Imagem

Boa noite amigos, estou criando uma aplicação com cadastro de clientes e gostaria de add uma foto do mesmo, gostaria que me ajudassem a solucionar isso de uma forma que eu pegue uma foto qualquer do cliente (de uma rede social por exemplo), e corte apenas seu rosto, carregue e salve no sistema, podem me ajudar com esse desafio???

Ola.

Eu não gosto de salvar imagem em banco de dados. Fotos são arquivos, vc pode salvar em um diretorio servir como arquivo estático e sera super leve (tb pode enviar para um serviço de arquivos como o S3 da amazon).

Dito isso, vc vai receber um multipart/form-data que tera varias Parts e vc vai salvar um binario como arquivo em indeterminado diretorio e vai salvar o caminho do mesmk no banco de dados (pode tb assumir whe vc vai salvar a foto com nome id + extensão tipo 12345.jpg e montar o caminho a partir do id ). Se vc usa um framework web é capaz de ter algo que abstraia isso (veja apostila do VRaptor que tem esse exemplo).

Para cortar o rosto: não sei. Talvez tenha algum componente que permita a edição. Basicamente vc manda a foto original para um diretório temporario e vc marca o rosto. As posições do retangulo serao usadas para editar a foto usando API especifica.

ACHO que é possivel fazer em javascript com canvas mas seria bem limitado.

Boa sorte

Vlw irmão, obrigado pela atenção!