento executar o jar dele no prompt… da nullpointerexception na linha em q eu adiciono a imagem no botão…
da uma olhada se o caminho do icone que voce esta passando esta certo. as vezes por estar dentro do eclipse ele facilita as coisas em relacao ao classpath.
e conferiria o valor do parâmetro “icon”. Um exemplo: “/resources/meuicone.jpg”
Dica: para o Java, se o arquivo estiver DENTRO DE UM JAR, “meuicone.jpg” != “meuicone.JPG”. Se ele estiver fora, ambas as formas são equivalentes.
Um colega meu não entendia porque as coisas funcionavam dentro do NetBeans (onde o programa rodava com os .class todos “explodidos”) mas não funcionavam fora dele (onde o programa rodava dentro de um “.jar”).
Depois que normalizamos todos os nomes dos arquivos para ficarem todos
em minúsculas, o problema parou de acontecer.
afdestro
coloquei o getClass mas tbm não funcionou… e o caminho esta correto…
o problema é que vc não colocou suas imagens dentro de um arquivo .jar ou não informou no classpath.
Um exemplo simples:
suas imagens estão no package projeto.imagens e estão no arquivo c:\prj\img.jar. Se eu quero abrir uma imagem que está nesse pacote eu executo o comando getClass().getResource("/projeto/imagens/img.jpg") ele irá retornar null se a imagem não for encontrada ou uma url com o caminho c:/prj/img.jar!/projeto/imagens/img.jpg se for encontrado. E ele só não encontra se a imagem não existir no img.jar ou não foi incluido no classpath o img.jar.
afdestro
caminho completo funciona sim…
mas eu preciso distribui esse jar…
então eu tenho q fazer um jar apenas pras fotos?
pq elas estão dentro do .jar com o programa todo…
;p
P
plic_ploc
Você precisa distribuir o .jar sim, pq ele tb faz parte do projeto, entendeu!!!
não! O package onde se encontra a imagem é um package como outro qualquer, em um mesmo package pode ter classes e imagens!!!