Imagem no PostgreSQL

Pessoal, alguém sabe inserir e selecionar uma imagem no banco de dados Postgre onde o tipo de dados é bytea?

Agradeço desde já! :smiley:

Para inserir imagens no Postgres voce deve usar o tipo lo, de uma olhada na documentação, lo_export, lo_import…

[]'s

que mal lhe pergunte…

service souchatomesmo start
souchatomesmo [ON]

por que colcoar imagem no bd?

service souchatomesmo stop
souchatomesmo [OFF]

[]s

yuusuke_urameshi2, eu já tinha visto sobre lo_export() e lo_import(), o problema que preciso configurar um diretório para armazenar imagens temporárias e isso fica ruim pois depende muito do SO que usuário tem para configurar isso.

pcalcado, não sei pq vc me achou um chato hehehehee…
Este é um assunto que da muita discussão, mas vou t dar um motivo que achei importante em armazenar as imagens no bd.

Quando for apagar um registro, acabado apagando a imagem junto.
Se a imagem estiver no sistema de arquivos terei que abrir uma transação, pois só apagará a linha se apagar a imagem no bd com sucesso.

Num sei, posso ta falando besteira…me corriga se este jeito for ruim :smiley:

O chato era eu mesmo :slight_smile:

Uhm… não sei se o PsSQL lida com Raw Drive, ou se você estaria utilizando, mas considerando que você está colocando o seu banco num filesystem normal.

Para que inchar o banco com zilhões de bytes se você pode deixar direto no filesystem, ele não vai pra lá no fim das contas?

A questão transacional… bem… dificilmente o sistema de arquivos vait e negar uma deleção de algo que é seu. E você evita o vai-e-vem de BLOB entre os subsistemas. Imagina esta simpleficação:

a) FILESYSTEM->SGBD->DRIVER->APLICACAO
b) FILESYSTEM->APLICACAO

E ae?

Gaurda referências, você vai ter muito menos problemas, inclusive desempenho :wink:

[]s