Imagem de fundo

galera… é o seguinte… como dá pra perceber, sou novo em java…logo tenho minhas dúvidas… eu estou fazendo um programa de cadastro de clientes…

bom a coneção com o banco (mysql) eu já sei fazer… agora, eu queria colocar uma imagem de fundo na “tela principal” do meu programinha…

bom a dúvida é: como ??

olha… eu estou fazendo no netbeans 6.1… já li tópicos similáres aqui no forum mas não consegui saber como funciona…

vi algo como sobre escrever o método paintComponent … mas não sei como …

por falor alguem me ajude ! …

detale… eu quero que a imagem seja algo como o fundo da tela… que depois eu possa colocar os botões, caixa de textos e tudo mais !

obrigado desde já !

Seguinte faça dessa forma:


ImageIcon imageIcon = new ImageIcon(getClass().getClassLoader().getResource("com/framework/images/pepino.jpg"));
JLabel fundo = new JLabel(imageIcon ));

Dai é só adicionar no container ou pannel =D :smiley:

cara… desculpa mesmo … mas sou iniciante…certo ? olha… onde em coloco esse seu código ai ? eu personalizo o código de inicialização do jpainel ? tipo … clico com o direto no jpanel , no netbeas e personalizo o código ?

ou coloco crio um método contendo essas linhas ?

PS : se eu tiver dizendo qualquer besteira , por favor desconsidere… :stuck_out_tongue: … estou aqui pra aprender ! e seique vcs são mestres! …

http://www.guj.com.br/posts/list/69112.java#363227

1

ok … vi o link … mas é o seguinte… tentei fazer isso …

[quote]bom dia.

no netbeans, faço da seguinte maneira:

1 - crio um jframe;
2 - mudo o lay-out dele para null;
3 - insiro um jlabel e coloco a imagem na propriedade icon;

se eu inserir um objeto por exemplo jlabel, ele vair ficar por baixo do jlabel que tem a imagem de fundo, quando isso ocorre precisa mudar as ordens dos objetos na janela “inspetor” do netbeans.

o jlabel com a imagem, deve ser de ordem inferior aos outros objetos.

até mais. [/quote]

fiz isso… criei o jpanel e coloquei lá no mainpanel … depois fui em propriedades>layout para deixa-lo como null mas não achei a opção !

:shock:

alguma luz… ? há …obrigado pessoal … pela ajuda! …garanto que hj eu aprendo isso com a ajuda de vcs ! :smiley:

esculpem o double post …mas … fiz assim :

coloqui um jpanel no mainpanel e setei o layout como null (achei onde faz isso ! :oops: ) , coloquei um jlabel e add a imagem na propriedade icon … blw!.. foi … mas só que num tá dando pra mim colocar os demais componentes (botões e etc) , na verdade até tá colocando… só que na hora que compila,não mostra os componentes que eu quero que apareça em cima da imagem ! ¬¬

o que eu tenho que fazer para poder “montar” o resto dos componentes em cima da imagem ?