Galerinha, eu queria saber qual classe e como faco +ou-, p inserir imagem nas interfaces graficas, tipo imagem normal, de fundo e ícone. Eu vi a classe “ImageIcon”, eh com ela q geralmente eu trato isto?? Existe outra classe p/ este fim? Vlws…
Com certeza devem existir outras classes para este fim, porém eu utilizo a ImageIcon pela praticidade :).
Olha isso:
ImageIcon img = new ImageIcon("imagem.gif");
JLabel label_img = new JLabel(img);
Então você coloca o label_img no panel desejado e pronto! 
t+
duvida rapida: pq qnd eu coloco a img no contrutor - jLabel1 = new JLabel(new javax.swing.ImageIcon(“F:\NetBeans workspace\TestesSwing\logo.jpg”));
dai o frame ta exibindo c/ a largura errada (maior q o normal)
n sei oq ta acontecendo, mas axo q tem a ver c as dimensoes do jLbael1, ele era p exibir nas dimensoes do logo, mas ta exibindo maior, n sei porque, alguem sabe?
era o preferedSize, ja resolvi
pelo q fiz aki, ele exibe uma imagem mas ela n fica como plano de fundo, pois n dar p adicionar componentes em cima dela, tem como fazer isto??? fazer com q ela fike de background, podendo colocar componentes em cima dela?
quais componentes aceitam imagem(icon) além de jLabel e jButton?
o metodo setIconImage() da classe Frame serve pra q? tem algo a ver com imagem? eu li la mas n ficou mto claro. seria mudar o icone do lado eskerdo la em cima?