Imagens em java

Saudações,

Alguém pode me dar algumas dicas sobre quais as melhores classes pra se trabalhar com imagens em java?

Estou querendo visualizar mapas cartográficos, e vou precisar desenhar algumas áreas sobre os mapas de acordo com as coordenadas fornecidas por aparelhos de GPS.

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Obrigado,
Fabio.

Oi

Rowedder, tu pode trabalhar de várias formas, mas a maiorira delas estará em torno das classes Image e ImageIcon… O jeito mais fácil é colocar as imagens em um objeto, como por exemplo um JLabel, mas no teu caso, como as imagens serão realmente importantes no projeto, não serão apenas icones pra enfeites. Tu pode usar a classe Image e sobre o métod paintComponent na classe que tu for desenhar a imagem, assim tu terá um controle muito grande sobre a imagem, inclusive de tamanho, cores, etc…

T+

[quote=“jeveaux”]Oi

Rowedder, tu pode trabalhar de várias formas, mas a maiorira delas estará em torno das classes Image e ImageIcon… O jeito mais fácil é colocar as imagens em um objeto, como por exemplo um JLabel, mas no teu caso, como as imagens serão realmente importantes no projeto, não serão apenas icones pra enfeites. Tu pode usar a classe Image e sobre o métod paintComponent na classe que tu for desenhar a imagem, assim tu terá um controle muito grande sobre a imagem, inclusive de tamanho, cores, etc…

T+[/quote]

Olá Paulo,

Obrigado pela sua dica valiosa.
Entretanto, como sou iniciante, tenho necessidade de ver algum script de exemplo da utilização dessas classes que tu mencionaste. Sabes me indicar algum lugar onde possa existir isso? Eu preciso iniciar pelo básico: pôr uma imagem na tela. Depois o resto eu vou investigando…

Valeu,
Fabio.