[b]Olá galera… boa tarde!
Queria saber se há possibilidade de em uma aplicação java eu por uma imagem de fundo e sobre ela colocar botões em determinadas áreas (exatamente cauculadas)…
Ex… pegar uma img de uma casinha, por em bckground, colocar um botão ou outra coisa que produza um evento ao ser clicado sobre a porta da casa…
Tipo mapear a porta da casa… e ao clicar fosse acionado um evento…
Há como fazer issu???
Alguém conhece algum exemplo??
voce pode adicionar um MouseListener/MouseMotionListener no componente que possui a imagem. Dessa forma voce descobre as coordenadas do cursor do mouse e assim utiliza-as para detectar em qual parte da figura aconteceu o evento.
Abraços,
gqueiroz
P
paranoid
Ola gqueiroz, muito obrigado pela ajuda…
mas o que estou querendo é o seguinte… torna essa tal porta uma área clicavel… quando o usuário clicasse sobre a
porta aconteceria alguma coisa…
Há possibilidades?
Valew mesmo kara!
Abração!!!
G
gqueiroz
Bom,
nesse caso, ao clicar sobre determinada area da imagem, como por exemplo na porta, a imagem poderia ser substituida por uma outra onde aparecesse a casa com a porta aberta.
Mas vale ressaltar que dependendo das caracteristicas da imagem e de sua aplicação algumas operacoes, como a leitura da imagem, podem ficar lentas.
Algo em flash nao seria mais interessante?
Abraços,
gqueiroz
P
paranoid
Fala gqueiroz acho que em Flash seria bem melhor…
Mas o que acontece e que estou qerendo aprender java e trava pensando nisso como um projeto “base” para começar a conehecer levemente a linguagem…
Mas não prescisa ser algo tão interativo assim como vc falou:
Pode ser mesmo quando o cara clicar simplesmente aparece uma msg pra ele…
É algo que to querendo fazer só pra começar a aprende mesmo…
Esse projeto seria como uma meta… so pra estimular…rsrsrs
Valew…
Se tiver mais alguma dica…
Agradeço a atenção!!!
Valew mesmo kara!
Abraços!
G
gqueiroz
Então se o objetivo for didatico voce poderia criar uma aplicação que o force a estudar varias caracteristicas do java, haja visto que a que voce quer fazer pode nao surtir o efeito desejado.
Por exemplo, um clientezinho de email, onde voce aprenderá muita coisa sobre desktop tal como Swing, awt, actions, listeners e ainda quem sabe até utilizar a API javamail (http://java.sun.com/products/javamail/).
Abraços,
gqueiroz
P
paranoid
É parece uma boa mesmo!!!
Mas não teria algo mais leve naum… ??rsrs
Pq eu ainda naum sei mt coisa de java…rsrs…
Tipo algo que não necessitasse de tanta coisa…rsrs
Eu quero e tenho mesmo que aprender java… mas podia
começar com algo mais leve, pra não acabar me enrolando e desanimando né…srsrs
Valewww cara!!
Abraços!
G
gqueiroz
hehe é verdade,
eu comecei a aprender java me baseando nos exemplos dos livros basicos de java. O que mais me ajudou foi o “JAVA Como Programar” do Deitel (Java, como programar H. M. Deitel e P. J. Deitel - 3 e.d. - Porto Alegre: Bookman, 2001.
Tem outros legais, qualquer coisa entra no site www.livrosdeprogramacao.com.br e dá uma pesquisada.
Abraços,
gqueiroz
P
paranoid
I rapa…
To com esse livro aki… rsrsrs
Tomara que me ajude tb…!!!
Vc lembra de algum exemplo específico nele que seja bem legal???
Valew…
Abraços!
G
gqueiroz
A resposta vai parecer um pouco evaziva, mas “Todos” sao ótimos exemplos, desde que voce siga na ordem correta dos capitulos. O universo Java é muito grande e para voce ter um otimo aprendizado seria interessante voce acompanhar todos os exemplos do livro, fazê-lo e o mais importante, entendê-los. O legal dos exemplos do Deitel é o fato de eles serem explicados linha a linha.
abraços,
gqueiroz
P
paranoid
Tem razão… Java é GRANDE ABESSA!..RSRRS
Então é isso ae gqueiroz!!!
Valew mesmo kara!!!
Vou seguir a dica!!!
Abração!!!